Concurso Caixa 2018: Cargos, salários, últimas notícias

Confira as últimas atualizações de um dos concursos mais aguardados pelos candidatos, cujo edital anterior foi lançado em 2014

O Concurso Caixa 2018 segue como um dos mais aguardados pelos candidatos de todo o Brasil. Além de remunerações satisfatórias, o certame tem bons índices de convocações de aprovados, alimentando as expectativas de quem sonha com a carreira bancária.

No entanto, o certame segue sem previsões concretas de lançamento de edital. No último ano, notícias quanto a alterações no normativo interno da instituição assustaram quem dedica horas aos estudos. Ademais, a instituição passou por recente Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Comece a estudar: Apostila preparatória para Técnico Bancário – Caixa Econômica Federal e Curso Online Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário

Abaixo, confira as últimas atualizações, bem como detalhes sobre cargos, salários, requisitos e dicas de como passar no Concurso Caixa 2018.

O que se sabe sobre o Concurso Caixa 2018

Após a aprovação da Lei 13.429/2017, conhecida como a Lei da Terceirização, a Caixa efetuou mudanças em seu normativo interno. O argumento foi as “adequações às alterações previstas em lei”. De acordo com o regulamento, o banco define regras para a contratação dos chamados “bancários temporários”.

Segundo o documento, o funcionário poderia executar atividades meio e fim da Caixa. Dessa forma, a instituição receberia prestação de serviços não diretamente ligados aos serviços bancários. Também são incluídas atividades executadas por concursados por profissionais sem vínculos empregatícios com a instituição.


Obviamente, a medida gerou críticas junto às entidades representantes dos trabalhadores, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Porém, segundo o presidente da Caixa, Gilberto Orcchi, não há a intenção de contratar bancários sem ser por meio de concurso público.

O Concurso Caixa 2018/2019 só pode ser realizado após a total convocação dos aprovados no certame anterior. Porém, apesar dos argumentos relacionados a finanças e orçamentos, a demanda continua crescente. Isso aumenta a expectativa de um edital o quanto antes.

Ao ser aprovado, o certame poderá trazer vagas na carreira de técnico bancário, exigindo formação em nível médio. O candidato deverá ser avaliado por meio de provas objetivas, discursivas e exames médicos admissionais.

Cargos, salários, atribuições e requisitos

Ao ser aprovado, o Concurso Caixa 2018 trará chances no cargo de Técnico Bancário. A carreira exige formação em ensino médio e, no último certame, teve remunerações iniciais de R$2.025,00. A remuneração é acrescida de:

  • Participação nos lucros e resultados
  • Plano de saúde e previdência complementar
  • Auxílio refeição/alimentação
  • Auxílio cesta/alimentação; dentre outros benefícios

O técnico bancário tem, entre suas atribuições, atividades administrativas de atendimento aos clientes, atividades bancárias, efetivação de cálculos e controles numéricos, elaboração e redação de correspondências internas, divulgação e promoção dos produtos CAIXA. O servidor é contratado sob o regime da CLT.

Concurso Caixa 2014

O Concurso Caixa 2014 foi organizado pelo Cespe/Unb e trouxe vagas imediatas mais cadastro de reserva no cargo de técnico bancário.

Os candidatos foram selecionados por meio da aplicação de provas objetivas e discursivas (primeira etapa) e exames admissionais (segunda etapa). A prova objetiva foi composta por 120 questões que versaram sobre Língua Portuguesa, Ética, Matemática, Raciocínio Lógico, Atendimento, Conhecimentos Bancários, Atualidades e TI (específico para o cargo).

Comece a estudar: Apostila preparatória para Técnico Bancário – Caixa Econômica Federal e Curso Online Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário

O certame contou com 1.156.744 candidatos em todo os polos para onde as vagas foram ofertadas. Confira, aqui, a estatística de candidatos inscritos por polo.


O certame continua em andamento, pois, ainda não convocou todos os candidatos aprovados. Inclusive, houve determinação judicial para que estes fossem contratados, a partir do momento em que as nomeações pararam em julho de 2016. Dos 32.879 aprovados, apenas 3.187 foram convocados.

A validade do certame se extinguia em junho de 2016, mas, foi estendida por tempo indeterminado, até que a instituição consiga convocar todos os aprovados. Vale lembrar que, no ano passado, a Caixa abriu Programa de Demissão Voluntária (PDV), cobrindo até 10 mil servidores. Porém, destes, 4.645 aderiram ao plano, ou seja, menos da metade.

Sobre a banca organizadora

Como não  há previsão de lançamento de editais para o Concurso Caixa 2018, a banca organizadora é desconhecida. Porém, podemos analisar a empresa responsável pelo certame anterior, o Cebraspe.

A banca é considerada como uma das mais temidas pelos concurseiros, tanto pelo alto nível das provas quanto pela famosa regra de “uma resposta errada anula uma certa”.

Aqui, cabe a dica valiosa de não “chutar”. Se não tiver certeza quanto a resposta, o ideal é deixa-la em branco. Assim, você não corre o risco de anular uma resposta correta. Outra dica é se preparar bem, pois, a banca costuma exigir o conteúdo bem entendido, cobrando-o globalmente de forma global e interpretativa. Ou seja, não adianta decorar o conteúdo – é necessário compreendê-lo bem!

Provas Concurso Caixa 

Ainda não há edital divulgado para o Concurso Caixa 2018, no entanto, este deverá seguir o mesmo padrão avaliativo do certame anterior. O Concurso Caixa 2014 selecionou os candidatos por meio da aplicação de provas objetivas e discursivas (primeira etapa) e exames admissionais (segunda etapa). Veja a distribuição das questões:

Nas provas objetivas, foram cobrados conhecimentos sobre Língua Portuguesa, Ética, Matemática, Raciocínio Lógico, Atendimento, Conhecimentos Bancários, Atualidades e TI (específico para o cargo). O exame foi composto por 120 questões.

Já a prova discursiva constou de redação em texto dissertativo, composto em até 30 linhas, sobre temas relacionados aos conhecimentos específicos.

Maiores informações podem ser verificadas por meio do edital, acessível pelo link: https://goo.gl/FoYKkh

Inscrições Concurso Caixa 2018

Conforme mencionado, ainda não há previsões sobre a realização do Concurso Caixa 2018. Este depende da finalização de convocações do certame anterior. No entanto, a demanda pela contratação de novos servidores é crescente, sendo tema de determinação judicial. Por isso, a expectativa é de que seja lançado um novo edital em breve, com sequente abertura de período de inscrições para o Concurso Caixa 2018. 

Comece a estudar: Apostila preparatória para Técnico Bancário – Caixa Econômica Federal e Curso Online Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário

Voltar ao topo



Deixe um comentário