scorecardresearch ghost pixel



Acentuação Gráfica para Concursos

Confira as novas regras de acentuação gráfica após a Nova Reforma Ortográfica tirando, de vez, todas as suas dúvidas para a hora da prova.



Idéia ou ideia? Juizes ou juízes? Uso ou não o trema?

Todas essas perguntas surgiram na cabeça dos brasileiros com a Reforma Ortográfica que modificou as regras de acentuação em centenas de palavras do nosso vocabulário. Para tirar, de vez, todas as suas dúvidas, trouxemos um resumo das normas gráficas para cada tipo de palavras. Confira!

Proparoxítonas

Continuam sendo acentuadas com acentos agudo ou circunflexo. Exemplo: xícara, âmago.

Paroxítonas

São acentuadas as palavras terminadas em R, X, N, L, I, IS, UM, UNS, US, PS, Ã, ÃS, ÃO, ÃOS; ditongo oral, seguido ou não de S. Se houver variação de pronúncia entre o idioma lusitano e o brasileiro, o uso do agudo ou circunflexo é indiferente. Exemplos: fácil, álbum, cárie, órgão.

Também, são acentuadas, as paroxítonas que apresentam sílaba tônica com vogais abertas grafadas ou terminadas em  ã(s), ão(s), ei(s), i(s), um(s). Exemplo: órfã. Recebem o acento circunflexo as paroxítonas com sílaba tônica nas vogais fechadas com a grafia (a, e, o) e que terminam em (l, n, r, x). Exemplo: cônsul e têxtil.

Não são acentuadas terminadas em ENS ou prefixos paroxítonos que terminam em R ou I. Exemplos: anti-herói, super-homem, polens.

Oxítonas

São acentuadas as palavras terminadas em A, AS, E, ES, O, OS, EM, ENS, ÉU, ÉI, ÓI, ÓIS. Exemplos: igarapé, vatapá, parabéns. Se houver variação de pronúncia entre o idioma lusitano e o brasileiro, o uso do agudo ou circunflexo é indiferente. Recebem o acento circunflexo as oxítonas terminadas em vogais tônicas fechadas, como em cortês.

Não são acentuadas palavras terminadas em I, IS, U, US. Exemplos: tatu, Parati.

Monossílabos tônicos

São acentuados os terminados em A, AS, E, ES, O, OS. Exemplo: pá, ré, pó, mês.

Í e Ú em oxítonas e paroxítonas

São acentuados em hiatos (miúdo, caído), seguidos de S (egoísmo, balaústre), oxítonas com ditongo em o I e U estejam no final (tuiuiú, Piauí).

Não são acentuados se vierem após NH (rainha) ou depois de ditongos (baiuca, feiura, cheiinho).

Ditongos abertos em paroxítonas

Não são acentuados os ditongos EI e OI, como em ideia, colmeia ou celuloide.

Ditongos abertos em oxítonas

São acentuados os ditongos ÉIS, ÉU(S), ÓI(S) se vierem em oxítonas com uma ou mais sílabas. Exemplos: papéis, céu, heróis.

Verbos arguir e redarguir

Não são acentuados os verbos acima em pessoas do indicativo, do subjuntivo e do imperativo afirmativo. Exemplo: eu arguo, ele argui.

Verbos terminados em guar, quar e quir

São acentuadas as vogais quando o verbo admitir duas pronúncias diferentes, como em eu águo, eles águam. Não serão acentuadas se a tônica cair na letra U, como em eu averiguo.

Ôo e Êe

Não são acentuados, portanto, escreve zoo, perdoo, veem, voo.

Verbos ter e vir

São acentuadas as pronúncias na terceira pessoa do plural no presente do indicativo. Exemplo: eles vêm, elas têm.

Derivados de ter e vir

São acentuadas com agudo as conjugações na terceira pessoa do singular (ele obtém) e circunflexo na terceira pessoa do plural (eles obtêm) no presente do indicativo.

Acento diferencial

Não existe mais. Portanto, ele não pôde ir ontem deve ser substituído por ele não pode ir ontem. Da mesma forma, não se acentua palavras compostas com o verbo parar, como em para-raios. No caso da palavra forma e forma (de bolo), o acento circunflexo é opcional mas, deve ser evitado.   

Trema

Não existe mais, exceto, em palavras de língua estrangeira, como Günter e Gisele Bündchen.

Palavras derivadas

Não são acentuadas palavras derivadas de advérbios, como avidamente, ingenuamente, unicamente e espontaneamente.

Crase

Usada na contração da preposição A com formas femininas do artigo ou pronome demonstrativo A. Exemplo: àquele, àqueles, às




Voltar ao topo

Deixe um comentário