Boas notícias para concurseiros interessados no novo edital da Polícia Civil do Ceará (PC CE)! De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, a intenção é realizar o concurso público o quanto antes.
O chefe da pasta, ao ser questionado por um seguidor do Instagram a respeito do cancelamento de concursos previstos, respondeu que o certame está mantido e, inclusive, a intenção é liberar o edital o mais rápido possível. “Sei que a ansiedade é grande, mas o processo para lançar um edital é trabalhoso e estamos empanhados para que aconteça o quanto antes”, afirmou Costa.
As questões a respeito do novo certame da PC CE começaram a surgir depois da publicação de um documento que prevê o cancelamento de créditos para realização de seleções públicas na Polícia Civil cearense.
A partir de então, muitas pessoas procuraram as redes socais do representante do estado com questões a respeito da publicação. Costa, no entanto, acalmou os ânimos dos concurseiros. Segundo, o titular da pasta, a anulação trata de um saldo restante de MAPP relativo ao último certame.
Importante ressaltar que o crédito para realização do concurso PC CE 2019 foi liberado em janeiro deste ano e segue válido. Com isso, o próximo passo consiste na escolha da banca organizadora, para que então, o edital seja publicado.
Apesar de estar previsto desde o ano passado, e confirmado para este ano, a Polícia Civil do Ceará ainda não determinou a data para liberação do documento.
Concurso PC CE 2019: Edital trará 1.496 vagas em três cargos
Em janeiro, o governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou que o concurso será realizado ainda este ano. O líder do executivo autorizou o concurso em agosto de 2018. Assim que publicado, o edital trará uma quantidade de vagas significativa.
Serão 1.496 vagas distribuídas em três cargos. O número de chances do próximo certame foi confirmado após avaliação do quadro de servidores da corporação, realizada por uma consultoria externa.
As chances serão para os cargos de delegado, inspetor e escrivão. Porém, a distribuição por carreira ainda não foi confirmada pela corporação.
A escolaridade mínima exigida para investidura em todas as funções é ensino médio completo, sendo específico em Direito para Delegado. Além disso, é necessário comprovar porte de CNH, no mínimo, na categoria “B”.
No último concurso, cujo edital foi publicado em 2014, os vencimentos ficaram entre R$ 2.946,16 e R$ 15.533,60. O novo edital, porém, deve trazer valores reajustados.
Na ocasião, o certame organizado pela Fundação Vunesp, avaliou os candidatos por meio das seguintes etapas:
- Provas objetivas e discursivas;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Avaliação psicológica;
- Exames médicos e toxicológicos;
- Avaliação de títulos;
- Investigação social.