scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM RO 2019: Edital aguarda avaliação de novo governo

Previsto para este ano, edital da Polícia Militar de Rondônia terá vagas de nível superior para o cargo de oficial.



A espera de quatro anos por um novo concurso para oficiais da Polícia Militar de Rondônia (PM RO) está perto de acabar! Isso porque a única coisa que falta para a divulgação do edital é a avaliação do novo governador do estado, o Coronel Marcos Rocha.

Apesar de estar confirmado, até o momento, edital segue sem data para ser publicado. A expectativa, no entanto, é que as etapas sejam realizadas ao longo de 2019, viabilizando o início do Curso de Formação de Oficias em 2020.

Candidatos interessados em pleitear uma das vagas devem começar a estudar o quanto antes, uma vez que a preparação antecipada é um dos fatores que aumentam a chance de obter aprovação.

Concurso PM RO 2019

A autorização do edital já havia sido realizada pelo ex-secretário de estado de Segurança, Defesa e Cidadania, Ronimar Vargas Jobim, em dezembro do ano passado. Na ocasião, o então secretário outorgou provimento de 68 vagas para carreira de oficial.  As vagas foram distribuídas em:

  • Quadro de Oficiais Combatentes (36 vagas);
  • Quadro de Oficiais de Saúde (28 vagas);
  • Quadro de Oficiais de Capelania (quatro vagas).

Para pleitear uma das oportunidades do concurso PM RO 2019 é necessário ter ensino superior, de acordo com cada especialidade. Além disso, é fundamental ter idade mínima de 18 e máxima de 30 anos (civis) e 35 anos (militares) e altura mínima de 1,60m, se do sexo feminino e 1,65m, se do sexo masculino.

Tendo em mente o certame de 2014, último realizado pela corporação, podemos estipular um valor para o vencimento deste novo concurso.

Na época, os soldados aprovados tiveram um salário de R$ 3.182,66 podendo o valor aumentar, dependendo dos benefícios. Enquanto o cargo de oficial de saúde – 1° tenente teve vencimento inicial de R$ 7.257,28.

Mas é importante salientar que os valores são referentes a 2014, ou seja, a quatro anos atrás. Apenas com a divulgação oficial do edital saberemos os valores iniciais dos salários.

Último Concurso PM RO

A expectativa para a abertura deste edital é grande, já que o último concurso realizado no estado para a carreira de oficiais ocorreu em 2014. Naquele ano, quando a Polícia Militar de Rondônia realizou o que seria seu último concurso, foram disponibilizadas 260 vagas.

Dentre elas, 216 voltadas para o público masculino, 24 para o público feminino, e 20 para oficiais de saúde. Ao passo que estas últimas foram voltadas para assistentes sociais, psicólogos, médicos gerais e psiquiatras e odontólogos.

No último concurso, os candidatos passaram por diversas etapas, com provas objetivas e discursivas (eliminatórias e classificatórias), prova de títulos (classificatória) e teste de aptidão física e avaliação psicológica (ambos de caráter eliminatório).

Após estas etapas ainda houve uma outra etapa, esta organizada pela própria Polícia Militar do estado. Na etapa em questão, os candidatos fizeram exames médicos de caráter eliminatório.

Em conclusão, após a realização e aprovação de todas estas etapas, o candidato pode se matricular no Curso de Adaptação de Oficiais de Saúde, de caráter classificatório e eliminatório.

Concurso PM RO: O Que Estudar?

O conteúdo programático do concurso deste ano ainda não foi divulgado, já que o edital ainda não foi liberado. Mas uma boa forma de já antecipar os estudos é se baseando na última edição do concurso.

Sendo assim, levando em consideração a edição do concurso de 2014, os conteúdos foram divididos de acordo com a carreira desejada:

 Soldado: Língua Portuguesa, História e Geografia de Rondônia, Informática Básica, Direitos Humanos, Estatuto da Policia Militar de Rondônia e Noções de Direito; redação; aptidão física; avaliação psicológica; exames médicos; curso de formação.

 Oficial: Língua Portuguesa, História e Geografia de Rondônia, Informática Básica, Direitos Humanos, Estatuto da Policia Militar de Rondônia, Conhecimentos na Área de Formação e Noções de Direito; redação; prova de títulos; aptidão física; avaliação psicológica; exames médicos; curso de adaptação de oficiais da saúde.

Ainda caso siga os moldes do certame anterior, os interessados podem esperar serem avaliados pelas seguintes etapas:

  1. Prova objetiva;
  2. Redação;
  3. Análise de títulos (apenas para oficiais);
  4. Teste de Aptidão Física (TAF);
  5. Avaliação psicológica;
  6. Exames médicos.

Inscrições concurso PM RO

Antes de ter o edital publicado, certame precisa cumprir uma série de trâmites burocráticos. Entre eles, escolha da banca organizadora responsável.

Assim, o prazo para abertura das inscrições segue indefinido. No entanto, é possível adiantar que as solicitações serão feitas exclusivamente pela internet, mediante acesso ao site da banca organizadora.

Valor cobrado como taxa de inscrição ainda não foi divulgado.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário