scorecardresearch ghost pixel



Como driblar os problemas de atenção e concentração nos estudos

Saiba diferenciar as duas características, além de métodos de melhorar possíveis falhas em ambas.



Na hora de estudar para o concursos públicos, é mandatório que o candidato tenha sempre bastante atenção e concentração. Ué, mas, não é a mesma coisa? Não, senhor concurseiro! As duas coisas são diferentes, mas, se juntas arrasam, imagine juntas!

Abaixo, entenda a diferença entre estes dois pontos, bem como métodos de resolver possíveis falhas em concentração e déficit de atenção.

O que é a concentração? E o que é a atenção?

Concentração é trazer toda sua energia para focá-la em um ponto determinado., ou sejam, é a capacidade que você tem de manter o foco naquilo que está fazendo.

Na atenção, por sua vez, não existe um ponto de foco, mas, a percepção dos detalhes e nuances da atividade que está sendo feita.

Quer um exemplo prático? Ao se sentar para estudar, já te deu um clique e lembrou que precisa ligar para alguém ou pagar uma conta? Nesse momento, você passa pela falta de concentração.

Agora, já percebeu que, muitas vezes, você leu uma página inteira, mas, ao chegar no final dela, percebe que não se recorda do que foi lido lá no primeiro parágrafo? Isso acontece porque você não prestou atenção na leitura. Isso acontece porque, ao ler diversas páginas sobre um mesmo assunto, a proposta parece entediante, tornando mais difícil prestar a devida atenção. É o mesmo que acontece durante uma conversa chata.

Como resolver meus problemas de falta de concentração?

A iniciativa de preparar um planejamento de sua rotina, traçando horários definidos para trabalhar, estudar e desenvolver outras atividades, é uma das melhores estratégias para recuperar a concentração. Note que, ao saber que a execução de cada tarefa tem seu tempo determinado, o cérebro tem maior facilidade para manter o foco no momento do estudo, da leitura ou de outras atividades.

Somado a isso, tente afastar de você certas distrações. Cuide de necessidades fisiológicas antes de começar a estudar. Vá ao banheiro, coma alguma coisa, tome água, preste atenção à temperatura – todas demandam prioridade do cérebro em relação às atividades intelectuais, tirando seu foco.

Também tiram a concentração alguma tarefa pendente. Por isso, antes de sentar para estudar, faça uma lista do que precisava fazer ou do que ainda precisa ser feito. Ponha o celular no silencioso, fora do seu alcance. Assim, você não vai se sentir tentado (a) a dar uma espiadinha a cada toque ou sinal de mensagem. O mesmo deve ser feito com o computador, quando é recomendado fechar as abas de e-mail e redes sociais.

Procure fazer intervalos curtos, de 10 a 15 minutos, a cada hora e meia ou duas de estudo. Nesse período, o cérebro consegue relaxar e retomar a concentração com a mesma qualidade.

Como resolver meus problemas de falta de atenção?

Torne o estudo interessante, lendo um tópico de cada vez, sem fazer dele enfadonho. Sublinhe as partes mais importantes à lápis e, após a leitura, resolva exercícios sobre aquele assunto, se obrigando a checar a teoria para isso. A partir do que foi sublinhado e praticado, faça algumas anotações, montando um material para revisões futuras, as chamadas fichas-resumo (são palavras ou tópicos organizados de forma lógica, usando cores, o que facilita muito a organização das informações no cérebro e a consequente memorização).

Agindo assim, você vai fazer com que o estudo se torne mais dinâmico, mantendo o cérebro sempre atento para a demanda constante na execução de atividades variadas. Outra dica é manusear materiais diferentes, passando do material de apoio para os exercícios, pesquisando as respostas, sublinhando, escrevendo, enfim, movimentando o estudo de forma produtiva.

Dicas valiosas

Cuide de sua saúde e equilíbrio mental para obter o melhor rendimento durante a sua preparação. Para isso, procure dormir de 6 a 8 horas por noite. Além de descansar , é durante o sono que o cérebro grava as informações estudadas durante o dia. E ele precisa de, no mínimo, 6 horas para realizar esse trabalho. Senão, seria como digitar um longo texto e desligar o computador sem salva.

Matenha uma alimentação regular, com pequenas porções nutritivas a cada 3 horas. Beba bastante água, seguindo aquela recomendação dos dois litros diários. Procure, também, praticar alguma atividade física aeróbica, como uma boa caminhada, excelente alternativa de exercícios físicos. Ingestão de líquidos e atividades, juntas, física intensificam a circulação sanguínea, melhoram a atividade cerebral e facilita o trânsito dos impulsos elétricos entre os neurônios.

Faça muitos exercícios com consulta. Para memorizar uma informação, é preciso atenção. Nem sempre a simples leitura é suficiente para percebermos todos os detalhes do conteúdo. Quando voltamos ao texto em busca de uma resposta, ela será mais facilmente gravada. Aliado a isso, Prepare material para revisão de forma organizada e visual. Resumos em texto são monótonos para serem lidos e de difícil memorização, porque são blocos de palavras.

Faça revisões periódicas. A memorização é algo que acontece pela repetição. Portanto, cada é preciso passar pelos conteúdos diversas vezes. Mas fazer sempre da mesma forma, torna-se desinteressante para o cérebro e isso dificulta o trabalho de gravar as informações. O ideal, então, é ler, fazer exercícios com consulta, preparar material para revisão e fazer revisões. São quatro formas distintas de passar por cada ponto.

Por fim, reserve algum tempo livre na semana para o lazer, saindo com amigos e familiares. É aquela premissa de que o cérebro precisa de tempo livre pra se recompor!

Lembre-se de que o condicionamento mental é similar ao físico e vai melhorando com o tempo e a continuidade dos treinos. Aos poucos, você vai perceber que consegue manter-se concentrado e atento por mais tempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário