scorecardresearch ghost pixel



Concurso Polícia Militar PM MT 2018: Edital com 1.200 vagas confirmado!

Concurso da Polícia Militar de Mato Grosso é um dos mais aguardados do estado. Confira as últimas noticias do concurso da PM MT 2018!



Tratando-se de concursos públicos, a área de segurança pública é uma das mais desejadas. Para os mato-grossenses um dos editais mais almejados e esperados é o da Polícia Militar do Mato Grosso (PM MT).

A expectativa é de que o concurso, que já foi autorizado pelo governador Pedro taques, seja divulgado ainda este ano. Estão previstas 1.200 vagas para o cargo de soldado, o que gera ainda mais ansiedade por conta do número de oportunidades.

Este concurso foi muito aguardado em 2017, e chegou a ser prometido pelo Secretário de Segurança Pública do Estado, Rogers Jarbas. Mas, por não ter acontecido, as possibilidades de que ele seja divulgado em 2018 são grandes.

Concurso PM MT 2018: O que esperar?

No primeiro semestre, o secretário de Segurança Pública do estado, Gustavo Garcia, informou que o novo edital poderia ser publicado até o mês de abril. Entretanto, a expectativa acabou não se concretizando. Contudo, de acordo com a mesma fonte, a oferta será de 1.200 vagas para a função de Soldado da Polícia Militar.

Para concorrer os candidatos devem ter graduação de nível superior com diploma em qualquer área de formação. Mesmo que seja publicado ainda em 2018, as convocações deverão acontecer somente a partir de 2019.

O novo concurso da PM MT busca suprir as baixas no quadro de funcionários e se antecipar a futuras aposentadorias, outra causa de baixa de servidores do órgão.

Para alcançar a tão sonhada aprovação, o candidato pode começar a criar a rotina de estudos baseadas nos editais e provas anteriores.

Detalhes sobre o último concurso

No último concurso da PM MT foi regido pelo edital (Nº 002/2013 – SAD/SESP/MT) e aconteceu entre 2013 e 2014. Para mais detalhes, acesse o edital completo: https://goo.gl/3o4fZq

Todas as vagas oferecidas foram para o nível de escolaridade médio.

Foram disponibilizadas 1.200 vagas para o cargo de Soldado da Polícia Militar, sendo 1.080 destinadas a candidatos do sexo masculino e 120 do sexo feminino. Já para Soldado do Corpo de Bombeiro Militar foram destinadas mais de 300 vagas, sendo 269 destinadas a candidatos do sexo masculino e 31 do sexo feminino.

As lotações ocorreram de acordo com a regionalização dos polos descrito no edital. Os polos listados no último edital foram: Cuiabá, Sinop, Vila Rica, Barra do Garças, Rondonópolis, Água Boa, Alta Floresta, Várzea Grande, Cáceres, Juína Nova, Mutum, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Primavera do Leste.

Os concursos da PM MT são bastante conhecidos pelas investigações sociais, tanto de conduta pública, quanto de conduta privada. Os candidatos deverão se preparar também para os TAF (Teste de Aptidão Física) descritos para cada modalidade do edital.

No último concurso foram cobrados os seguintes requisitos para posse do cargo:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar de acordo com a legislação vigente
  • Ter no mínimo 18 e o máximo 25 anos até o último dia de inscrições
  • Certidão de quitação eleitoral
  • Apresentar certidão criminal negativa
  • Carteira Nacional de Habilitação válida
  • Certidão de quitação militar, no caso de candidatos do sexo masculino
  • Possuir diploma de ensino médio, registrado e de instituição reconhecida pelo MEC
  • Ter aptidão física e mental, verificadas pelas respectivas etapas de exame do concurso
  • Possuir a altura mínima de 1,67 m para candidatos do sexo masculino e 1,57 m do sexo feminino

Salários e benefícios PM MT

Tanto aspirantes a bombeiros quanto os aspirantes a policial militar, participaram do concurso como nível médio.

Nas duas categorias, a remuneração oferecida foi no valor de R$ 2.366,79 para Soldado Classe A. O regime de trabalho é integral, de dedicação exclusiva.

Última banca do concurso

O último concurso da PM MT foi organizado pela banca da Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).

Com sede em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, a fundação já organizou concursos como os das Polícias Civis do Pará e Acre e Polícia Rodoviária Federal.

É uma banca conhecida por cobrar domínio em raciocínio lógico. Já em língua portuguesa o foco é para gramática. Os candidatos precisam ter também noções mínimas de direito, que a banca tem por hábito cobrar.

Uma boa dica é acompanhar e resolver provas anteriores da banca e fazer simulados para se habituar com o estilo da prova.

Prova do último concurso e conteúdo programático PM MT

A prova objetiva do concurso da PM MT, com 60 questões de múltipla escolha e caráter eliminatório e classificatório foi aplicada com duração de 4 horas.

Quem deseja se antecipar e começar os estudos o quanto antes, pode se basear no conteúdo programático da última prova. Os principais conteúdos estão listados abaixo e disponíveis mais detalhados no edital.

Conhecimentos básicos:

  • Língua Portuguesa

Conhecimentos gerais:

  • Física
  • Geografia do Mato Grosso
  • História do Mato Grosso
  • Matemática
  • Química

Conhecimentos específicos:

  • Legislação básica
  • Noções de gestão pública
  • Noções de informática
  • Princípios da ética e filosofia
  • Relações interpessoais

A organização da prova, seu detalhamento, número de questões por disciplina e valor das questões encontram-se representados nas tabelas abaixo:

Conteúdo Programático - PM MT - Soldado Militar

Inscrição do concurso PM MT

As inscrições do concurso do último concurso da Polícia Militar do Mato Grosso (PM MT) foram realizadas por meio do endereço eletrônico da banca examinadora (www.funcab.org) e estiveram abertas entre os dias 25 de novembro e 29 de dezembro de 2013.

A taxa cobrada foi de R$ 80,00 e os candidatos deveriam escolher, entre outras coisas, o polo de lotação desejado no ato da inscrição.

Para os candidatos amparados pelas leis de isenção de taxa, ou doadores de sangue regulares, o edital disponibilizou a lista de procedimentos a serem seguidos a fim de comprovar a necessidade de isenção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário