scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC CE: Governo confirma edital com 1.496 vagas!

Autorizado no ano passado, seleção da Polícia Civil do Ceará terá vagas para delegado, escrivão e inspetor.



Concurseiros cearenses podem comemorar! A Polícia Civil do Ceará (PC CE) deve publicar edital ainda este ano. O Gabinete do Governador confirmou a realização do certame nesta terça-feira, 15.

O governador do estado, Camilo Santana, autorizou o certame em agosto de 2018. O concurso PC CE 2019 contará com 1.496 vagas em três cargos de nível superior.

A previsão inicial era para que o regulamento fosse liberado no ano passado. Entretanto, os trâmites necessários para abertura de certame não foram concluídos a tempo, adiando a publicação para este ano. A data para liberação do documento, no entanto, segue indefinida.

Uma vez que o certame já está autorizado, o próximo passo consiste na escolha da banca organizadora responsável pela execução dos detalhes técnicos.

Concurso PC CE 2019

Apesar de ter sido anunciado em fevereiro de 2018, o concurso foi autorizado no mês de agosto do referido ano. O líder do Executivo cearense, Camilo Santana, anunciou o aval para 1.469 vagas durante realização de transmissão ao vivo em uma rede social.

Santana, na época, informou que havia contratado uma consultoria externa para verificar a demanda de servidores da PC CE. O governador, que foi reeleito em outubro do ano passado, chegou a declarar que a intenção era contratar os novos policiais em 2019, ou seja, indicativo de que a abertura do certame estava próxima.

Camilo Santana disse que o propósito da seleção era dobrar o efetivo atual. Para isso, autorizou a Secretaria de Planejamento a encaminhar todos os trâmites necessários para lançar o concurso.

Apesar de a distribuição ainda não estar confirmada, espera-se que as vagas contemplem três carreiras:

  • Delegado;
  • Escrivão;
  • Inspetor.

As funções exigem nível superior completo, sendo específico em Direito para delegado. Para investidura nas carreiras também é necessário ter Carteira Nacional de Habilitar, no mínimo, na categoria “B”.

Os servidores aprovados noa última seleção tiveram remunerações iniciais de R$ 2.946,16 e R$ 15.533,60. Entretanto, é possível que o novo edital traga valor reajustado.

Último concurso PC CE

A Polícia Civil do Ceará publicou o último edital de concurso público em 2014. Na época, o concurso aumentou o efetivo da corporação em 42%.

Na ocasião, o certame organizado pela Vunesp abriu 763 vagas para os mesmos cargos previstos: delegado, escrivão e inspetor.

  • Provas objetivas e discursivas;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Avaliação psicológica;
  • Exames médicos e toxicológicos;
  • Avaliação de títulos;
  • Investigação social.

O conteúdo programático para a prova objetiva variou dependendo do cargo pretendido, de acordo com o programa de prova abaixo.

Delegado: Língua Portuguesa, Noções de Administração Pública, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Extravagante, Medicina Legal, Direitos Humanos, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Tributário, Legislação Ambiental, Criminologia e Legislação Específica.

Escrivão e inspetor: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal e Legislação Penal Extravagante.

Candidatos aprovados e classificados em todas as fases foram encaminhados para o Curso de Formação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário