scorecardresearch ghost pixel



Team Leader

O termo se refere a uma pessoa que exerce o mesmo trabalho que os outros funcionários de um determinado grupo dentro de uma empresa, mas que tem a função de fazer com que as atividades sejam realizadas da melhor maneira possível



Team Leader tradução é líder de equipe. Em uma empresa, a pessoa que ocupa essa posição tem a função de liderar um grupo para um projeto determinado.

O líder de equipe faz as mesmas tarefas que as pessoas que ele lidera. Por isso, o conceito não se refere a um cargo de chefia, mas sim de liderança.

Cabe ao team leader falar os resultados do projeto para o gestor e tentar encontrar soluções operacionais para tentar resolver qualquer falha que houve durante o processo.

Portanto, o líder de equipe não tem o papel de apontar os erros e ficar cobrando respostas dos outros funcionários. A sua função é trabalhar em conjunto, prever as dificuldades, e tentar resolvê-las com os outros membros antes de levar o problema para o gestor.

Team Leader: responsabilidade

  • Sempre buscar melhorias e boas práticas, promovendo o treinamento da equipe em algum momento específico do projeto
  • Criar uma estratégia de trabalho, com foco nas metas que a equipe possui
  • Comunicar de maneira nítida as atividades que o grupo irá desenvolver
  • Ouvir e fazer o feedback com o time
  • Guiar os trabalhadores ao longo do projeto
  • Garantir que a equipe tenha todos os instrumentos necessários para que possam desenvolver o projeto
  • Gerenciar os fluxos das tarefas
  • Fazer relatórios do progresso do grupo para entregar aos gestores

Team Leader e Manager: diferença

O manager ocupa em um cargo  hierarquicamente superior aos demais funcionários daquele grupo. Além disso, ele em a função de gerenciar as situações, organizar as demandas e estar à frente em outras áreas ou ante os chefes daquela empresa.

O team leader, por sua vez, se mantém como membro do time. Ademais, o foco dele é no desenvolvimento do trabalho e também em achar soluções criativas para que as tarefas possam ser executadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário