De acordo com dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre possui a quinta melhor proporção de policiais civis por número de habitantes do Brasil, com um policial civil para cada 715 habitantes.
A luta, é que esta posição seja mantida, ou mesmo melhorada. Para isso, o estado tem investido na abertura de novos editais para a Polícia Civil e Militar.
No primeiro semestre de 2018, o Acre deve homologar o resultado do último concurso para a Polícia Civil do Acre (PC AC). Se você deseja ingressar no órgão, mas perdeu as inscrições para o último certame, fique atento às atualizações da nossa página.
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- Apostila PC-AC – Agente e Escrivão de Polícia Civil
- Apostila PC-AC – Delegado de Polícia
- Apostila PC-AC – Agente, Auxiliar de Necropsia e Escrivão de Policia
Além disso, abaixo, traçamos o perfil do último concurso (Edital Nº 001 SGA/SEPC). A partir dele, você pode conhecer o número de vagas, carreiras, conteúdo programático, etapas e mais. Não perca tempo, comece a se preparar agora mesmo!
O que esperar do próximo concurso da PCAC
Uma das propostas da atual gestão do Acre, é fortalecer ainda mais a Segurança Pública no Estado. Portanto, além dos concursos da Polícia Civil e Militar que estão em andamento, novos editais podem ser abertos em 2018.
O conjunto de ações do Plano Nacional de Segurança do governo federal, deve passar por revisões, mas por conta dele e de outros fatores, o número no quadro de policiais civis em todo o país deverá aumentar nos próximos anos.
O próximo edital, de maneira generalizada, tem grandes chances de seguir o mesmo modelo do atual. Algumas alterações pontuais podem ser feitas, mas os procedimentos possivelmente serão os mesmos. Saiba quais são eles nos tópicos abaixo.
Detalhes do último concurso da Polícia Civil AC
O edital Nº 001 SGA/SEPC, de 17 de março de 2017, rege o concurso que está em andamento. O certame que está em fase final deve ser homologado ainda no primeiro semestre de 2018.
Entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2018 os candidatos passaram pela fase de investigação social. Os aprovados nesta fase serão convocados para matrícula no Curso de Formação, obedecendo a quantidade de vagas previstas no edital.
Neste certame foram disponibilizadas 250 vagas divididas entre as carreiras de Auxiliar de Necropsia (20 vagas), Agente de Polícia Civil (176 vagas), Delegado de Polícia Civil (18 vagas) e Escrivão de Polícia Civil (36 vagas).
As oportunidades poderão ser preenchidas por candidatos de ambos os sexos. O nível escolar é graduação em nível superior, com formação em qualquer área, exceto para o cargo de delegado, que exige bacharelado em Direito.
A lotação prevista dos candidatos aprovados é para Rio Branco e cidades do interior, conforme a demanda prevista no edital.
Os candidatos precisam estar enquadrados em alguns requisitos para tomar posse do cargo. Além de aprovados em todas as etapas do concurso, é necessário:
- ser brasileiro nato ou naturalizado
- idade mínima de 18 anos na data da posse e idade máxima de 50 anos na data de inscrição para o concurso
- possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria mínima AB
- estar em dias com as obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos
- não possuir antecedentes criminais
- diploma de graduação em nível superior
- certificado de quitação militar (candidatos do sexo masculino)
- em caso de concorrente servidor público, civil ou militar, não ter registrada punição administrativa nos últimos dois anos
Para a carreira de Delegado, existe ainda requisitos adicional:
- diploma de bacharel em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação
- ao ato da posse comprovar, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial
A contar da data de homologação, este certame terá a validade de seis meses, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Para mais detalhes, acesse aqui o edital.
Cargos e salários PCAC
Sem dúvidas, um dos maiores atrativos das carreiras da Polícia Militar são os excelentes salários. Nas carreiras dos servidores da PC AC a situação não é diferente. Além da estabilidade da carreira e benefícios, recentemente algumas funções passaram por ajuste salarial.
Os vencimentos iniciais para as carreiras de Agente de Polícia, Auxiliar de Necropsia e Escrivão de Polícia previstos no edital são de R$ 3.007,78. Entretanto, por meio da Lei nº 3.228, de 15 de março de 2017, este valor passou a R$ 3.627,18 em julho de 2017 e deverá passar a R$ 5.000,00 em julho de 2018.
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Neste valor, além do vencimento básico, estão inclusas as gratificações de atividade policial, auxílio-alimentação, risco de vida e complemento de salário mínimo.
Já para o posto de Delegado de Polícia Civil o vencimento inicial previsto é de R$ 15.378,00.
Para todas as carreiras o regime de trabalho é em tempo integral e dedicação exclusiva.
Última prova e conteúdo programático concurso PCAC
O concurso foi dividido em fases e etapas, algumas de responsabilidade do Ibade e duas últimas da Secretaria do Estado de Polícia Civil – SEPC. Estas etapas estão listadas a seguir:
- Prova Objetiva (caráter eliminatório e classificatório)
- Prova Discursiva (caráter eliminatório e classificatório)
- Prova de Títulos (classificatória)
- Prova de Aptidão Física (caráter eliminatório)
- Exame Psicotécnico (caráter eliminatório)
- Exame Médico e Toxicológico (caráter eliminatório)
- Investigação Criminal e Social (caráter eliminatório)
- Curso de Formação (caráter eliminatório e classificatório)
- Prova Prática de Digitação (exclusiva para candidatos às vagas de Escrivão)
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no mesmo dia, porém, em turnos diferentes. Sendo que para a primeira os candidatos terão o tempo 5h e a segunda de 3h. Incluindo o tempo de preencher o cartão e a folha de resposta.
Os concorrentes aos cargos de Agente de Polícia, Auxiliar de Necropsia e Escrivão de Polícia responderam questões dos temas abaixo. Além do conteúdo programático estão dispostas a quantidade de questões e pontuações.
Da mesma forma, para a carreira de Delegado. O quadro demonstra o conteúdo programático, quantidade de questões e pontuações da prova objetiva.
Para os candidatos ao cargo de Delegado de Polícia Civil a prova discursiva foi composta de uma Peça Processual de representação. Para os demais cargos, foi composta de redação de texto dissertativo, sobre tema informado no caderno de questões.
Serão aprovados na prova discursiva os candidatos que obtiverem o mínimo de 50% da quantidade de pontos totais.
Banca examinadora concurso PCAC
Para realizar o concurso da Polícia Civil do Estado do Acre, a banca realizadora escolhida foi o IBADE – Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo.
Por ser uma banca de estilo mais acadêmico, espera-se que o candidato seja capaz de formular um pensamento a partir de conteúdos já assimilados, ao invés de apenas decorá-los para responder as perguntas. Ou seja, é uma banca que exige raciocínio e interpretação dos enunciados.
Esta banca tem costume de trabalhar com questões bem extensas e elaboradas, buscando sempre estrutura e enunciados coerentes. Em Língua Portuguesa, por exemplo, as questões que exigem muita interpretação textual e análise sintática, estão sempre presentes.
Inscrições concurso Polícia Civil AC
As solicitações foram realizadas exlusivamente via internet, pelo site da banca examinadora (www.ibade.org.br). Aos candidatos que não tinham acesso à internet, foram disponibilizados postos de inscrições nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Brasiléia.
O valor da taxa foi de R$ 125,00 para a função de Delegado e R$ 75,00 para os demais cargos.
O edital trouxe a possibilidade de isenção total ou parcial da taxa, para candidatos amparados por lei. Os critérios e procedimentos podem ser consultados no documento.
O período de inscrições, tanto pela internet, quanto presencialmente, foi entre os dias 22 de março a 16 de abril de 2017. Cerca de 7.600 pessoas se inscreveram para o certame. A carreira mais concorrida foi a de delegado, com 70 candidatos por vaga.
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