As provas do certame do Departamento de Trânsito do Pará (Detran PA), para as vagas de agente de educação de trânsito foram canceladas. A confirmação veio da Fadesp, banca organizadora do certame.
Além disso, a empresa informou que a decisão foi tomada pela Secretaria de Administração do Estado.
A suspensão foi realizada após a descoberta que um fiscal havia aberto um envelope de provas sem a presença de testemunhas. A atitude do fiscal é contra as regras de siligo e transparência do concurso.
Entretanto, novas provas serão aplicadas. A banca vai divulgar a data de aplicação das novas avaliações até 15 de fevereiro.
Acesse o comunicado de cancelamento da Fadesp.
Prova de agente de fiscalização é mantida
A suspensão da prova para agente de educação de trânsito não interfere a avaliação para agente de fiscalização. Sendo assim, a prova está mantida.
E cumprindo o cronograma, o gabarito para o cargo foi divulgado no site da Fabesp nessa segunda, 11 de fevereiro.
Os candidatos ao cargo ainda terão que passar por outras etapas, como:
- Teste de aptidão física;
- Apresentar certidão negativa da vara de execução criminal;
- Avaliação psicológica;
- Avaliação médica;
- Curso de formação
Último concurso Detran PA foi em 2007
A espera pelo concurso Detran PA 2019 era grande. O que não poderia ter sido diferente, já que o último certame do órgão foi há mais de dez anos, em 2007.
Na ocasião, foram abertas 430 vagas para os cargos de agente de trânsito e vistoriador, de nível médio. O certame foi realizado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET/PA).
O edital em andamento conta com 34 vagas para agente de educação e trânsito e outras 66 para a função de agente de fiscalização de trânsito. A escolaridade mínima exigida para ambos é ensino médio completo.
Os aprovados no concurso terão remuneração inicial de R$ 2.191,52, com carga de trabalho referente a 30 horas semanais.