scorecardresearch ghost pixel



Cartão de crédito virtual – O que é, como funciona e opções disponíveis

Versão é mais prática e segura, podendo ser utilizada para compras online. Cartão virtual tem menor duração e pode ser obtido nos aplicativos de bancos.



O cartão de crédito atualmente é uma das formas de pagamento mais práticas entre as opções disponíveis. Não é necessário possuir dinheiro em espécie no momento da compra, a qual também pode ser parcelada em várias vezes sem juros, sem apertar o orçamento. Além disso, é possível comprar pela internet com toda a comodidade, sem precisar gerar boletos ou realizar depósitos bancários.

No entanto, fraudes no cartão de crédito ainda são muito comuns. Criminosos conseguem acessar os dados a partir de páginas falsas, pela conexão wi-fi e até mesmo por vírus que detectam o que está sendo digitado no teclado. Mesmo em lojas físicas, máquinas adulteradas também podem fazer com que o cartão seja clonado.

Uma forma de se proteger desse risco é o cartão de crédito virtual. Como o próprio nome sugere, ele não é físico, mas uma versão digital, com um número diferente do cartão de plástico. Ele é válido por pouco tempo, às vezes somente para uma compra, e expira em seguida. O cartão virtual só pode ser utilizado para compras online, inclusive em sites internacionais.

Ao fazer compras online com o cartão, você insere no site dados como: nome, número e validade do cartão no campo destinado ao pagamento. O cartão de crédito virtual funciona da mesma forma, só que ele expira após a compra ou quando o cliente desejar, ficando inutilizado. Ainda que algum criminoso consiga obter esses dados, não conseguirá usá-los, já que o cartão não existe mais.

A principal vantagem do cartão de crédito virtual é proporcionar mais segurança ao consumidor. Até mesmo para as instituições financeiras esse tipo de cartão é benéfico, pois evita prejuízos relacionados a crimes cibernéticos.

Como funciona o cartão de crédito virtual?

Para obter um cartão de crédito virtual, basta solicitá-lo por meio do aplicativo do banco. A pessoa já deve possuir um cartão físico para ter acesso ao serviço.

Em alguns casos, o cliente poderá escolher o prazo de validade e o limite do cartão virtual. Em outros, a validade será definida pela própria instituição e o limite será o mesmo do cartão físico.

Assim que o número do cartão de crédito virtual for gerado no sistema, já é possível efetuar uma compra normalmente. O cartão irá expirar quando o prazo de validade chegar ao fim.

Quando o cliente desejar fazer compras online outra vez, basta solicitar um novo cartão virtual. Ele é emitido sem cobrança de tarifas, já que se trata apenas de uma versão online, sem custos de fabricação do cartão físico ou de envio para o endereço do cliente.

Instituições que emitem o cartão de crédito virtual

Diversas instituições financeiras já disponibilizam o cartão de crédito virtual através de seus aplicativos. Confira abaixo a lista dos principais bancos que oferecem esse serviço:

  • Banco do Brasil – O BB oferece o cartão Ourocard-e, no qual o cliente pode escolher o limite, data de validade do cartão e o número de compras que poderão ser efetuadas, de acordo com suas necessidades;
  • Bradesco – O Cartão Virtual Bradesco está disponível somente para correntistas que possuem cartões da bandeira Elo. Cada cartão virtual gerado é válido por até 48 horas, podendo ser utilizado apenas para uma compra;
  • Caixa Econômica Federal – A Caixa também oferece o Cartão Virtual Caixa Mastercard, mas somente para aqueles que possuem um cartão físico da instituição com esta bandeira. O cliente pode definir o limite, desde que não ultrapasse o valor disponível na versão física;
  • Itaú – Também disponível somente para correntistas, o cartão virtual Itaú é válido por 48 horas e apenas uma compra poderá ser efetuada, com o mesmo limite do cartão físico;
  • Nubank – A fintech Nubank também disponibiliza o cartão virtual em seu aplicativo, que está conectado à mesma fatura e limite do cartão físico. A versão virtual já fica disponível assim que o cliente solicita o cartão e pode ser utilizada mesmo antes do recebimento do cartão de plástico;
  • PayPal – O PayPal oferece a opção de cartão virtual pré-pago – ou seja, é feita uma recarga com determinada quantia para poder utilizar todos os benefícios do cartão. Neste caso, não é necessário possuir um cartão físico;
  • Santander – Através do aplicativo WAY, o Santander utiliza um cartão virtual que pode ser utilizado para pagamentos recorrentes, como é o caso de serviços como Netflix, Spotify e outras assinaturas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário