O desenvolvimento pessoal para o alcance de uma vida de sucesso é um tema abordado em diversos livros, palestras, coaching entre outros tipos de mídias de comunicação.
Conseguir realizar as atividades e obrigações pessoais e profissionais do dia a dia de forma saudável, pragmática e adulta pode ser considerado um dos mantras do novo século.
O fato é que as palavras “desenvolvimento” e “sucesso” realmente andam juntas. E isso envolve sobretudo uma série de ações e qualidades de quem decide estar no controle da própria vida. Entre elas: autoconhecimento e autoconfiança.
O que é desenvolvimento pessoal?
Talvez seja o sonho de 4 entre 5 pessoas evoluir no campo profissional. Mas, afinal, o que isso significa exatamente?
A resposta é simples: trata-se do processo de potencializar as habilidades e competências com o objetivo de conquistar metas e criar condições para uma vida bem sucedida, não importa a instância.
No livro A manager’s guide to self-development (2013; sem tradução para o português do Brasil), Mike Pedler, John Burgoyne e Tom Boydell falam sobre o desenvolvimento pessoal e seus diversos sentidos, que incluem:
- Melhorar a performance no ambiente de trabalho;
- Avançar na carreira;
- Atingir metas;
- Desenvolver habilidades e qualidades específicas;
- Alcançar o potencial total como ser humano.
Para os autores, um dos indicativos de que a pessoa está alcançando o desenvolvimento pessoal está no nível de controle das situações da sua própria vida. Quando este é pouco ou ausente, o caminho está completamente errado.
Como funciona o desenvolvimento pessoal?
Alcançar o desenvolvimento pessoal não é tarefa fácil. Para isso, é necessário colocar em prática ações e técnicas do dia a dia, até que elas se tornem hábitos.
O primeiro passo é estabelecer quais são as metas a serem alcançadas, de forma detalhada e específica. Para ajudar nessa tarefa, confira algumas perguntas que podem ajudar no direcionamento dos objetivos:
- O que eu desejo?
- Quando desejo alcançar?
- O que eu preciso para alcançar (tal) meta?
- Como eu farei isso?
Dito isso, o desenvolvimento pessoal não é uma fórmula que se aplica de forma igual a todas as pessoas. Cada um deve conhecer a si mesmo e seus limites.
Ele funciona de forma uníssona e em sintonia com as necessidades, metas e ferramentas disponíveis para a realização daquela etapa.
As dicas a seguir podem ajudar no aumento do “arsenal” de técnicas e modo de agir que contribuem para um crescimento não só pessoal, mas de habilidades. Confira:
- Invista em si mesmo: leia bastante, assista vídeos e palestras, faça cursos. Essa prática possibilita uma jornada de desenvolvimento mais completa, que permite a evolução do indivíduo intelectualmente.
- Tenha foco: concentre-se com afinco nas suas tarefas diárias, em especial, naquelas que podem gerar ganhos futuros.
- Interaja com pessoas que possuem o mesmo objetivo: a sintonia com pessoas que possuem foco e determinação gera as energias necessárias para você também manter o foco. A inspiração é uma das chaves para o sucesso.
Como aumentar o desenvolvimento pessoal?
O desenvolvimento pessoal é uma prática que possui processos a curto e longo prazo, todos repletos de desafios.
Longe de ser uma trajetória linear, ele é composto de altos e baixo, ou seja, por períodos de muito crescimento e outros nem tanto.
Confira a seguir algumas dicas de desenvolvimento pessoal para colocar em prática após a leitura deste artigo:
- Tenha coragem para tomar decisões.
- Aprenda com os erros durante sua jornada.
- Seja flexível.
- Tenha o autoconhecimento e autocontrole das emoções, atitudes e comportamentos.
- Faça um planejamento bem definido sobre as metas a serem alcançadas. A ideia é estabelecer objetivos a curto, médio e a longo prazo.
- Desenvolva estratégias e planos de ação eficazes.
- Invista financeiramente em ferramentas que tragam o aprendizado na área em você busca o aperfeiçoamento.
Com essas dicas, ficou mais fácil dar início ao plano de desenvolvimento pessoal. Porém, vale ressaltar que a autorrealização depende do bem-estar físico e mental.
Nesse caso, não abuse ou exceda durante a execução de tarefas para não perder o controle e o foco no percurso.
Veja também: Está no vermelho? Confira 10 dicas para não zerar o salário antes do fim do mês