scorecardresearch ghost pixel



Concurso Polícia Militar PM CE – 2018: Confira as últimas atualizações

Último certame promovido pela corporação data de 2016, quando foram disponibilizadas 4.200 vagas imediatas mais cadastro de reserva.



Investimentos em profissionais e equipamentos destinados à Segurança Pública são ferramentas de superação dos desafios da área em todo o Brasil. Problemas relacionados à violência e tráfico assolam os estados brasileiros, razão pela qual a maioria deles prevê reforço no seu efetivo policial.

Por isso, os concurseiros têm acompanhado o lançamento de editais para provimento de vagas no quadro das Polícias Civil e Militar.

Um dos estados que reforçou, consideravelmente, seu efetivo é o Ceará. Seu último certame foi realizado em 2016, ofertando 4.200 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva.

Até o momento, três turmas de aprovados já foram convocadas. Além das vagas imediatas, o governador do estado, Camilo Santana, informou a pretensão de convocar 800 classificados em cadastro de reserva.

E mais! Pretende, também, pedir extensão dessas convocações, tendo acionado a PGE PI para verificar tal possibilidade.

Concurso PM CE 2018

Ainda não há informações oficiais quanto à realização de um novo concurso para a PM CE. Porém, a tirar pela generosa oferta de vagas para o cargo de soldado no último certame, os concurseiros aguardam, agora, oportunidades para oficial.

A corporação não ganha reforços nessa carreira há cinco anos, desde a realização de seu último certame.

De qualquer forma, ao ser aprovado, o Concurso PM CE 2018 poderá ofertar vagas para oficial e, também, para soldado. Os cargos exigem, respectivamente, formação em níveis superior e médio.

Além da escolaridade, o candidato deverá atender à requisitos relacionados à altura (1,60m para mulheres e 1,65m para homens), idade (entre 18 e 30 anos), dentre outras previstas em edital.

Estude com antecedência:

Os candidatos deverão ser selecionados por meio de provas objetivas, inspeção de saúde (exames médicos, odontológicos, biométricos e toxicológicos), avaliação psicológica, teste de capacidade física, investigação social e curso de formação.

Cargos, atribuições e remunerações

O Concurso poderá ofertar vagas nos cargos de soldado e oficial. As carreiras exigem, respectivamente, formação em nível médio e superior, dentre outros requisitos previstos em edital. Veja maiores detalhes acerca dos dois cargos:

  • Soldado: requer formação em nível médio ou técnico equivalente. Dentre suas atribuições, estão o policiamento ostensivo e fardado, além do atendimento a ocorrências policiais. No último edital, a remuneração inicial prevista foi de R$ 3.134,58.
  • Oficial: exige formação em nível superior, podendo ser em área específica dependendo da atuação. Dentre suas atribuições, estão o policiamento ostensivo, preservação da ordem pública, além de atividade de polícia judiciária militar estadual. O edital anterior ofertou remuneração inicial de R$ 4.121,78.

É importante lembrar que as remunerações indicadas são passíveis de alterações e reajustes. Os servidores da PM CE exercem jornada de trabalho em dedicação exclusiva.

Concursos anteriores

Concurso PM CE 2016

O concurso foi organizado pelo Institito AOCP e ofertou 4.200 vagas imediatas mais 800 para cadastro de reserva. A carreira contemplada foi a de soldado, exigindo formação em nível médio e demais requisitos previstos em edital.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, inspeção de saúde (exames médicos, biométricos, odontológicos e toxicológicos), investigação social, teste de capacidade física e curso de formação.

O Concurso PM CE 2016 registrou o recorde de 80.450 candidatos. O certame ainda está em andamento e já convocou três turmas dentre os candidatos aprovados.

Segundo o governador do estado, Camilo Santana, a certame convocará os 800 aprovados dentro do cadastro de reserva. Há, ainda, a possibilidade de convocar mais candidatos que o previsto em edital.

Para isso, o governo acionou a PGE PI para verificar a legalidade dessas convocações.

Concurso PM CE 2013

O certame foi organizado pelo Cespe/Unb (Cebraspe) e disponibilizou 200 vagas na carreira de Primeiro-Tenente do Quadro de Oficiais Militares. Do total de vagas, 20 foram destinadas às mulheres e 180 para candidatos do sexo masculino.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, exames médico-odontológicos, avaliações da capacidade física e psicológica, investigação social e curso de formação.

Os candidatos aprovados foram lotados em unidades da capital e do interior do estado. O Concurso PM CE 2013 teve validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais dois.

Provas Concurso PM CE

O edital do Concurso PM CE 2018 ainda não foi divulgado, mas, o candidato que desejar adiantar sua preparação poderá fazê-lo a partir dos editais anteriores.

No certame de 2013, os candidatos à carreira de oficial foram selecionados mediante a aplicação de provas conforme abaixo:

Nos exames objetivos, foram abordados conteúdos de:

  • Língua Portuguesa
  • Atualidades
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Administração
  • Legislação Militar Estadual
  • Noções de Direito Administrativo
  • Direito (Constitucional, Penal, Processual Penal)
  • Legislação Extravagante

Maiores informações sobre o certame pelo link: goo.gl/n93Dhr

Por sua vez, o concurso de 2016 submeteu seus candidatos às seguintes etapas avaliativas:

Na prova de conhecimentos específicos, foram abordados conteúdos de:

  • Legislação (Estatuto dos Militares do Estado do Ceará, Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará)
  • Lei Complementar Estadual 98/2011
  • CF de 1988 – Artigo 5º Cap I e III

Maiores informações sobre o certame pelo link: goo.gl/QWKdqb

Sobre a banca organizadora

Ainda não há informações sobre a banca organizadora responsável, porém, podemos analisar as duas empresas responsáveis pelos últimos certames organizados pela corporação: Cebraspe e Instituto AOCP.

O Cebraspe é tido como uma das bancas mais difíceis graças ao alto nível de suas provas. É famosa pela regra “uma resposta errada anula uma certa”. Na verdade, os concurseiros a classificam como uma banca justa por aprovar, justamente, os candidatos melhor preparados. A dica é que o candidato não “chute” suas respostas, sob o risco de prejudicar as questões corretas. Outra informação importante é estudar todo o conteúdo programático, mas, sem decorar. O Cebraspe pede os conteúdos de forma global, exigindo a comprovação de seu entendimento real, e não decorado.

Já o Instituto AOCP tem sido comparado às provas da Fundação Carlos Chagas (FCC). Ou seja, são provas mais difíceis, que cobram a lei seca (no caso de legislação) e gramática. Treine a partir de provas anteriores que podem ser consultadas nos sites do Cebraspe e Instituto AOCP.

Inscrições Concurso PMCE 2018

Ainda não há informações sobre o lançamento do edital para o Concurso PM CE 2018. Por isso, não há previsão quanto à abertura de seu período de inscrições.

No entanto, o candidato deverá ficar atento aos próximos comunicados, além de adiantar seus estudos tendo, como base, os editais lançados nos últimos anos.

Estude com antecedência:




Voltar ao topo

Deixe um comentário