scorecardresearch ghost pixel



Concurso Bombeiros MS 2020: Confira as últimas atualizações!

Último edital ofertou vagas para soldado e oficial. Como este é recente e ainda se encontra em andamento, um novo certame pode tardar a ser concretizado.



Muitos concurseiros anseiam ingressar no prestigioso Corpo de Bombeiros, afinal a carreira é repleta de recompensas e benefícios, além dos bons salários oferecidos! Além disso, o mercado de trabalho está aquecido no setor. Isso porque a demanda é constante e assim, a profissão não se torna obsoleta.

Não é diferente com os sul-mato-grossenses. A possibilidade de um novo concurso cria enormes expectativas em muitos moradores da região. Assim, o possível concurso Bombeiros MS 2020, pode ser a chance desses concurseiros.

Concurso Bombeiros MS 2020

Dentro desse contexto, os concursos são lançados conforme a necessidade do órgão. No entanto, como o resultado do último certame, lançado em 2018 e realizado no ano seguinte ainda está em andamento, e teve sua última convocação há pouco tempo, é provável que os candidatos aprovados sejam incorporados à corporação em breve.

Por outro lado, como o reforço da área de Segurança Pública se mostra constante e fundamental, é possível que o governo inicie o estudo no que diz respeito a viabilidade de novo edital, o possível concurso Bombeiros MS 2020.

Assim, se torna essencial que os interessados em participar do próximo certame, iniciem seus estudos o quanto antes para que se sobressaiam aos demais candidatos.

Concurso corpo de bombeiros MS 2018

O último certame, lançado em 2018, contou com a oferta de um total de 176 vagas. Estas foram distribuídas entre os cargos de soldado (153 vagas), com a exigência de diploma do nível médio completo e oficial (23 vagas) que necessita certificado de conclusão de curso superior.

Após a aprovação nas fases necessárias, ambos os cargos contam com ingresso a partir de curso de formação que antecede a efetivação final. Assim, as remunerações iniciais após a conclusão do curso foram de R$ 3.352,53 para soldado e R$ 7.089,13 para oficial.

Segundo a Fapems, banca organizadora contratada, o concurso contou com mais de 36 mil inscrições. A banca organizadora também informou que, ainda que tenha havido uma grande procura, 17% dos inscritos faltaram ao exame.

Confira mais detalhes nos comunicados de ordem oficial:

Etapas e conteúdo prova concurso Bombeiros MS

Baseado no último certame, o ingresso no ingresso no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros exigiu aprovação dos candidatos nas seguintes fases:

  • Prova de Conhecimentos – Com 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. Os conteúdos variam conforme o cargo pretendido.

No caso de provimento para cargo de Oficial, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes matérias distribuídas em 100 questões:

  • Língua Portuguesa – 20 questões
  • Direito Penal Militar – 09 questões
  • Direito Processual Penal Militar – 09 questões
  • Direito Constitucional – 09 questões
  • Direito Administrativo – 09 questões
  •  Direito Penal – 09 questões
  • Direito Processual Penal – 09 questões
  • Direitos Humanos – 09 questões
  • Raciocínio Lógico – 09 questões
  • Medicina Legal – 08 questões

Já para o cargo de Soldado, a prova conteve 80 questões, e foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 20 questões
  • Matemática – 15 questões
  • Raciocínio Lógico – 15 questões
  • Conhecimentos Gerais – 30 questões

Além da prova, os candidatos também passam pelas seguintes etapas:

  • Exame psicotécnico que visa avaliação da personalidade;
  • Exames de saúde que pretende averiguar se o candidato possui a devida condição física e psíquica para participar do curso de formação;
  • Teste de Aptidão Física (TAF) que tem por objetivo avaliar a capacidade do indivíduo para desempenhar as funções típicas do cargo que ocupará;
  • Investigação Social com o intuito de reunir dados de conduta e comportamento.

TAF concurso Bombeiros MS

Com base no último concurso o Teste de Aptidão Física (TAF), realizados nos dias 25 e 26 de maio de 2019, que aprovou aproximadamente 950 concorrentes.

No caso do cargo de soldado, o Exame de Capacidade Física composto por Testes de Aptidão Física (TAF), cujo resultado é expresso pelos conceitos “apto” e “inapto”, compreendeu os seguintes aspectos:

Já para o cargo de oficial, o mesmo teste compreendeu os seguintes tópicos: 

Inscrições concurso Bombeiros MS

Após a finalização do último concurso Bombeiros MS, os interessados já poderão ficar atentos à possibilidade de um novo certame.

Enquanto isso não se concretiza, é fundamental que os estudos estejam em dia para que assim, as chances de aprovação sejam ainda maiores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário