scorecardresearch ghost pixel



INSS: quem pode receber o adicional de 25% na aposentadoria?

O valor adicional será calculado com base na aposentadoria recebida. A solicitação poderá ser feita pelo portal do Meu INSS.



Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem conseguir um adicional de até 25% sobre o valor da aposentadoria, voltado para auxiliar nos custos de vida dos aposentados que precisam de cuidados constantes. Assim, o valor é repassado aos beneficiários que recebem aposentadoria por incapacidade permanente, conhecida anteriormente como aposentadoria por invalidez.

Veja também: 13º salário do INSS: quem tem direito, quando será liberado e outros detalhes

Dessa forma, o percentual é calculado com base no valor do benefício concedido ao aposentado, podendo variar entre um segurado e outro. A solicitação poderá ser feita a qualquer momento pelos beneficiários dessa modalidade da aposentadoria. Para isso, é preciso anexar documentos que comprovem a necessidade de cuidados constantes.

Ao enviar a solicitação, a documentação será avaliada pelos médicos peritos do INSS. Caso necessário, o segurado deverá passar por uma perícia presencial domiciliar ou hospitalar. Além disso, caso fique comprovado que a necessidade de auxílio contante seja anterior à aposentadoria, o segurado terá direito aos valores retroativos que não foram repassados pelo INSS.

Como solicitar o adicional de 25% do INSS?

A solicitação do adicional poderá ser feito a qualquer momento, sem a necessidade do beneficiário sair de casa. Para isso, basta acessar o portal ou aplicativo do Meu INSS. Em seguida, realize o login e clique em “Solicitar acréscimo de 25% na Aposentadoria por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez)”.

Será necessário apresentar a documentação para comprovar a necessidade do pedido, que irá variar de acordo com as condições do beneficiário. No entanto, alguns documentos são solicitados em todos os casos, sendo eles: número do CPF do aposentado e procuração ou termo de representação legal do representante do aposentado (caso tenha). Será preciso mostrar também um documento de identificação com foto e CPF.

Após a análise da perícia, o aposentado deverá aguardar a resposta do INSS. O prazo médio para a conclusão da análise é de 45 dias corridos após a realização da perícia. Caso o benefício seja concedido, o valor extra de 25% será repassado juntamente ao pagamento mensal da aposentadoria.




Voltar ao topo

Deixe um comentário