A Polícia Civil da Bahia (PC BA), em breve, terá novidades em concurso público. Um novo certame foi confirmado pelo governador do estado, Rui Costa. O anúncio do novo edital foi feito em fevereiro e, no dia 16 de julho, durante transmissão em uma rede social, Costa voltou a garantir uma seleção até o final do ano.
Embora a abertura do concurso ainda não tenha data definida, tudo indica que o edital começará a ser elaborado em breve.
De acordo com o líder do Executivo, a última seleção, realizada em 2018, não foi suficiente para completar o quadro de servidores da corporação. Os cargos de delegado e agente seguem com vacância de postos.
“Na Polícia Civil, no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados e nem de agentes”, frisou Costa.
Parte dos novos funcionários aprovados na seleção da PC BA devem atender às demandas de ampliação das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs).
“Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas que é a ampliação do número de DEAMs em várias regiões do nosso estado”, completou o governador.
Concurso PC BA 2019
Apesar de ter confirmado o certame, o governador informou detalhes, como por exemplo, o quantitativo de vagas previsto. Além disso, Costa não estimou a data de publicação do documento com as regras do certame. A previsão, no entanto, é que o documento com as regras da seleção saia no segundo semestre.
Antes de dar andamento aos trâmites que antecedem a abertura, o aval deve ser formalização pelo chefe do Executivo estadual por meio de publicação oficial.
Assim que este processo estiver concluído, os próximos passos, que envolvem a constituição da comissão interna, elaboração do projeto básico e escolha da banca organizadora, serão iniciados.
O concurso PC BA 2019 contará apenas com vagas de nível superior, sendo específico em Direito para delegado e em qualquer área de formação para agente.
Concurso PC BA 2018
A última seleção pública realizada pela Policia Civil da Bahia aconteceu em 2018, sob organização da Fundação Vunesp. O edital lançado em maio daquele ano contou com mil vagas. As oportunidades foram distribuídas entre os cargos de investigador (880), escrivão (38) e delegado (82).
A investidura em todas as funções demanda ensino superior completo, sendo específico em Direito para delegado. Para o cargo de investigador foi exigido, ainda, porte de Carteira Nacional de
Habilitação (CNH) válida, categoria “B”, no mínimo.
Os aprovados tiveram vencimentos iniciais variáveis entre R$ 3.915,85 e R$ 11.389,96, dependendo da função.
De acordo com as determinações do edital, os inscritos foram avaliados por meio de seis etapas, a saber:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Avaliação de aptidão física;
- Exame psicotécnico;
- Prova de títulos;
- Investigação social e conduta pessoal.
Mesmo com as polêmicas após as provas de conhecimentos, investigação do Ministério Público e possibilidade de suspensão, o certame segue em andamento.
A Fundação Vunesp divulgou o resultado definitivo das provas discursivas em 30 de agosto de 2018. A etapa seguinte, convocação para o teste de aptidão física, sai no dia 7 de dezembro do mesmo ano.
Aprovados nos exames biomédicos passaram pelo teste de aptidão física no dia 9 de dezembro. Aqueles que forem considerados aptos no TAF serão convocados para a fase seguinte, o exame psicotécnico.
Assim que o resultado final for homologado, a seleção será válida por um ano. Será admitida prorrogação por igual período.
Veja mais detalhes sobre o certame acessando o Edital concurso PC BA 2018.
Cargos concurso PC BA
O último concurso da PC BA, como citado anteriormente, contou com vagas para os cargos de delegado, investigador e escrivão. De acordo com as informações expressas em edital, as principais atribuições das carreiras são:
Delegado: instaurar e presidir inquéritos policiais, formalizar o termo circunstanciado de ocorrência e outros procedimentos legais, instrumentos e atos oficiais, no âmbito de sua competência,
exercer as atribuições previstas na legislação processual penal da competência da autoridade policial, planejar, dirigir, supervisionar e fiscalizar as atividades de investigação dos servidores policiais civis, entre outras.
Investigador de Polícia: proceder à investigação criminal e ao exercício de Polícia Judiciária, exceto quando relacionadas à matéria sob jurisdição militar; participar do planejamento, coordenação, supervisão e fiscalização das atividades operacionais e administrativas do setor sob sua direção, participar de levantamento de local de crime e interagir na execução de atividade investigativa, entre outras.
Escrivão de Polícia: lavrar os atos de inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência e outros procedimentos legais, contribuindo na gestão de dados, informações e conhecimentos, expedir, mediante requerimento de interessado e despacho da autoridade policial, certidões e translado, entre outras.
Matérias que caem no concurso PC BA
Enquanto o novo edital não é liberado, os futuros concorrentes podem começar a se preparar por meio do conteúdo cobrado nas últimas provas. Tendo em vista que o último concurso foi lançado há pouco tempo, é possível que sejam cobradas matérias semelhantes.
Confira o conteúdo programático do concurso PC BA 2018 por cargo:
Conhecimentos Gerais (para todos os cargos): Língua Portuguesa, Informática, Atualidades, Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Medicina Legal, Noções de Administração e Leis Específicas.
Conhecimentos Específicos:
Delegado: Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo, Civil, Empresarial, Processual Civil, Tributário, Ambiental), Legislação Penal e Processual Penal Extravagante, Noções de Direito (Eleitoral e Agrário) e Criminologia.
Investigador: Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo), Legislação Penal Extravagante.
Escrivão: Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo), Noções de Estatística e Arquivologia, Legislação Penal Extravagante.