DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício

Veja como é aplicado o DRE, um relatório que resume as operações financeiras de uma empresa e demonstra os resultados do órgão, em determinado período de tempo



O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil que apresenta de forma resumida as operações de uma empresa em um determinado período.

Desse modo, o DRE indica o resultado apurado, que  pode  ser o  lucro ou o prejuízo. Por isso, para ser possível chegar ao resultado, é necessário detalhar os valores de acordo com os grupos.

São eles, as  receitas, as despesas, os custos, os  lucros e os impostos.

De acordo com a legislação atual,  todas as empresas devem manter uma regularidade em sua contabilidade. Por isso, são obrigadas a elaborar o DRE.

As únicas organizações que não são obrigadas a manter a contabilidade regular são as do MEI (Micro Empreendedor Individual).

Qual a principal utilidade do DRE?

O DRE é extremamente útil para auxiliar o empresário a examinar como sua empresa está se desempenhando financeiramente.

Por isso, essa análise deve  feita mensalmente, para que a evolução das receitas e despesas possam ser verificados gradualmente.

Dessa forma, há a possibilidade de fazer uma reflexão sobre o as necessidades de reavaliar os custos e também as despesas de uma companhia.

Isso é possível a partir da relação entre o que se vende e o que se gasta dentro de um órgão. Assim sendo, o gestor pode chegar a conclusão de que alguns gastos devem ser cortados, para que o negócio gere mais lucros, por exemplo.

O DRE avalia a saúde financeira de uma empresa, em conjunto com o balanço patrimonial. Portanto, o documento pode ser solicitado, por exemplo,  no momento em que o empresário solicitar um financiamento a um banco.

Como fazer o DRE

Não existe um único modelo de DRE  pelo fato dele se adequar ao formato da empresa. No entanto, no passo-a-passo que vem logo abaixo, é possível ter um exemplo simplificado do Demonstrativo do Resultado do Exercício.

Esses pontos são importantes para que os dados básicos do DRE sejam conhecidos. Assim sendo, eles devem ser colocados na planilha e de forma que a primeira coluna indique os tópicos listados. Já na segunda, precisam ser inseridos os valores.

Veja o passa-a-passo:

  1. Demonstre a Receita Bruta de Venda, sendo assim, o valor de faturamento da empresa naquele período.
  2. Indique o valor correto das Deduções das Vendas (trata-se dos impostos, como por exemplo: ICMS e PIS/Cofins).
  3. Pegue as receitas Brutas (passo 1) e tire as Deduções das Vendas (passo 2). O resultado dessa conta vai ser a Receita Líquida de Vendas.
  4. Indique o Custo do Produto Vendido, porém, se necessário for, substitua o produto pelo serviço.
  5. Subtraia o Custo do Produto Vendido (passo 4) da Receita Líquida de Vendas (passo 3). Em seguida, você terá o Resultado Bruto.
  6. Liste detalhadamente as despesas de todas as ordens, por exemplo: Operacionais, administrativas, salários, aluguéis, Previdência Social, depreciação de bens, etc.
  7. Depois demonstre de forma detalhada quais são os valores de outras receitas.
  8. Chega-se ao momento de inserir, de forma detalhada, as despesas de ordens financeira (juros, gastos com IOF).
  9. Liste, de forma detalhada, as Despesas Financeiras (gastos com IOF, juros etc.).
  10. Do valor desse Resultado Bruto (passo 5), é preciso subtrair as despesas (passos 6 e 8). Em seguida, some das receitas dos passos 7 e 9, porque a conta vai dar o resultado antes do IR/CSLL.
  11. Efetue a indicação do valor do Imposto de Renda e também da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
  12. No passo 10 deu para saber o valor apurado, subtraia os tributos indicados no passo anterior. Daí será possível chegar ao Resultado Líquido do Exercício, podendo representar lucro ou prejuízo.




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