A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está autorizada a realizar novo concurso público! O certame foi confirmado nesta quinta-feira, 14, pelo presidente da Casa, o deputado Themístocles Filho (MDB).
Durante a sessão plenária, o parlamentar confirmou a abertura de edital para provimento de 35 vagas. O intuito do certame é selecionar novos servidores para o exercício legislativo do próximo ano, ou seja 2020.
Ao que tudo indica, os preparativos já estão bem adiantados. Além de confirmar o quantitativo de vagas, o emedebista anunciou que a banca organizadora responsável pelo concurso Alepi 2019 será a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Embora o quantitativo de vagas tenha sido informado, os cargos contemplados pela seleção ainda não foram confirmados.
Último edital da Alepi foi publicado em 2012
O novo concurso da Assembleia Legislativa do Piauí é bastante aguardado, tendo em vista que o último edital foi lançado há mais de sete anos. Em 2012, ano de abertura da última seleção, foram abertas quatro vagas para o cargo de consultor técnico especializado.
A escolaridade mínima para concorrer a uma das vagas foi ensino superior em qualquer área de formação. Em cumprimento de jornadas de trabalho de 30 horas semanais, os aprovados tiveram vencimentos iniciais de R$ 4.720,46.
Os aprovados foram contratados via regime estatutário, que confere maior estabilidade empregatícia.
Um ponto positivo em relação ao novo certame é que a banca organizadora foi mantida. A Copese/UFPI também ficou responsável pelos detalhes técnicos do último certame.
Na época, os concorrentes foram avaliados por meio de etapa única, composta de prova objetiva. O exame foi constituído por 50 itens de múltipla escolha, distribuídos entre matérias de conhecimentos gerais e específicos.
- Língua Portuguesa (dez pontos);
- Noções de Informática (dez pontos);
- Conhecimentos Específicos (30 pontos).
Para obter aprovação foi necessário obter, no mínimo, 60% dos pontos totais da prova, alem de alcançar, no mínimo, 50% do total de cada disciplina.