O conceito de offshore se aplica a uma empresa ou entidade financeira em que a contabilidade é realizada fora das fronteiras do país onde opera. O intuito é obter benefícios fiscais.
Dessa forma, a empresa precisa estar registrada fora do seu território nacional e tem que exercer a sua atividade fora do local de registro para que assim seja considerada uma offshore. Além disso, os seus clientes devem estar domiciliados fora do centro financeiro offshore.
A palavra offshore também pode ser utilizada para descrever os centros financeiros que oferecem benefícios no âmbito da tributação. entres os centros offshore mais famosos pode-se destacar os seguintes: Maldivas, Ilhas Cayman, Ilhas Bermudas, Mônaco e Panamá.
Muitas vezes, estes centros financeiros são utilizados para fins ilícitos, tais como a lavagem de dinheiro e a evasão fiscal. Portanto, os graus de transparência e as medidas de regulamentação podem sofrer variações dependendo da offshore.
Offshores: Benefícios
Vire e mexe os offshores são descritos como paraísos fiscais. Isso acontece deles apresentarem vantagens como:
- Tributação favorecida (impostos reduzidas ou isenção de impostos);
- Regulamentação financeira mais flexível;
- Regras rígidas de proteção do sigilo bancário e anonimato.
São considerados regimes fiscais privilegiados ou com tributação favorecida, de acordo com a Receita Federal Brasileira, aqueles que não tributam a renda ou a tributação é menor à alíquota de 20%.