O tão aguardado concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) pode sair este ano. O órgão está entre os mencionados no Orçamento da União para 2019.
Divulgado em 19 de dezembro, o documento conta com 700 vagas para provimento na PC DF. A expectativa é que as mesmas sejam preenchidas a partir da realização de novo certame.
A intenção da corporação é realizar concursos com 2.100 vagas para os cargos agente e escrivão. Este último é o mais adiantado. Em agosto do ano passado foram autorizadas 300 chances para a carreira, que demanda ensino superior em qualquer área.
Pouco tempo após a publicação do aval, no mês de outubro, a Polícia Civil do Distrito Federal informou que o processo de escolha da banca organizadora já havia começado.
Questionada sobre uma possível data para liberação do regulamento, a Divisão de Comunicação (Divicom) informou que a data ainda não está definida.
A seleção com vagas para agente, cujo pedido engloba 1.800 oportunidades, segue aguardando autorização. A função também demanda ensino superior em qualquer área de formação.
A última movimentação do requerimento data de 22 de maio de 2019, quando o documento chegou ao Departamento de Gestão de Pessoal da PC DF. A ausência de novos trâmites se deve a uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
A medida pediu a suspensão da validade do certame para agente, realizado em 2013. Além disso, proibiu a realização de ações com intuito de realizar novo concurso para a carreira.
Concurso PC DF 2019
Depois de mais de mais de cinco anos desde o lançamento dos últimos editais para as carreiras citadas, a Polícia Civil do Distrito Federal registra um grande déficit funcional. Juntos, os cargos possuem cerca de 3.568 postos vagos.
A solução para a vacância está no lançamento do concurso PC DF 2019, uma vez que as duas funções não possuem cadastro de reserva válido. Além do bom quantitativo de vagas, os vencimentos iniciais constituem um dos maiores atrativos.
Aprovados para os cargos de escrivão e agente adentram na corporação na terceira classe, com ganhos de R$ 8.698,78. Entretanto, na classe especial, topo da carreira, os vencimentos são de R$ 13.751,51.
Provas e etapas concurso PC DF
No último certame, realizado em 2013, os concorrentes foram avaliados por meio de sete etapas, a saber:
- Provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos);
- Prova discursiva;
- Prova de capacidade física;
- Exames biométricos e avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Avaliação de títulos.
Aprovados e classificados em todas as fases da primeira etapa foram considerados aptos a matricular no Curso de Formação Profissional.
O exame objetivo, constituído por 100 questões, versou sobre o conteúdo programático detalhado a seguir.
Escrivão: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Atualidade, Noções de Administração e Noções de Estatística.
Agente: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Atualidade, Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Específica e Legislação Penal Extravagante.