scorecardresearch ghost pixel



Segunda via da Carteira de Trabalho: Veja como solicitar!

Em casos de extravio, roubo, furto de sua carteira de trabalho com todos seus registros trabalhistas é possível recuperar as informações!



Infelizmente perder documentos importantes é muito comum. Dentre eles, podem estar a carteira de trabalho com todos os seus registros. Sabe-se que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos documentos mais importantes do cidadão, uma vez que ela documenta todo o histórico profissional da pessoa e, por isso, concede o direito a usufruir de benefícios trabalhistas hoje e no futuro.

Já pensou perder esse documento? Mas calma! Felizmente é possível pra recuperar as informações!

Carteira de Trabalho: O que fazer quando se perde e como tirar a 2ª via?

Primeiramente, você deverá ir a uma delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência (B.O) informando sobre a perda, furto ou roubo do objeto e assim solicitar uma nova carteira de trabalho.

O boletim é necessário para solicitação da segunda via da CTPS.

Logo depois, o B.O juntamente com o RG deverá ser levado para Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do seu estado ou para outra instituição que emite a carteira de trabalho, como:

  • Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego;
  • Prefeitura do seu município;
  • Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Recuperar os registros da carteira de trabalho perdida

Para recuperar seus registros da carteira de trabalho perdida, é preciso se dirigir a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) portado de documentos que comprovem seus cargos antigos, tais como:

  • Recibo do recolhimento do FGTS;
  • Homologação (documento formal dado após a rescisão de contrato);
  • Comprovante de seguro-desemprego recebido;
  • Contracheque;
  • Recibo de férias.

Caso não tenha tais documentos, é necessário procurar as empresas que você já trabalhou solicitando que elas façam novos lançamentos na sua carteira de trabalho. Na hipótese da companhia já ter fechado, deve-se entrar em contato com um agente da Superintendência Regional do Trabalho para recuperar seus dados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário