scorecardresearch ghost pixel



Alternativa para TED e DOC: Banco Central vai lançar sistema para pagamentos todos os dias e a qualquer hora

Nova tecnologia do BC tem o objetivo de possibilitar operações de TED, DOC e cartões de débito inclusive aos finais de semana.



O Banco Central (BC) prevê que colocará em funcionamento até o final deste ano um sistema de pagamentos instantâneos, alternativa para TED, DOC e cartões de débito.O objetivo do sistema é possibilitar operações todos os dias e a qualquer hora, inclusive aos fins de semana e feriados.

Atualmente, se os brasileiros quiserem que uma transação aconteça no mesmo dia, os valores devem ser depositados entre 6h30 e 17h,de segunda a sexta-feira.

No fins de semana e feriados, as transações são feitas somente por clientes com contas na mesma instituição financeira. Pois entre contas de diferentes bancos, os recursos são depositados apenas no primeiro dia útil.

Com o novo sistema de pagamento instantâneo, o BC informou que além do pagamento cair no mesmo dia, as transações levarão somente 20 segundos para serem concluídas e serão de baixo custo para os clientes.

Os serviços serão disponibilizados por meio de celulares, computadores, e outros canais de atendimento. Também está em análise a possibilidade de que as transferências e pagamentos sejam feitos através de QR Code, o que já é bastante comum na Índia e na China.

Tecnologia das criptomoedas

Para usar o novo sistema do BC, cada consumidor ou empresa contará com um código de identificação, sendo que terá a tecnologia blockchain, a mesma utilizada para transações com criptomoedas.

Esse canal de transmissão de informações funciona como um livro de registro de informações e transações financeiras. Dessa forma, todos os participantes do sistema (BC, empresas, bancos e clientes) terão acesso aos dados que trafegam no blockchain, sem necessidade de intermediários, compartilhando informações e validando transações.

Veja também: DOC e TED: Saiba qual é a diferença entre esses tipos de transferência




Voltar ao topo

Deixe um comentário