scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran AM 2020: Novo edital pode ser lançado em breve

O Departamento do Trânsito do Amazonas pode colocar novo certame em pauta, uma vez que nunca publicou editais para contratação de efetivos.



Os Departamentos de Trânsito (Detrans) oferecem à sociedade serviços que têm como intuito a promoção de um trânsito mais seguro. Então, diversos profissionais são admitidos aos órgãos. Isso através de concursos públicos ou processos seletivos simplificados.

Logo, existe a expectativa de que diversos certames sejam abertos em todo o território brasileiro. O Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran AM), por exemplo, necessita da contratação de novos profissionais, com urgência.

Uma vez que o órgão nunca realizou concurso público, o quadro de funcionários é composto basicamente por trabalhadores temporários ou estagiários. O Detran AM chegou a enviar uma solicitação para seu primeiro concurso em 2015. Mas, o certame não chegou a ser colocado em prática.

O órgão

De acordo com o Portal da Transparência do Estado do Amazonas, o Detran do Amazonas conta com um pouco mais de 300 funcionários. As  funções são: Auxiliar (administrativo, de manutenção), Técnicos (níveis médio e superior), gerente, defensor público, assessor, gerente, subgerente,chefe de departamento, entre outras.

Os salários oscilam entre R$ 1.505,00 e R$ 13.985,89. Esses valores variam de acordo com o cargo.

Situação atual

A realização do concurso Detran AM 2020 vai além da necessidade pessoal. O Ministério Público do estado (MP-AM), através de uma ação pública, que foi realizada em setembro de 2017, solicitou que o departamento amazonense preparasse seu primeiro concurso.

Isso se deve ao fato de todos os cargos do Detran AM serem compostos por temporários e estagiários. Essa situação fere o que está disposto no art. 37, II, da Lei Maior. O artigo declara que os cargos públicos devem ser preenchidos através de concurso público de prova e títulos.

Estão ressalvadas apenas situações para cargos de comissão declarados em lei de livres nomeação e exoneração. O promotor Antônio José Mancilha afirma que não existem argumentos com base financeira ou orçamentária que justifique a não realização de um concurso. Isso, tendo em vista as altas verbas que são destinadas ao departamento.

Para tratar da situação, uma audiência foi realizada. O Detran justifica que em 2015, um pedido para realização de concurso público foi encaminhado à Casa Civil do Estado. Além disso, também foram apresentadas propostas para salários e carreiras. Mas, não houve um certame.

Concurso Detran AM 2020

Como dito anteriormente, o Ministério Público do Estado do Amazonas solicitou que o Detran realizasse seu primeiro concurso. Com isso, esse certame pode sair o quanto antes. Então, fique atento às atualizações dos dois órgãos. Uma segunda dica é verificar qual o conteúdo programático aplicado nas provas anteriores de outros estados.

Em 2018, uma nova sede do órgão foi inaugurada. O novo prédio se localiza na Avenida Mario Ypiranga, no Centro-Sul de Manaus. O prédio anterior se encontrava em um estado desgastante, com péssimas condições e, inclusive, oferecendo riscos aos trabalhadores.

Na época, o ex-governador do estado do Amazonas, Amazonino Mendes, afirmou que os principais motivos para a mudança foram a melhor qualidade do trabalho e a humanização do atendimento dos usuários.

Logo, a expectativa é de que o novo certame para o órgão seja colocado em prática. Isso para que as funções sejam executadas por funcionários do quadro efetivo.

Conteúdo programático concurso Detran AM

Como citado anteriormente, o Detran do Amazonas ainda não realizou concursos públicos. Por isso, ainda não existem referências para o conteúdo programático. Mas, o futuro candidato pode se basear nos exames que foram aplicados pelo órgão em outros estados. Geralmente, as disciplinas básicas são:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Educação para o Trânsito;
  • Legislação;
  • Atualidades;
  • Resoluções do Contran;
  • Regulamentação de Transporte Público de Passageiros.

Uma outra dica, é analisar quais as principais bancas organizadoras das provas do Detran. Lembrando cada uma desenvolve um tipo de prova com diferentes níveis. Uma das bancas mais conhecidas, é o Cebraspe, que é a famosa “uma errada anula uma certa”.

Inscrições concurso Detran AM 2020

A inauguração da nova sede aumenta as expectativas para o primeiro concurso público do Detran Amazonas. Com isso, as chances para que esse certame seja realizado em 2020 são muito grandes. Portanto, ainda não há previsão quanto a abertura das inscrições do concurso Detran AM 2020.

Mas, enquanto nenhum novo edital é lançado, fique por dentro de tudo o que está acontecendo em outros Departamentos de Trânsitos Estaduais. Como dito anteriormente, esse será o primeiro certame do departamento amazonense. Por isso, é importante ter base em outros anteriores.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário