A formação de preços no mercado é determinada pela Lei da Oferta e da Procura. O conceito é aplicado na Economia, e pode ser definido a partir de dois pilares: consumidores e comerciantes.
Dessa forma, os primeiros procuram no mercado os produtos e serviços que desejam. Ao mesmo tempo, as empresas ofertam os mesmo itens.
Logo, a ideia é a de que quanto menor o preço, maior será a procura por parte dos consumidores. Em relação às empresas, os preços são colocados de acordo com a quantidade. Isso quer dizer, portanto, que quanto maior a quantidade de um determinado produto ou bem, maior será o preço.
Assim sendo, há uma equiparação entre oferta e demanda. Ela é necessária para que o mercado tenha um preço equilibrado. O qual é representado pelas curvas da oferta quando fazem o cruzamento com a procura.
Apesar de as duas definições serem dependentes entre si, é importante defini-las de maneira separada.
Lei da procura: como funciona
Quanto menor o preço, maior será a quantidade de consumidores procurando produtos que queiram comprar no mercado. Esta é a definição da lei da procura.
Para tal, leva-se em consideração também os diferentes rendimentos de cada pessoa. Observe o exemplo a seguir para entender melhor.
Exemplo:
Suponha que três consumidores diferentes procuram um certo produto em uma loja. O item é o mesmo, no entanto, cada um deles deseja pagar um preço diferente pelo produto. Os valores são R$ 10,00; R$ 15,00 ;e R$ 20,00
Logo, através do gráfico é possível perceber que, é possível que os consumidores adquiram o mesmo produto pelo menor preço. O que é viável já que dois compradores podem pagar mais pelo item.
Dessa forma, a lei da procura é refletida por meio desta relação: quanto menor o preço, mais o produto será vendido, já que mais consumidores podem obtê-lo.
Lei da Oferta: como funciona
O preço pelo qual os produtos serão vendidos por seus empresários. Este é o fator que define a Lei da Oferta. Basicamente, pode-se considerar que o preço aumenta a quantidade do produto.
Para exemplificar, um comerciante oferta um produto com o preço de R$ 1,00 e dois itens vão ter o preço de R$ 2,00, já que ao valer R$ 1,00, um dos produtos vão ser entregues de graça.
Veja como fica essa relação quando ela considerada no gráfico:
Exemplo
Neste exemplo, suponha que um comerciante ofereça seu produto pelo preço de R$ 5,00. Isso quer dizer que duas unidades vão ter o preço agregado de R$ 10,00, três vão valer R$ 15,00 e assim por diante.
A teoria da oferta se baseia no fato de o comerciante vender com a finalidade de poder lucrar com suas vendas. Fator que deixa a curva inclinada de maneira positiva. Caso acontecesse o contrário, ele iria acabar perdendo dinheiro.
Oferta e Procura: modificação no equilíbrio
O equilíbrio no mercado é alterado quando a quantidade procurada e oferecida não são as mesmas. Um exemplo a ser citado são os computadores pessoais (PCs).
No começo, os preços deste produto eram oferecidos no mercado de maneira muito elevada. No entanto, com o passar dos anos, os preços começaram a ser baixados pelos fabricantes. Portanto, o número de consumidores começou a crescer de maneira exorbitante. Tanto que hoje em dia a maioria das pessoas possuem um computador.
Um fator que pode modificar a procura são os impostos. Com eles, os preços oferecidos são bem mais altos do que o comerciante deseja.
Há uma condição chamada de Ceteris Paribus que determina as leis da oferta e da procura. A qual não considera outros fatores que também podem fazer com que a lei seja modificada. O aumento de rendimento dos consumidores, por exemplo.
Saiba também: O que é Ceteris Paribus?