scorecardresearch ghost pixel



Concurso Polícia Civil PC AP – 2018: Confira as últimas atualizações

Corporação tem certame em andamento para delegado, agente e oficial de polícia, com provas realizadas em setembro de 2017.



A Polícia Civil do Amapá (PC AP) deverá ganhar reforço de, nada menos, que 900 servidores neste ano. Este foi o quantitativo de vagas disponibilizadas no último certame realizado pela corporação.

Organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o concurso disponibilizou vagas nas carreiras de agente, delegado e oficial de polícia. O estado lançou, também, edital para preenchimento de vagas na Polícia Técnico-Científica (Politec AP).

Comece a estudar: Apostila PC-AP – Agente de Polícia Civil e Oficial de Polícia Civil

Os dois certames foram anunciados em 2016 pelo governador do estado, Waldez Góes. Segundo o líder do Executivo no Amapá, a prioridade era o investimento na Segurança Pública. Tanto que, além dos certames destinados à PC AP e Politec AP, foi previsto o lançamento de edital para a Polícia Militar (PM AP).

As etapas do Concurso PC AP 2017 ainda estão em andamento. Os resultados definitivos das primeiras etapas foram divulgados em janeiro, bem como os locais para aplicação da prova oral para delegado.

O que esperar do próximo concurso para a PC AP

A Polícia Civil do Amapá ainda tem concursos em andamento. Seu último certame foi lançado em 2017, ofertando vagas para delegado, oficial e agente de polícia. Os resultados estão sendo publicados no mês de janeiro do ano seguinte.

Porém, a necessidade de pessoal na corporação é sempre crescente, portanto, a realização de um novo certame não é descartada. Sendo aprovado, o concurso poderá ofertar vagas para as três carreiras acima, componentes principais do quadro funcional da corporação.

Os candidatos deverão ser selecionados por meio de provas objetivas, práticas, discursivas, além de exames documental, médico, psicológico e de aptidão física. Os participantes passam, também, por investigação social antes de serem matriculados no Curso de Formação.

Cargos, salários e atribuições

O último concurso realizado ofertou vagas nas carreiras de delegado, agente e oficial de polícia. As três exigem formação em nível superior, sendo específica em Direito para delegado.

Além da escolaridade, o candidato aos cargos de Delegado, Agente e Oficial devem cumprir requisitos, como:

a) ter sido aprovado em todas as fases do concurso;
b) ser brasileiro nato ou naturalizado ou português em condição de igualdade de direitos com os
brasileiros;
c) estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (este, para candidatos do sexo masculino);
d) idade mínima de dezoito anos;
e) ter conduta social irrepreensível, comprovada idoneidade moral e não possuir antecedentes
criminais.

Concurso Polícia Civil AP – 2017

O Concurso PC AP 2017 foi aberto em julho e organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e ofertou 900 vagas distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado: 25 imediatas + 76 para cadastro de reserva
  • Agente: 120 imediatas + 380 para cadastro de reserva
  • Oficial: 60 imediatas + 240 para cadastro de reserva

Todas as carreiras exigem formação de nível superior, sendo bacharelado em Direito para Delegado. Foram previstas remunerações iniciais de R$ 4.139,53 para agente e oficial, e R$ 13.280,01 para delegado. Os candidatos foram avaliados por fases distintas, conforme a carreira pretendida:

  1. Delegado: prova objetiva + prova prática (peça processual); prova oral; exame de aptidão física; exame documental e médico; exame psicológico; investigação social; curso de formação
  2. Agente: prova objetiva + redação; exame de aptidão física; exame documental e médico; exame psicológico; investigação social; curso de formação
  3. Oficial: prova objetiva + redação; prova prática de digitação; exame de aptidão física; exame documental e médico; exame psicológico; investigação social; curso de formação

As provas da primeira fase foram aplicadas no dia 10 de setembro de 2017, na capital do estado, Macapá. Também, houve aplicação de prova nos dias 19 de novembro (peça processual) e 10 de dezembro (prática de digitação). Agora, estão previstas as provas orais para delegado, nos dias 02 a 04 de fevereiro, também em Macapá.

Comece a estudar: Apostila PC-AP – Agente de Polícia Civil e Oficial de Polícia Civil

Mais de 20 mil candidatos compareceram às provas da primeira etapa. O dia, aliás, foi marcado por ocorrências policiais. A primeira delas envolveu uma candidata que foi flagrada “colando” na hora da prova. Também foram registrados arrombamentos de carros, além de multas por estacionamento em locais proibidos. Apesar do alto número de concorrentes, houve a ausência de 663 candidatos na parte da manhã e 1.307 na parte da tarde, o que equivale a 6,41% dos inscritos.

Os aprovados no certame serão lotados nas seguintes regiões:

Área I –  Pracuúba / Calçoene / Oiapoque / Amapá / Tartarugalzinho;
Área  II – Porto Grande / Pedra Branca do Amapari / Ferreira Gomes / Serra do Navio;
Área  III – Vitória do Jari e Laranjal do Jari;
Área  IV – Santana / Macapá / Mazagão

O concurso tem validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais dois.

Provas Concurso PC AP 

A avaliação dos candidatos do Concurso PC AP ocorre em seis ou sete etapas, dependendo do cargo desejado. Como descrito acima, o último certame foi lançado em 2017.

Até o momento, já foram realizadas a primeira etapa comum a todos os cargos e segunda exclusiva para delegado e oficial. Abaixo, segue o detalhamento do conteúdo programático abordado nas provas intelectuais:

Maiores detalhes podem ser verificados no edital, acessível pelo link: goo.gl/kXnMcz

Sobre a banca organizadora

Conhecer a banca organizadora de seu certame é fundamental para angariar melhores resultados. A empresa responsável pela organização do último concurso da PC AP foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Veja as principais características da banca:

  • Frequentemente, comparada ao Cebraspe, devido ao alto nível das provas e grau elevado de dificuldade
  • Nas provas de Direito, cobra a “letra da lei”
  • Nas provas de Língua Portuguesa, cobra regras gramaticais de forma mais seca e descontextualizada
  • O conteúdo programático é bastante diluído na prova, cobrando o edital, praticamente, por inteiro
  • Usa fórmulas repetitivas, o que estimula a prática em provas anteriores
  • Em Informática, a banca cobra interpretações e usos funcionais

Para ter acesso às provas elaboradas pela banca em concursos anteriores, basta acessar o site da FCC.

Inscrições Concurso Polícia Civil AP – 2018/2019

Ainda não há previsão de lançamento de um novo certame, já que o atual, ainda, está em fase de seleção dos candidatos. Porém, o candidato pode ficar atento, pois, a demanda na Segurança Pública é crescente, o que não descarta uma breve abertura de inscrições no Concurso PC AP 2018.

Comece a estudar: Apostila PC-AP – Agente de Polícia Civil e Oficial de Polícia Civil




Voltar ao topo

Deixe um comentário