scorecardresearch ghost pixel



O que é empregabilidade?

O termo envolve uma série de características técnicas e pessoais, as quais definem se um profissional é apto para ocupar determinada vaga ou não. Saiba quais são os fatores que influenciam na empregabilidade e qual é a diferença entre o conceito e o profissionalismo.



O que define se um profissional está apto ou não para uma vaga é a empregabilidade. Ela é a junção das competências essenciais de um indivíduo no mercado de trabalho.

Estas características podem ser técnicas como o domínio e qualificação de uma função. Mas também envolve as habilidades interpessoais. Por exemplo, o trabalho em equipe, a socialização, entre outros atributos que podem ser valorizados por quem faz o recrutamento.

Dessa forma, principalmente em tempos de crise, a empregabilidade é influenciada diretamente pela capacidade que o profissional tem em valorizar e divulgar o seu trabalho.

Assim sendo, o indivíduo que conseguir assegurar suas competências e mostrar-se útil e eficaz perante os momentos difíceis, pode sair na frente ao ser visto como alguém crucial para a manutenção na organização, ou para a obtenção de uma nova posição.

O grau de empregabilidade varia para um mesmo trabalhador, dependendo da vaga. Em alguns casos, por mais que a pessoa cumpra todos os requisitos necessários, pode ser que certas situações não sejam exatamente aquilo que estava imaginando. Por exemplo, a remuneração, a equipe ou a localização da empresa.

Portanto, em decorrência desses fatores, neste caso, a empregabilidade do indivíduo será baixa. O que decorre por conta da insatisfação com algumas condições.

Empregabilidade: fatores que a influenciam

  • Competência e técnica: É  a formação adequada à vaga, o nível de escolaridade, qualificação das escolas por onde passou, etc. Além da comprovação da técnica obtida pelas experiências que teve anteriormente.
  • Habilidade e Vocação: O diploma é essencial, mas não é o bastante. Para que uma pessoa siga em determinada área precisa se identificar com  ela e com a função que exerce ou pretende exercer.
  • Bem-estar físico e mental: A situação da saúde da pessoa e dos seus familiares influenciam na sua produtividade. Por isso, quem tem maiores cuidados com a saúde e procura trabalhar o seu interior para lidar melhor com problemas desta natureza alcançam um controle mental que influencia diretamente na sua capacidade profissional.
  • Situação financeira: O grau de empregabilidade é aumentado quando a pessoa possui uma reserva ou outras fontes de renda para seu sustento. Isso quer dizer que o profissional é seguro e que aparenta um bom nível de organização financeira. Fatores que repercutem no exercício da sua função.
  • Habilidade interpessoal: Um outro fator de empregabilidade é a prática do Network. Além da capacidade de trabalhar em equipe e manter um bom relacionamento com os clientes. O Network é a rede de contatos que a pessoa forma, em relação ao mercado de trabalho. Estas pessoas podem ser ex-colegas de trabalho, que conheceu em algum vento da área, amigos que atuam no mesmo mercado, etc. Portanto, isso quer dizer que conhecer pessoas que podem apresentar outras pessoas, aumentam o grau de empregabilidade.

Empregabilidade e profissionalismo: diferenças

Os dois temos se complementam, mas não querem dizer a mesma coisa. Empregabilidade é um conjunto mais abrangente de competências. Nela, há o envolvimento do relacionamento interpessoal e a formação.

O profissionalismo, por sua vez, está atrelado, principalmente a como um profissional se comporta dentro do ambiente de trabalho e como respeita as questões éticas.

Dessa forma, quando se fala que uma pessoa não teve profissionalismo, isso quer dizer que ela teve um comportamento inadequado. Um exemplo é quando um profissional faz fofoca para prejudicar algum colega.

Assim sendo, o grau de empregabilidade é aumentado quando o indivíduo possui um maior grau de profissionalismo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário