O Banco do Brasil (BB) é uma instituição financeira brasileira constituída na forma de sociedade de economia mista, em que 54% de suas ações pertencem ao Governo Federal e o restante sob propriedade de acionistas.
A instituição integra o grupo de cinco bancos estatais do governo, junto à Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste.
Assim como outras instituições federais, a forma de ingresso como colaborador do BB é por meio de concurso público. Aqueles que almejam uma vaga no Banco do Brasil já podem começar a se preparar. Novos editais para provimento de cargos de nível médio serão abertos em breve.
Concurso Banco do Brasil 2020 – Escriturários Tecnologia
A assessoria de imprensa do BB confirmou que o banco deverá lançar uma seleção ainda este ano. Com preparativos adiantados e banca organizadora escolhida, o edital do concurso Banco do Brasil pode sair ainda em 2020.”O BB está finalizando os estudos sobre o concurso”, declarou a estatal.
O objetivo do banco é contratar escriturários para a área de Tecnologia. Além disso, vagas para escriturário generalista também poderão ser incluídas. A carreira exige nível médio, sem a necessidade de curso técnico ou formação superior.
Apesar de todas as novidades, de acordo com reportagem do Estadão do dia 14 de agosto, ainda não se sabe quais os níveis de escolaridade exigidos na próxima seleção BB. Há apenas duas possibilidades:
- a primeira, com oferta de cargos para escriturário, de nível médio, conta com matérias envolvendo Tecnologia da Informação (assim como ocorrido em 2018); e
- a segunda, com oferta de cargos para a área de Tecnologia da Informação, terá exigências mais específicas.
Tudo indica que este pode ser o primeiro edital da estatal que não terá vagas exclusivas para a carreira de escriturário, visto que uma prova com enfoque em tecnologia está sendo preparada. Outra informação trazida pela matéria é o número de oportunidades ofertado: 120 vagas.
As atribuições dos dois cargos (escriturário generalista e tecnologia) são as mesmas. Esses profissionais são responsáveis pela comercialização de produtos e serviços do BB, atendimento, contato com clientes, controles estatísticos e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo. A carga horária de trabalho é de 30 horas por semana.
Para a função dos aprovados, a remuneração será por volta de R$ 3,8 mil. Além disso, o cargo também conta com auxílio-transporte, participação nos lucros, planos de saúde e odontológico, previdência privada com participação do banco, auxílio-creche/babá e auxílio ao filho com deficiência.
O concurso BB 2020 deverá ter abrangência para diversos estados do Brasil. Em 2015 e 2018, quando a instituição abriu concursos, o setor de Comunicação também não confirmou a preparação dos editais. A última seleção para escriturário aconteceu em 2015 e abrangeu apenas estados do Nordeste.
O último concurso para escriturários na área de tecnologia aconteceu em 2018. Na época, a prova contou com 70 questões divididas entre disciplinas de Português, Inglês, Matemática, Atualidades do Mercado Financeiro, Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários e Informática. A segunda etapa teve redação.
Em outubro de 2019, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a decisão do TRT-10 em relação à necessidade de uma nova seleção para cargos de nível superior.
Por meio da decisão, foi revogada a liminar concedida pelo ministro anteriormente que havia suspendido o ato do TRT-10. Assim, a instituição deverá realizar também um novo concurso para nível superior.
Em entrevisto ao G1, no dia 29 de janeiro, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, revelou que a instituição estuda um novo concurso para contratar profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). “Nós estamos pensando na possibilidade de um concurso mais direcionado para essa área de Tecnologia e Inovações. Hoje, a porta de entrada do BB é só um concurso para escriturário”, afirmou.
Concurso Banco do Brasil 2020 – Escriturários Generalistas
Quanto ao cargo de escriturários generalistas, essas são carreiras com o perfil mais tradicional e destinadas para atividades bancárias e administrativas. Com base na última seleção para o cargo, realizada em 2015, a prova escrita contou com 70 questões, que foram dividas da seguinte forma:
- Português (10);
- Raciocínio Lógico-Matemático (10);
- Atualidades do Mercado Financeiro (5);
- Cultura Organizacional (5)
- Técnicas de Vendas (10);
- Atendimento (10);
- Conhecimentos Bancários (10)
- Informática (5)
- Inglês (5)
A segunda etapa também contou com prova de redação. Caso aberta uma nova seleção para o cargo, esta deverá ter o conteúdo parecido.
Concurso Banco do Brasil 2018: Último edital trouxe vagas para escriturário
O último concurso do Banco do Brasil foi realizado em 2018, ofertando 60 vagas para o cargo de escriturário. Destas, 30 foram imediatas, e as outras 30 eram destinadas à formação de cadastro de reserva. Para seguir esta carreira, foi necessário ter ensino médio completo.
A seleção foi realizada por meio da aplicação de provas objetivas e de Redação. Ambas foram aplicadas no dia 13 de maio de 2018, nas cidades de Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campinas – SP, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ ou São Paulo – SP.
Um diferencial do concurso foi que a disciplina mais cobrada na prova objetiva foi a de Conhecimentos de Informática, com um total de 25 questões, ao invés de Conhecimentos Bancários. Isso indica que o banco buscava profissionais com perfil em TI, visto que este tem investido nesta área. Tradicionalmente, a função exige mais conhecimentos nas áreas bancária e administrativa.
A jornada de trabalho era de 30 horas semanais, com uma remuneração inicial de R$ 2.718,73. Os candidatos aprovados foram lotados em Brasília – DF, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP.
A seleção foi conduzida pela Fundação Cesgranrio. O resultado final foi homologado em julho de 2018, com validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, portanto, até julho de 2020.
Para saber mais sobre o certame, confira o Edital concurso Banco do Brasil 2018.
O que estudar para o concurso Banco do Brasil? Veja as matérias cobradas
Os conteúdos programáticos não costumam sofrer grandes alterações. Sendo assim, é possível iniciar a preparação para o concurso Banco do Brasil 2020 com base no edital anterior. Em 2018, a prova objetiva foi composta por 70 questões, abordando os seguintes conteúdos programáticos:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Matemática;
- Atualidades do Mercado Financeiro.
Conhecimentos Específicos
- Probabilidade e Estatística;
- Conhecimentos Bancários;
- Conhecimentos de Informática.
As questões de Conhecimentos Específico são as que têm maior peso na prova. De um total de 100 pontos, elas representavam 75% da nota máxima. Sendo assim, são disciplinas demandam mais atenção do candidato durante os estudos, embora não seja uma tarefa fácil, já que estas variam de acordo com o cargo em disputa.
Inscrições concurso Banco do Brasil 2020
A realização de um novo concurso do Banco do Brasil é iminente. Entretanto, ainda não há uma previsão de quando isso poderá ocorrer. Mas fique atento, pois a instituição costuma fazer a divulgação dos concursos de surpresa, com as inscrições iniciando logo em seguida.
O último edital, por exemplo, foi publicado no dia 7 de março de 2018 e as inscrições foram abertas no dia seguinte. Para ficar por dentro de todas as novidades continue acompanhando todas as novidades da seleção aqui pelo Edital Concursos Brasil.