Excelente notícia para quem estava esperando o concurso para Guarda Civil de Petrolina, em Pernambuco! A prefeitura da cidade acaba de anunciar novo edital com 80 oportunidades. Metade das vagas são para contratação imediata, e a outra metade para formação de cadastro de reserva.
A escolaridade mínima exigida para a função é nível médio. Aprovados farão jus a remuneração inicial de R$ 3.261,48. A jornada de trabalho a cumprir será de 180 horas mensais.
O prazo de validade do certame será de 24 meses a contar da data de homologação do resultado final. Será admitida uma prorrogação por mais 24 meses.
Inscrições em fevereiro
Os interessados devem realizar as inscrições dentre os dias 1° de fevereiro, e 27 de março. O meio de inscrição é eletrônico, no site do organizador, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib).
A taxa de inscrição é R$ 125,00, e deve ser paga até o dia 28 de março.
Doadores de sangue, assim como inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm direito a isenção da taxa.
Os interessados devem realizar inscrição até o dia 8 de fevereiro e, realizar solicitação entre os dias 11 e 12 do mesmo mês. O link ficará disponível no site da Idib.
Concurso Guarda Civil de Petrolina terá duas etapas
O certame será dividido em duas etapas. A primeira etapa consistirá em: prova objetiva, avaliação psicológica, teste de aptidão física, apresentação de exames médicos e investigação social.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no dia 5 de maio. Serão 60 questões de múltipla escolha, versando sobre o conteúdo programático detalhado abaixo.
Na parte de Conhecimentos Básicos serão cobradas as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Raciocínio Lógico;
Na prova objetiva terá, ainda, questões de Conhecimentos Específicos. Nela, os conteúdos serão os de:
- Noções de Direito Administrativo e de Legislação de Trânsito;
- Noções de Direito Penal e Processual Penal;
- Noções de Direito Constitucional.
Referente às primeira etapas, os candidatos que forem aprovados até a 200° posição serão convocados para o teste de aptidão física. O teste será composto por flexão abdominal, corrida, natação e barra fixa.
A segunda etapa do certame será composta por uma fase teórica e uma fase prática do curso de formação, que terá caráter classificatório e eliminatório e duração de 476 horas.
O curso será realizado em tempo integral, podendo incluir feriados e finais de semana. Horários noturnos também podem ser inclusos.
A convocação para matrícula será feita após publicação dos resultados da primeira etapa. O certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado em período igual.
Confira todos os detalhes acessando o Edital concurso Guarda Civil Petrolina – PE 2019.