scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran PA 2021: Governo prevê novo edital em breve

Com certame previsto para sair este ano, confira as principais atribuições da seleção, como cargos, matérias, etapas, salários e mais.



O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran PAlançou seu último edital em novembro de 2017. Ao todo, foram oferecidas 100 vagas, sendo 66 para agente de fiscalização de trânsito e 34 para agente de educação.

O certame foi organizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). As etapas variaram de acordo com a função desejada. Apesar disso, ambos os cargos passaram por uma prova objetiva e discursiva. Mas, por conta da abertura de um malote de prova por um fiscal, a banca preferiu reaplicar as provas para agente de educação.

Mesmo com o recente edital, o concurso Detran PA 2021 está mais próximo do que se imagina. Isso porque o governo do Estado informou que o edital está previsto para sair este ano. Sendo assim, os preparativos devem ser intensificados muito em breve.

Concurso Detran PA 2021

Além do governo, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará (Seplad) publicou em outubro do ano passado uma portaria indicando que a nova comissão do próximo certame do órgão já havia sido formada. Inclusive, os nomes foram divulgados. Na ocasião, a Assessoria de Imprensa revelou que o intuito era publicar o edital em 2020. O que acabou não acontecendo.

O número de vagas e as carreiras ainda não foram informados. No entanto, apesar do coronavírus, a Seplad afirmou que o planejamento do certame continua em vigor. É possível que surjam oportunidades para agente de educação de trânsito e agente de fiscalização, ambos os cargos exigem ensino médio completo.

“Todo o processo interno, referente ao planejamento do concurso previsto para 2020, continua em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada”, disse em nota à Folha Dirigida.

A Portaria n° 288 do dia 24 de outubro publicou sobre a nova comissão formada. Confira abaixo: Concurso Detran PA 2020

Com indícios de um novo certame, os candidatos devem intensificar ainda mais o cronograma de estudos para se sair bem na seleção. Enquanto não é divulgado o edital oficial, confira as principais atribuições relacionadas à última seleção do Detran PA.

Concurso Detran PA 2018

O último edital para concurso do Detran PA foi lançado em novembro de 2017. Neste, foram oferecidas 100 vagas, sendo 34 para agente de educação e 66 para agente de fiscalização. Ambas as funções exigiam o nível médio como escolaridade mínima, além da carteira de habilitação na categoria AB.

Aos aprovados, o vencimento inicial foi de R$ 2.191,52 para uma carga horária de 30 horas semanais. Neste valor, está incluso o salário-base e a gratificação de trânsito. A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa foi a banca organizadora do certame.

Para a vaga de agente de educação, houve apenas uma etapa. Já para o cargo de agente de fiscalização, foram seis etapas. Das fases citadas anteriormente, a primeira (objetiva e discursiva), foi comum para as duas funções.

Os exames foram realizados na capital do Pará, Belém, no dia 10 de fevereiro de 2018. A etapa foi executada em quatro horas e contou com 50 questões de múltipla escolha e ainda uma redação.

Para mais informações, confira o Edital do Concurso Detran PA 2018.

Etapas e matérias cobradas na prova do último concurso Detran PA

No concurso Detran PA, os candidatos para agente de educação de trânsito passaram por uma única etapa. Já os concorrentes para agente de fiscalização de trânsito contaram com até seis etapas. Confira as etapas do último concurso Detran PA:

  • Agente de educação de trânsito: prova objetiva e discursiva;
  • Agente de fiscalização de trânsito: prova objetiva e discursiva, avaliação médica, teste de capacidade física, avaliação psicológica, entrega de certidão negativa, curso de formação.

A prova objetiva, que foi uma etapa em comum para ambas as funções, contou com 50 questões. Destas, 20 foram de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicas. As matérias cobradas no último concurso Detran PA foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática e Raciocínio Lógico;
  • Legislação Aplicável ao Detran PA;
  • Ética e Qualidade no Serviço Público;
  • Noções de Microinformática.

Inscrições concurso Detran PA 2021

Ainda não se sabe a data de lançamento do edital, mas espera-se que seja em breve. Por isso, os estudos já devem ser iniciados, já que os concursos do Detran são muito concorridos. Os candidatos que permanecerem no foco estarão mais preparados e, consequentemente, conquistarão uma melhor colocação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário