scorecardresearch ghost pixel



Concurso Bombeiros GO 2021: 1.000 vagas solicitadas para este ano

Com o último concurso realizado em 2016, Corpo de Bombeiros de Goiás poderá ter um novo concurso em 2021. Edital com mil vagas solicitado.



O concurso do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBM GO) é visado como um dos mais concorridos do estado, principalmente em função dos bons vencimentos, benefícios e possibilidade de progressão na carreira. Assim, muitos cidadãos se encontram na expectativa da realização de um próximo certame.

Recentemente, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) solicitou 3 editais de concurso para a Segurança Pública do Estado, na composição de 3.148 vagas para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Concurso Bombeiros GO 2021

A corporação conta com a expectativa de divulgar um novo edital de concurso público (concurso Bombeiros GO 2021) em breve. Isso porque o certame, que já havia sido autorizado no fim de 2017, mas foi suspenso, teve um novo pedido de edital para este ano.

A informação foi divulgada pelo deputado estadual Delegado Humberto Teófilo, no dia 23 de fevereiro de 2021. De acordo com o parlamentar, o Comando de Gestão de Finanças da PMGO já deu extraoficialmente parecer favorável à proposta.

Dessa forma, é importante que os interessados em participar da futura seleção pública estejam com os estudos em dia, de modo a se sobressair em relação aos demais participantes. Se aprovado, o certame vai oferecer 1.000 vagas para CBM GO, sendo 900 para o Quadro de Praças e 100 para o Quadro de Oficiais.

O último certame do CBM GO ocorreu em 2016, com 290 vagas para soldado e cadete. O resultado final foi publicado em maio de 2017.

Concurso Bombeiros 2016: Último edital trouxe vagas para soldado e oficial

Realizado há três anos (2016), o último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás contou com 290 vagas nos cargos de Soldado de 3ª Classe (250) e Cadetes (40), de modo que 10% das vagas foram reservadas ao sexo feminino.

Segundo o edital, os salários eram de R$ 1.500,00 para Soldado de 3ª Classe e R$ 5.401,43 para Cadete. Para concorrer às vagas, era necessário que o candidato tivesse nível superior em qualquer área.

Os participantes foram avaliados a partir de provas objetivas, discursivas, teste de avaliação física, avaliação médica e avaliação da vida pregressa e investigação social.

O certame teve validade de oito meses contados a partir de sua homologação, havendo possibilidade de prorrogação por igual período.

Provas e etapas concurso Bombeiros GO

Baseado no certame anterior, os interessados em concorrer a uma das futuras vagas podem iniciar seus estudos conforme o conteúdo programático comumente cobrado.

Os participantes do último concurso foram avaliados em diversas etapas, entre elas, provas objetiva e discursiva que por sua vez, variaram conforme o cargo pretendido.

Já na prova dissertativa, os candidatos tiveram que elaborar textos com base no tema proposto e relacionado ao conteúdo de Conhecimentos Específicos. Nessa ocasião, os critérios levados em consideração foram o assunto, argumentação, clareza, objetividade, gramática e elaboração crítica.

Teste de aptidão física (TAF)

Para participar do teste de aptidão física é necessário ser aprovado nas etapas anteriores. Este, é baseado nas seguintes provas:

  • Teste de flexão e extensão de cotovelos na barra fixa (sexo masculino);
  • Teste estático de barra (sexo feminino);
  • Flexão de braço sobre o solo em quatro apoios (sexo masculino);
  • Flexão de braço sobre o solo em seis apoios (sexo feminino);
  • Corrida de doze minutos (ambos);
  • Natação (ambos);
  • Travessia em altura (ambos).

Matérias que caem concurso Bombeiros GO

De uma forma mais geral, as principais matérias abordadas nas provas do concurso para o Corpo de Bombeiros são distribuídas entre os seguintes conteúdos:

  • Português: Figuras de Linguagem, Interpretação Textual, Pontuação, Sintaxe, Tipologia Textual e Tipos de Discurso, Uso da Vírgula;
  • Noções de Informática: Google Chrome, Hardware, Internet, Browser, Protocolo e Serviço, Redes Sociais, Teclas de Atalho;
  • Raciocínio Lógico: Diagramas e Operadores Lógicos, Raciocínio Matemático
  • Direito Penal Militar: Crimes Contra a Autoridade ou Disciplina Militar, Crimes Contra o Serviço Militar e o Dever Militar, Espécies de Crimes Militares, Crimes Militares em Tempo de Paz, Noções Fundamentais de Direito Penal Militar;
  • Direito Administrativo: Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 e Provimento e Vacância;
  • Legislação Estadual: Constituição e Legislação do Estado de Goiás e Lei nº 11.416/1991;
  • Legislação Federal: Decreto n. 88.777/1983;
  • Direito Constitucional: Defesa do Estado e das Instituições Democráticas e Forças Armadas e Segurança Pública
  • História e Geografia de Goiás e Goiânia;
  • Noções de Primeiros Socorros;
  • Engenharia Mecânica.

Tendo por base essas informações, opte por livros especializados e atualizados nos assuntos, complementando teoria e vídeo aulas para aprimorar seus estudos.

Inscrições concurso Bombeiros 2021

A partir do momento que o governador do estado autorizar o novo concurso, os interessados deverão acompanhar o andamento do certame a partir de publicações oficias.

Em vista da necessidade de aumento do efetivo da instituição, a expectativa é que concurso Bombeiros GO 2021 saia em breve.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário