O extrato INSS é um comprovante de pagamento de benefício, e traz informações como valores recebidos, descontos, a data e o banco pelo qual o pagamento é realizado. O documento pode ser utilizado para comprovar a renda de beneficiários que precisam solicitar cartões de crédito e fazer um financiamento ou empréstimo consignado em bancos e instituições financeiras que disponibilizam crédito.
O serviço pode ser realizado presencialmente em uma unidade do INSS ou pela internet. Saiba como solicitar o extrato de pagamento de benefícios nos dois casos.
Como tirar o extrato do INSS online?
Para retirar o extrato pela internet, sem precisar comparecer à uma unidade do INSS, basta acessar o portal Meu INSS. Esse serviço é restrito à usuários cadastrados no site, portanto, é necessário clicar no ícone localizado no canto superior direito para fazer o login.
Caso seja seu primeiro acesso ao site, o usuário deve se cadastrar informando seus dados pessoais e criando uma senha de no mínimo 9 caracteres, contendo pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
Feito o login, ao acessar o sistema, selecione a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, localizada no menu do lado esquerdo da tela, e o documento será emitido.
Como tirar o extrato INSS presencialmente?
Mesmo optando pelo atendimento presencial, o beneficiário deverá fazer o agendamento online. Para isso, é necessário acessar o portal Meu INSS, selecionar a opção “Agendamentos / Requerimentos” e informar Nome, CPF e Data de Nascimento. Em seguida, clique em “Não sou um robô” e “Continuar sem login”, respectivamente.
Ao ser redirecionado para a página seguinte, clique em “Novo requerimento”. No campo de busca, insira a palavra “pagamento”, selecione o serviço desejado e informe o dia e horário em que prefere ser atendido.
Na data marcada, compareça à unidade do INSS portando os seguintes documentos originais:
- RG ou outro documento de identificação com foto
- CPF
- Procuração ou termo de representação legal, documento de identidade com foto e CPF do procurador ou representante (se houver)
Correntistas Caixa e Banco do Brasil
Beneficiários que têm conta e recebem seus pagamentos na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil podem consultar o extrato INSS por meio de caixas eletrônicos e Internet Banking. Para isto, correntistas do BB devem acessar a opção “Previdência Social” e clientes Caixa devem selecionar “Extrato Previdenciário”.
Aplicativo Meu INSS
Todos os serviços disponíveis no portal Meu INSS também podem ser acessados no smartphone ou tablet através do aplicativo Meu INSS – Central de Serviços. O beneficiário pode acompanhar as informações sobre sua vida laborativa, como dados sobre contribuições, empregadores e períodos trabalhados, e emitir documentos como Declaração do Benefício, Carta de Concessão, Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual, entre outros. Além disso, o usuário também pode encontrar a agência do INSS mais próxima e fazer o agendamento para atendimentos presenciais.
Para se cadastrar no aplicativo, é necessário informar nome completo, data e estado de nascimento, CPF e nome da mãe, além de responder perguntas para confirmar a identidade do usuário. O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, o beneficiário poderá entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O horário de atendimento é das 7h às 22h, de segunda a sábado.
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