O que é Home Office?

O conceito diz respeito ao trabalho que é feito de casa. O recurso pode ser vantajoso para empresa e empregado, no entanto, se não houver uma disciplina o método pode se tornar falho. Entenda melhor como funciona o home office na prática.

Home Office é a prática da atividade feita sem que a pessoa que a realiza esteja presente fisicamente na empresa. O termo pode ser denominado como trabalho feito remotamente, por permitir um método mais flexível de realização do ofício.

Geralmente, são profissionais autônomos que trabalham neste formato. O ramo de Tecnologia da Informação e a Comunicação são aqueles que mais utilizam o recurso. Estas funções podem ser realizadas a distância, sem prejudicar o andamento das atividades.

Home Office: vantagens e desvantagens

Trabalhar em casa é uma coisa que seduz qualquer pessoa, no entanto, não são todos os profissionais que possuem um perfil que se enquadra neste formato de trabalho. Para realizar as atividades à distância é necessário possuir uma disciplina constante e procurar diversas formas de motivação.

Portanto, antes de começar a trabalhar em home office é importante que o trabalhador liste as vantagens e desvantagens exercer suas funções por meio deste método.

Home Office: vantagens

  • Trabalhar em casa é vantajoso, economicamente falando. Os gestores, autônomos e empreendedores, no caso, evitam gastos com aluguel de escritórios, por exemplo. Além disso, para os trabalhadores, a alimentação é feita em casa e também não precisam gastar com transporte, nem roupas de trabalho.
  • Dependendo da atividade exercida e da faixa de rendimentos que detém, quem deseja realizar o Home Office pode ser formalizado com Microempreendedor Individual (MEI). Assim sendo ele paga menos impostos e precisa arcar somente com uma taxa mensal unificada.
  • Como não há deslocamento, o tempo é poupado. Fator que pode auxiliar no rendimento do trabalho.
  • Sem a pressão de colegas ou superiores cobrando o tempo todo, o trabalhador possui mais autonomia e privacidade. Assim sendo, ele gerencia o próprio tempo e as suas demandas.
  • O método facilita a proximidade com a família. Dessa forma, para quem tem filhos pequenos, é uma boa solução.

Home Office: desvantagens

  • Para que o trabalho seja realizado de casa é preciso que o trabalhador esteja preparado para isso. É necessário que haja uma estrutura com internet de qualidade, mesa e cadeira confortáveis, além de coisas básicas como luz, água, etc.
  • É preciso haver um planejamento financeiro. Em casa há mais gastos básicos e, no caso de empreendedores, o emprego não é estável por não possuir uma carteira assinada.
  • Em casa é mais complicado gerenciar o tempo. As distrações aparecem com mais facilidade e questões, não esperadas, que diz respeito às coisas do lar podem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho.
  • É necessário que o trabalhador saiba gerenciar a autossuficiência que possui. Caso não saiba fazer isso pode acontecer de ficar afogado nas demandas ou, ao contrário, ficar desafogado demais.
  • É primordial deixar explicado para a família que estar em casa não é sinal de disponibilidade. Isso é importante para que as demandas familiares não tomem o tempo em que o trabalhador deveria estar exercendo a atividade.

Portanto, antes de se aventurar em um trabalho à distância é essencial que empresa e colaborador analisem as vantagens e desvantagens de se utilizar o método. Assim sendo, se após um avaliação o recurso for vantajoso para ambos os lados, o Home Office pode ser uma alternativa moderna e benéfica.

O que é Home Office?
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário