Concurso Polícia Militar – PM ES 2018: Edital com 310 vagas será publicado em abril!

Certame foi autorizado em novembro do ano passado pelo governador do estado e deverá contemplar as carreiras de Soldado e Oficial

Os índices de violência crescem, assustadoramente, fazendo com que governantes se preocupem com investimentos em Segurança Pública. Com isso, são previstos concursos públicos para a área em 2018.

A Polícia Militar do Espírito Santo (PM ES) planeja um deles, o (Concurso PM ES 2018). Autorizado pelo governador, Paulo Hartung, em novembro do ano passado, o concurso PM ES 2018 deverá ofertar 310 oportunidades para soldado (músico e combatente) e oficial (combatente). Outro edital será lançado, desta vez, com 20 vagas para Oficial Médico.

Os certames estão em processo de escolha da banca organizadora, seguindo a modalidade chamamento público. Os editais licitatórios foram lançados nos dias 07 e 28 de março. A expectativa é de que os documentos sejam lançados em abril com provas realizadas no segundo semestre de 2018.

O que esperar do Concurso PMES 2018

O Concurso PM ES foi autorizado em novembro do ano passado pelo governador do estado, Paulo Hartung. Os trâmites caminham rapidamente, com comissão interna formada no dia 18 de dezembro.

O certame já está previsto em orçamento, conforme divulgado na edição de 27 de dezembro do Diário Oficial do Estado. Com isso, os procedimentos para escolha da banca organizadora já estão em andamento.

O edital pode ser lançado a qualquer momento, trazendo 310 vagas distribuídas entre as carreiras de soldado (250 vagas), soldado músico (dez vagas) e oficial combatente (30 vagas). Todas as carreiras exigem formação de nível médio.

O segundo edital trará 20 vagas para oficial médico do Hospital da Polícia Militar – HPM (20 vagas), exigindo graduação em Medicina, registro no CRM, residência médica na área desejada ou título de especialista emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Os candidatos deverão passar por provas intelectuais, teste de aptidão física, exames psicológicos e de saúde, provas práticas ou específicas, investigação social e curso de formação.

O intuito é que o Concurso PM ES 2018 contenha o déficit de servidores apresentado pelo quadro da corporação. No ano passado, 289 policiais foram para a reserva, completando o montante de 700 efetivos, desde 2015.

Estude desde já: Apostila PM – ES – Soldado Combatente (QPPM – C)

A carência é maior no quadro de oficiais, que conta com a ausência de 120 militares na carreira de tenente. A preocupação da associação da classe é a duração do curso de formação, totalizando 20 meses. Com isso, ainda haverá vacância dos cargos em 2018.

Concurso PMES 2014

O último concurso realizado pela PM ES foi na data de 2014, tendo a Exatus Consultoria como banca organizadora. Na ocasião, foram disponibilizadas 2.123 vagas para soldado (sendo 1.623 para contratação imediata e 500 para cadastro de reserva) e 40 para oficial.

Para concorrer, o candidato precisava atender a requisitos de escolaridade (ensino médio), idade (entre 18 e 28 anos), altura (mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens) e habilitação (CNH categoria “B”).

Os candidatos foram avaliados mediante a aplicação de provas objetivas (com 70 questões) e discursivas (redação), além de exames de aptidão física, de saúde e psicossomático, bem como investigação social e curso de formação.

Maiores informações sobre o Concurso PM ES 2014 podem ser verificadas por meio dos dois editais, acessíveis pelos link: (https://goo.gl/JTiLcm) para soldado e (https://goo.gl/V47X8s) para oficial.

Concurso PMES 2012

Em 2012, também pela Exatus Consultoria, a PM ES realizou concurso público com 650 vagas destinadas ao Curso de Formação de Soldado. O candidato precisava, assim como em 2014, preencher os mesmos requisitos relacionados à escolaridade, altura, idade e CNH.

A seleção se deu por meio da aplicação de provas objetivas, teste de avaliação física (TAF), avaliação psicológica, investigação social, exame de saúde, apresentação/entrega de documentação e matrícula, finalizando com o curso de formação.

O Concurso PM ES 2012 teve 34.121 inscritos e registrou abstenção de 15.921 candidatos, já na primeira etapa. A prova objetiva foi marcada para o dia 11 de dezembro daquele ano, mas, foi anulada devido ao fechamento antecipado de portões de alguns dos locais de prova.

Com isso, a prova foi anulada e remarcada para o dia 15 de janeiro. Os detalhes técnicos referentes ao certame estão disponíveis pelo edital.

Salários e Benefícios Concurso PMES 2018

O Concurso PM ES 2018 trará vagas para os cargos de soldado e oficial (médico e músico). Os cargos exigem ensino médio, com exceção do oficial-médico, que exige formação superior em Medicina. Veja os detalhes de cada cargo:

Soldado: tem como atribuição a realização de policiamento ostensivo, repressivo e preventivo, elaboração de boletins de ocorrência, dentre outras funções. A carreira dá direito à remuneração inicial de R$ 3.272,06.

Oficial: tem como atribuições o comando, chefia e direção de organizações militares estaduais, dentre outras funções específicas do cargo. A carreira dá direito à remuneração inicial de R$ 6.716,48.

Sobre a banca organizadora

O Concurso PM ES 2018 ainda está no processo de escolha da banca organizadora que, por sua vez, deve ser conhecida em breve. A Exatus Consultoria foi a responsável pelos dois últimos certames, então, podemos partir para uma análise da banca.

As provas elaboradas pela empresa costumam ter abordagem moderna, inserindo temas contemporâneos em seus textos e questões.

Suas questões de múltipla escolha exigem a resposta de, somente, um item correto (de acordo com o que foi pedido na questão).

O candidato poderá conhecer o perfil da banca por meio de concursos anteriores, como PM ES e PM RJ. A relação completa encontra-se no site: http://www.exatuspr.com.br/novo/

Provas e conteúdo programático

O edital do Concurso PM ES 2018 ainda não foi liberado, mas, podemos avaliar o conteúdo programático por meio do edital anterior.

Os candidatos do Concurso PM ES 2014 foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas (redação), além de exames de aptidão física, de saúde e psicossomático, bem como investigação social e curso de formação.

Veja a divisão de questões para cada cargo:

Soldado:

Conteúdo Programático - Soldado

 

 

 

 

 

 

Oficial:

Conteúdo Programático - Oficial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas provas objetivas, foram abordados os seguintes conteúdos:

Soldado:

  • Língua Portuguesa e Matemática

Oficial:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, História, Sociologia e Filosofia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Biologia e Química)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Literatura, Língua Portuguesa, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação)
  • Matemática e suas Tecnologias

A redação, aplicada para os dois cargos, consistiu na elaboração de texto dissertativo sobre o tema sugerido na folha de prova.

As provas foram aplicadas nas cidades de Linhares, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim e na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Inscrições Concurso PMES 2018

O Concurso PM ES 2018 ainda não tem datas confirmadas de abertura do período de inscrições. Porém, como a comissão interna do certame trabalha na escolha da banca organizadora, ao que tudo indica, o edital deverá ser liberado no primeiro semestre de 2018. Com isso, as inscrições para o concurso devem ser abertas em breve, logo após o lançamento dos editais.

Estude desde já: Apostila PM – ES – Soldado Combatente (QPPM – C)

Voltar ao topo



Deixe um comentário