scorecardresearch ghost pixel



Cartão Múltiplo – O que é, quais bancos oferecem e vantagens

Serviço é oferecido pelos principais bancos, inclusive os digitais, assim que o cliente abre uma conta, ou pode ser solicitado ao gerente de sua agência.



Atualmente, é possível encontrar cartões com diferentes finalidades. Cartão de crédito, de débito, cartão para compras internacionais, cartão de loja, cartão de supermercado e por aí vai. Sem dúvidas, os cartões possuem vários benefícios, como a possibilidade de comprar mesmo sem possuir dinheiro em espécie, parcelar compras, obter descontos nos estabelecimentos aos quais são vinculados, entre outros.

Entretanto, não é nada prático levar vários tipos de cartões na carteira ou na bolsa. Por isso, uma opção é o cartão múltiplo. Trata-se de um único cartão que possui mais de uma função, ou seja, que pode ser utilizado como débito, crédito e para a movimentação da conta.

O cliente recebe um cartão múltiplo ao abrir uma conta corrente. Os principais bancos oferecem este serviço, como o Itaú, Caixa, Santander, Bradesco e Banco do Brasil, e até mesmo os digitais, como Original e Inter, também disponibilizam o produto.

Normalmente a função crédito precisa ser desbloqueada. Se o cliente não desejar utilizá-la, basta manter o bloqueio e utilizar o cartão no débito e para as atividades bancárias. Caso a instituição ainda não tenha ofertado o cartão múltiplo, é preciso apenas solicitar ao gerente de sua agência.

A principal desvantagem do cartão múltiplo é o risco de pagar contas na função errada. Se ao efetuar uma compra, o atendente não perguntar em qual função você pretende pagar, e se você não informá-lo, poderá acabar pagando no débito quando precisava pagar no crédito, por exemplo. Além disso, em caso de roubo, perda ou dano, você ficará sem nenhum cartão para usar, até que o banco lhe envie um novo.

Vantagens cartão múltiplo

As vantagens de utilizar um cartão múltiplo são:

  • Multifuncional – Você poderá fazer compras tanto no débito quanto no crédito, além de movimentar sua conta, utilizando o cartão para fazer saques, depósitos e outros serviços em caixas eletrônicos ou na agência.
  • Tudo no mesmo cartão – Será mais difícil esquecer cartões em casa, já que você só precisará levar um com todas as funções. Além disso, somente uma fatura será gerada, evitando atrasos de pagamento, o que não ocorre caso você possua muitos cartões e acabe se esquecendo de alguma data de vencimento.
  • Controle de gastos – Além da confusão com as datas de vencimento, possuir muitos cartões pode acabar gerando gastos excessivos. O cartão múltiplo possui somente um limite de crédito disponível, assim o cliente não gastará além da conta.

Veja mais:




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário