scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran AC 2021: Edital com 62 vagas de níveis médio e superior

Há mais de dez anos sem contratar efetivos, novo certame do Detran AC está em preparação! Última seleção foi realizada em 2018, com salários de até R$ 1.330.



Os Departamentos de Trânsitos Estaduais possuem alguns dos concursos mais procurados. Isso se deve ao bom salário e carreira estável. Com isso, é possível que o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran AC) lance um novo edital em 2021.

O último processo seletivo foi realizado pelo órgão foi em 2018. Essa última seleção contou com a contratação temporária de 20 novos examinadores de trânsito. Os candidatos foram selecionados através de análise curricular de títulos, entrevista, investigação criminal e social.

Já em relação a concursos públicos, o último foi realizado no ano de 2009, ou seja, o Detran AC está há mais de dez anos sem realizar novos certames. Por isso, a expectativa é de que uma nova seleção seja divulgada em breve.

Concurso Detran Acre 2021

Novidade para quem deseja ingressar no Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran AC). O órgão anunciou que já prepara um novo concurso com 62 vagas para cargos temporários de níveis médio e superior.

Conforme divulgado pelo governo do estado, o processo seletivo tem previsão de realização no primeiro semestre de 2021, ou seja, até junho. As oportunidades da seleção visam funções técnicas e operacionais, como os postos de orientador de trânsito, técnico administrativo/vistoriador e examinador de trânsito.

Em relação às lotações dos aprovados, estão na lista os municípios de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul. No dia 12 de janeiro deste ano, o Instituto Access foi escolhido como banca organizadora. O órgão, inclusive, já possui autorização para a assinatura do contrato. A partir da formalização, é considerado prazo de 120 dias para a execução de todas as etapas do exame.

O último processo seletivo Detran AC foi realizado em 2018. Pensando nisso, é ideal que o concurseiro esteja atento aos métodos de estudo para possíveis seleções. Isso o deixará preparado para quando o novo edital for divulgado.

Para tal cenário, a estrutura do concurso Detran AC já foi definida. Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita. No caso do cargo de vistoriador, como critério de eliminação, será cobrada etapa de investigação social e criminal.

Segundo o Detran AC, o objetivo do processo seletivo é recompor o quadro de temporários que vão deixar em breve sua ocupação. No geral, as contratações duram em torno de 12 meses, com probabilidade de prorrogação por igual período uma única vez.

Concurso Acre 2018 – Processo seletivo

O último processo seletivo realizado pelo Detran AC foi divulgado em 2018. Com este, houve a contratação temporária de 20 examinadores de trânsito. Como dito anteriormente, o processo foi realizado através de análise curricular e títulos, entrevistas, investigação criminal e social.

Com isso, os selecionados receberiam o salário de até R$ 1.330,00 para uma carga horária de 40h semanais. As inscrições foram realizadas até o dia 14 de março do referido ano.

A partir da data de homologação, o processo teve a validade de um ano.

Último concurso Detran Acre

O último processo seletivo do Detran foi realizado em 2018. Já o último concurso público, foi em 2009, aos cuidados da Fundação Cesgranrio. Foram oferecidas 147 vagas, que foram divididas entre os seguintes cargos:

  • Agentes de autoridade de trânsito;
  • Examinadores de trânsito;
  • Técnico administrativo;
  • Advogado;
  • Analista de sistemas;
  • Assistente técnico;
  • Contador;
  • Engenheiro Civil;
  • Pedagogo.

Confira o Edital 127/2009 do Concurso Público para o Detran AC.

Matérias que caem no concurso Detran Acre

Para os concursos do Detran, em todo o Brasil, os conteúdos são praticamente os mesmos. Mas, existem algumas variações que vão de acordo com as diretrizes de cada estado. As seguintes matérias podem ser encontradas nas provas:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Educação para o trânsito;
  • Legislação do trânsito (Código Brasileiro de Trânsito);
  • Atualidades;
  • Resoluções do Contran;
  • Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros.

Além disso, deve-se estar atento à banca organizadora do concurso, pois o método de avaliação pode ser diferente dependendo da instituição. Confira as principais bancas organizadoras para concursos do Detran:

Cebraspe (Cespe/Unb)

O último concurso público realizado pelo Detran Acre foi organizado por essa banca. Essa é uma das bancas mais temidas, pois possui a característica “uma errada anula outra certa”. Essa característica não está em todos os editais. Por isso, deve-se estar atento ao edital.

Além disso, essa banca costuma ter muitas questões de interpretação e pegadinhas. As provas de Português costumam ser muito longas. Economia e Política também são bem presentes nas provas. Além do hábito de abordar biografias e gramática.

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Essa banca costuma colocar questões mais extensas, mas objetivas. Em relação à Língua Portuguesa, costuma cair acentuação, verbos e vozes verbais, regência, concordância, funções sintáticas e pronomes. Além disso, exige-se muita interpretação.

Em informática, cobra-se saber a utilidade das ferramentas. Com isso, existem questões com textos longos que solicitam práticas do pacote Office, Internet, Windows e Internet Explorer.

Escola de Administração Fazendária

Essa banca é muito reconhecida por sua seriedade e sem casos de fraudes. As provas geralmente são mais complexas, com questões de múltipla escolha. Além disso, o grau de dificuldade de suas provas costuma ser muito alto. Por isso, o candidato deve estar totalmente preparado.

As provas de Língua portuguesa costumam ser mais estruturalistas. Ou seja, com temas de cunho filosófico e/ou sociológico. Além de cobrar coerência, coesão e estrutura do parágrafo. Ainda mais, suas questões costumam ser híbridas. Ou seja, envolvendo mais de um conteúdo por questão.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação não costuma ter um padrão específico. Depende do nível de escolaridade. Em sua maioria, textos longos são aplicados, com interpretação de texto e gramática. Além disso, também cai textos dissertativos, solicitando que o candidato identifique os argumentativos utilizados (remissões, estatísticas, etc).

Nas provas de Direito, são abordadas questões multidisciplinares ,misturando questões fáceis e complexas. Além de exigir casos práticos e questões que também envolvam textos das leis.

Inscrições concurso Detran Acre

No último processo seletivo realizado pelo Detran do Acre, as inscrições foram feitas através de um formulário disponível no site da Secretaria do Estado da Gestão Administrativa . Com esse formulário em mãos, os candidatos precisaram levar seus documentos até a mesa diretora.

Para o concurso Detran 2021, não foram divulgadas informações acerca do processo de envio da candidatura. Espera-se, contudo, que novos anúncios sejam feitos no decorrer dos próximos meses.




Voltar ao topo

Deixe um comentário