scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran MS 2020: Acompanhe as novidades para novo edital

Espera-se que novo edital para o Detran MS seja lançado em breve. O último certame foi realizado em 2014 e foram oferecidas 190 vagas.



O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran MS) promoveu seu último certame em 2014, oferecendo mais de 190 vagas para nível superior e médio. A validade do certame, homologado no fim do mesmo ano, era de dois anos, prorrogável por mesmo período.

Assim sendo, o prazo de validade do mesmo encerrou em 2018, aumentando as expectativas pela abertura de um novo certame.

Os concursos dos Departamentos de Trânsito de todo o país são muito concorridos. Por isso, aos concurseiros, recomenda-se que os estudos já sejam iniciados. Uma dica é analisar e tentar responder às provas de certames anteriores.

Confira agora as previsões para um novo concurso Detran MS. Além disso, saiba como foi o processo do último certame e seu conteúdo programático.

Concurso Detran MS 2020

Ainda não existem previsões para um novo concurso Detran MS 2020. Porém, o último edital previa que o certame teria a validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos, a contar da homologação, em 2014. Dessa forma, será necessário renovar o quadro de funcionários do órgão.

Uma vez que não há certame válido, a única forma de contratar efetivos é por meio de novo certame.

Então, enquanto um novo edital não é lançado, o recomendável é que os antigos editais sejam analisados, para que assim, o candidato esteja preparado para os conteúdos mais cobrados no certame. Com isso, as chances de conquistar uma vaga serão maiores.

Último concurso Detran MS

O último concurso Detran MS teve seu edital publicado em 2014. Neste, foram oferecidas 190 vagas para nível médio e superior. As oportunidades foram para vagas imediatas e cadastro reserva. Confira abaixo as formações exigidas e as oportunidades divulgadas pelo edital:

  • Ensino médio: Técnico Administrativo (curso técnico ou profissionalizante na área), Técnico em Recursos Humanos (curso técnico ou profissionalizante na área), Assistente de Atividades de Trânsito, Assistente de Vistoria e Identificação Veicular, Assistente de Pátio de Apreensão e Guarda de Veículos, Agente Condutor de Veículos II (CNH nas categorias C, D ou E)
  • Ensino superior: Gestor de Atividades Gerais de Trânsito (qualquer área de formação), Gestor de Educação e Segurança de Trânsito (licenciatura em Pedagogia), Gestor de Atividades Organizacionais (bacharelado em administração), Gestor de Atividade de Engenharias de Tráfego e Trânsito (bacharelado em Engenharia Civil) e Tecnólogo em Educação e Segurança para o Trânsito (tecnólogo em área específica de trânsito).

Com a divulgação dos resultados, algumas incoerências foram encontradas. Para apurar os erros, o MPMS  iniciou uma investigação. Segundo denúncias, participantes teriam sido nomeados sem cumprir a ordem de classificação.

Além disso, apesar de o concurso só ter sido homologado no ano de 2015, alguns nomes já constavam, desde o ano anterior, no Portal da Transparência do Governo do Estado. Outra denúncia dos participantes foi a falta de divulgação das reclassificações que foram constantes.

A última reclassificação foi divulgada no dia 18 de março de 2019, através Diário Oficial do Mato Grosso do Sul, a partir da página 02.

Matérias cobradas na prova do concurso Detran MS

Aos interessados em prestar concurso para o órgão, a dica é já começar a se preparar. Por se tratar de um certame muito concorrido, quanto mais preparado o candidato estiver, maiores serão suas chances. No último processo, as provas de nível superior foram compostas por 80 questões de múltipla escolha, enquanto nas de nível médio foram 70 questões.

Nível superior: 

  • Gestor de Atividades Gerais de Trânsito em Educação e Segurança para o Trânsito: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Legislação de trânsito;
  • Gestor de Educação e Segurança de Trânsito, Gestor de atividades organizacionais e Gestor de Atividade de Engenharia de Tráfego e Trânsito: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de informática, Noções de Direito Administrativo, Legislação de Trânsito e Conhecimentos Específicos;

Nível médio: 

  • Assistentes de Atividades de Trânsito, Assistente de Pátio de Apreensão e Guarda de Veículos e Assistente de Vistoria e Identificação Veicular: Língua Portuguesa, Matemática, Noções básicas de Informática, Noções de Direito Administrativo e Legislação de Trânsito;
  • Técnico Administrativo, Técnico em Recursos Humanos e Agente Condutor de Veículos II: Língua Portuguesa, Matemática, Noções básicas de Informática e Noções de Direito Administrativo, Legislação de Trânsito e Conhecimentos Específicos;

Confira o Edital concurso Detran MS 2014




Voltar ao topo

Deixe um comentário