scorecardresearch ghost pixel



O que é Ceteris Paribus?

É uma condição utilizada para simplificar os estudos da economia. A Lei da Oferta e da Procura utiliza o Ceteris Paribus para formar os preços de mercado. Entenda melhor sobre o termo e saiba como ele funciona.



Ceteris Paribus ao ser traduzido significa todo o resto constante. O termo é condição utilizada na ciência econômica com o objetivo de explicar os diferentes modelos ou teorias. O método considera como inalterados outros fatores que possam influenciá-los.

Dessa forma, o Ceteris Paribus é primordial para a simplificação de alguns pontos de vista de estudos. Sem o conceito, pesquisas que incluem fatores infinitos poderiam ficar sem um resultado final.

Ceteris Paribus: oferta e demanda

A Lei da Oferta e da Procura é um dos maiores exemplos de utilização desta condição, em relação à formação de preços do mercado. Assim sendo, sem o Ceteris Paribus diversos outros fatores são considerados como constantes.

Por exemplo, alterações da procura de um bem quando os rendimentos dos consumidores variam. Ou também da oferta quando elas alteram as receitas das empresas.

Já com o uso da condição para o modelo de concorrência perfeita, basta considerar as alterações simples do preço de mercado. O que deve ser feito por meio da oferta e da procura. Por exemplo:

  • Se a oferta de um produto ou serviço aumenta, o preço no mercado sofre uma redução;
  • Se a oferta de um produto ou serviço diminui, o preço no mercado tem um aumento;
  • Se a procura por um produto ou serviço aumenta, o preço no mercado aumenta;
  • Se a procura por um produto ou serviço diminui, o preço no mercado diminui.

Portanto, se todos os outros fatores fossem considerados neste modelo, não teria como afirmar com certeza o que acontece com o preço de um bem sob sua oferta e procura.




Voltar ao topo

Deixe um comentário