A podologia é a área da saúde que se dedica ao estudo e cuidado dos pés do ponto de vista da sua anatomia e patologia. Sendo assim, o podólogo é o profissional que previne e trata problemas específicos dos pés, como unhas encravadas, calosidades, joanetes, micose, dores, mau odor, excesso de transpiração, entre outros.
No entanto, muitas vezes alterações nos pés indicam problemas de saúde mais graves, portanto o podólogo deve estar atento também a outras partes do corpo que podem apresentar sinais.
Durante o tratamento com um podólogo, são utilizadas técnicas e instrumentos específicos, com o objetivo de minimizar ou eliminar o problema, causando o mínimo de dor possível no paciente. Também é necessário conhecer os hábitos e as informações sobre a saúde do indivíduo para executar o tratamento de forma eficaz.
Este profissional está apto não só a tratar, mas também a prevenir futuros problemas, indicando a forma correta de fazer a higienização dos pés e o corte das unhas, o tipo de sapatos a serem usados, os produtos mais adequados a cada paciente e a frequência com que as visitas ao podólogo devem ser realizadas.
Muitas pessoas confundem o trabalho do podólogo com o de uma pedicure. Apesar de ambos cuidarem dos pés, eles atuam de formas diferentes. O podólogo tem uma visão mais geral dos pés, voltada para a promoção da saúde. Já a pedicure tem uma função mais estética, para o embelezamento de pés e unhas.
Quando procurar um podólogo?
Pode ser necessário procurar um podólogo ao serem observados os seguintes sinais:
- Presença de calos e unhas encravadas
- Alterações na coloração das unhas ou na pele dos dedos
- Feridas, coceiras ou manchas nos pés
- Dores nos pés ou nos cantinhos das unhas
- Mau odor
- Dificuldade para calçar sapatos devido ao formato dos pés e dedos
- Ao apresentar problemas de saúde como artrite, diabetes ou problemas vasculares
Formação
Para se tornar um podólogo, é necessário possuir um curso de formação, que pode ser encontrado no ensino técnico, que é o mais comum, ou superior. A grade curricular inclui disciplinas como:
- Fisiologia
- Patologia
- Anatomia
- Microbiologia
- Imunologia
- Avaliação Podológica
- Profilaxia Podal
- Procedimentos de Correção de Unhas
- Procedimentos de Relaxamento e Bem Estar em Podologia
- Ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Podopatias
- Prática Profissional em Podologia
Atuação
O podólogo pode trabalhar em diversos locais, como clínicas de saúde, hospitais, clínicas especializadas, spas, espaços de beleza, clubes, hotéis, academias e até mesmo realizando atendimentos à domicílio, desde que haja condições e estrutura adequadas para esta finalidade.
Há também a Podologia Esportiva, que está relacionada ao desempenho de atletas. Neste caso, o profissional poderá trabalhar com equipes esportivas fazendo o acompanhamento de lesões, a fim de evitar danos permanentes nos pés ou que comprometam o desempenho de seus atletas.
Outra área de atuação é a Podologia Laboral, ou seja, que cuida dos pés de trabalhadores. O podólogo que se especializa nesta área cuida do ambiente de trabalho e dos hábitos dos empregados em relação à postura, ou seja, se eles passam muito tempo em pé ou caminhando, por exemplo. Assim, ele poderá indicar o tipo de calçado indicado para utilizar durante o trabalho, levando em consideração a atividade exercida e as condições do local.
Quanto ganha um podólogo?
Segundo estimativa do site Vagas, a média salarial para podólogo no Brasil é de R$ 1.815,00, sendo que os ganhos podem ser maiores caso o profissional montar um consultório próprio ou realizar atendimentos a domicílio.