Importantes atualizações sobre o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF), um dos certames mais aguardados do ano. Na última semana, o diretor-geral da corporação, Robson Cândido, informou que o edital será publicado até julho.
De acordo com o diretor, a liberação do edital aguarda análise da procuradoria, por isso, a atual previsão é que a publicação ocorra em julho, e não em abril, como havia informado o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
A Divisão de Comunicação da Corporação informou que segundo o Departamento de Gestão de Pessoas estão confirmadas 2.100 vagas para o concurso PC DF 2019. Segundo comunicado, as chances serão distribuídas em dois editais.
Durante o primeiro semestre, será liberado edital para provimento de 300 vagas no cargo de escrivão de Polícia Civil. Atualmente, o processo de escolha da banca organizadora está em andamento.
Pra que o edital com vagas para agente de Polícia Civil seja liberado, é necessário aguardar os trâmites de autorização do mesmo, que envolve diversos órgãos e setores, dentro e fora da corporação. Embora a data de abertura não esteja prevista, a expectativa é conseguir aval para 1.800 vagas, e não 1.500.
Concurso PC DF 2019
Mesmo com quantitativo de vagas significativo, 300 para escrivão e 1.800 para agente, o concurso não será suficiente para preencher o déficit de servidores da corporação. De acordo com o Portal da Transparência, atualmente são 3.568 postos vagos.
Lançado em 2013, o último edital encontra-se com a validade expirada. Assim sendo, a única forma de repor os postos é por meio da abertura de nova seleção. A maior vacância encontra-se na carreira de agente, onde, dos 5.649 cargos vagos, apenas 2.693 estão ocupados.
A investidura em ambas as carreiras demanda ensino superior em qualquer área de formação.
Aprovados nas carreiras de escrivão e agente adentram na PC DF na terceira classe, com ganhos de R$ 8.698,78. Porém, na classe especial, topo da carreira, os vencimentos são de R$ 13.751,51.
No certame realizado em 2013 os participantes foram avaliados por meio de sete etapas, a saber:
- Provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos);
- Prova discursiva;
- Prova de capacidade física;
- Exames biométricos e avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Avaliação de títulos.
O que estudar para o concurso PC DF?
Para estudar, interessados em concorrer às oportunidades abertas pela Polícia Civil do Distrito Federal podem tomar como base o conteúdo programático do último concurso. De acordo com o edital, foram cobradas as seguintes disciplinas:
Escrivão: Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções de Administração e Noções de Estatística.
Agente: Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Específica e Legislação Penal Extravagante.