A ligação entre cliente e empresa precisa ser feita pelo Account Manager do órgão. Também conhecido como atendimento ou gerente de contas quem exerce este cargo precisa dar o suporte diário ao cliente.
Dessa forma, é papel do account manager se responsabilizar pelas necessidades, pedidos e desenvolvimento de estratégia para lidar como consumidor. Assim sendo, cabe a quem ocupa esta função estabelecer um relacionamento legítimo, rentável e produtivo com o cliente.
A tradução literal do termo, usado em instituições financeiras, seria a de “gerente de contas”, no entanto, no mercado do marketing e da publicidade brasileira, o conceito utilizado é o de “atendimento”.
Portanto, o account manager precisa se mostrar como um parceiro estratégico do negócio para o cliente. Dessa forma, ele é o representante dos interesses das duas partes.
Key Account Manager
O Key Account Manager tem a mesma função do Account Manager dentro da empresa. Contudo, a diferença é que o primeiro lida mais competências de planejamento estratégico e gestão do projeto.
Dessa forma, este atendimento possui menos clientes em uma única carteira, mas que geram mais negócios. Isso acontece pelo fato de serem maiores e/ou mais importantes para a empresa.
Accout Manager: funções
- Relacionamento com o cliente
- Funcionar como o primeiro ponto de contato do cliente com a empresa
- Gerar vendas e identificar oportunidades de negócios dentro da carteira de clientes
- Buscar novos clientes para expandir a carteira
- Fazer a ligação entre o pedido do cliente e a equipe interna
- Gerenciar as demandas do cliente dentro da agência de maneira personalizada
- Manter a fidelização
- Ter a leitura correta do briefing do cliente e elaboração do briefing da criação, o que já expande para a área de publicidade
- Gestão dos fornecedores
- Gestão da demanda em todas as áreas internas
- Gestão do orçamento do cliente
- Acompanhamento de prazos
- Adequar as demandas do cliente aos recursos disponíveis
- Compreender o negócio do cliente de maneira que possa otimizar as demandas
- Pensar o negócio do cliente de forma estratégica
- Fazer mais do que o cliente pede. O account manager precisa desenvolver aquilo que o consumidor precisa
Account Manager: perfil
Há habilidades específicas que um account manager precisa ter para se encaixar nesta função. Por exemplo:
- Ter facilidade de relacionamento interpessoal
- Ser diplomático para conseguir lidar com os problemas e equilibrar os dois lados da situação
- Ser criativo para solucionar os problemas
- Empatia: é o valor que faz a pessoa entender o que o outro está dizendo/querendo
- Possuir capacidade de planejamento e organização
- Comportamento voltado à liderança e proatividade