scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC MS 2018: Edital com 170 vagas poderá sair em breve!

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul deve publicar, ainda este ano, edital com 170 vagas para perito e agente.



A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PC MS) é um dos órgãos cujos concursos registram os maiores índices de inscrição no estado. Além dos bons ganhos mensais, outros atrativos são a estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.

As notícias para os concurseiros do estado são animadoras! Em abril deste ano o governo sul-mato-grossense concedeu autorização para concurso com 170 vagas, sendo 50 para agente de polícia técnica científica e 120 para perito.

Deste então os preparativos para o certame não tiveram muitas movimentações. Porém, no mês de novembro, o titular da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD MS), Carlos Alberto Assis, garantiu que a intenção é liberal o edital o quanto antes.

Concurso PC MS 2018

Um novo edital da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul já está autorizado e poderá ser publicado em breve. Depois de anunciado no dia 06 de abril, a formalização foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 09 do mesmo mês.

Confira o decreto publicado no DOE MS:

O concurso PC MS terá oferta de 170 vagas, com a seguinte distribuição:

  • Agente de Polícia Científica (50 vagas)
  • Perito Papiloscopista (40 vagas)
  • Perito Médico Legista (40 vagas)
  • Perito Criminal (40 vagas)

Todas as carreiras exigem formação em nível superior, de acordo com a área pretendida. Além disso, caso siga os requisitos do último certame, a seleção cobrará idade entre 21 e 45 anos e CNH na categoria B ou superior.

Inicie seus estudos e tenha a oportunidade de conquistar uma das concorridas vagas:

Se você pretende se inscrever para o próximo certame, mantenha constante o ritmo de estudos e crie uma rotina de preparação também para os testes de aptidão física. Assim, você conseguirá uma preparação completa e as chances de aprovação no novo concurso da PC MS podem ficar, ainda, maiores.

Detalhes do último concurso da PC MS

O último edital da PC MS, publicado em 2017, abriu 210 vagas de nível superior. Foram contempladas as carreiras de Delegado de Polícia Civil (30 vagas), Escrivão de Polícia Civil (100 vagas) e Investigador de Polícia Civil (80 vagas).

Porém, apesar da quantidade de vagas inicial, o edital prevê que novas turmas podem ser convocadas dentro do prazo de validade do concurso, de acordo com necessidade da PC MS. O que aumenta o número de oportunidades de ingresso nas carreiras.

Para tomar posse no cargo, além de aprovado em todas as fases, o candidato deve se enquadrar, ainda, em alguns requisitos comuns às carreiras do edital. São eles:

  • ser brasileiro;
  • ter idade mínima de 21 anos e máxima de 45 anos na data de encerramento das inscrições;
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação válida de categoria mínima B;
  • possuir certificado de conclusão de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • não possuir antecedentes criminais, não ter praticado infração penal e possuir boa conduta na vida pública e privada, entre outros. 

O concurso será válido por dois anos a contar da data da homologação do resultado final da primeira turma de candidatos que realizaram o Curso de Formação Policial, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

Para mais detalhes, acesse os editais usando o link: https://goo.gl/pMp4Rs

Cargos e salários PC MS

De acordo com o edital mais recente, o valor do salário inicial é de R$ 14.978,26 para a carreira de Delegado. Profissionais das demais carreiras farão jus ao salário inicial de R$ 3.888,26. Todas as oportunidades têm jornada de trabalho 40h semanais.

Última prova e conteúdo programático concurso PC MS

Se você pretende se inscrever para o próximo concurso da PC MS e já tem um cronograma de estudos, deve manter e intensificar suas atividades. Aos que ainda não começaram, a hora é agora! Quanto maior a antecedência da preparação, maior as chances de de ser aprovado no certame.

Abaixo, você confere o quadro programático, número de questões e pontuação das provas objetivas (classificatórias e eliminatórias) do concurso da PC MS.

Os candidatos às funções de Investigador e Escrivão responderam, no total, 80 questões. Além das perguntas de conhecimento geral, foram cobradas questões de conhecimentos específicos de Direito.

Para candidatos aos postos de Delegado, o total foi de 100 perguntas. O foco foi a área de formação dos candidatos, o Direito. Confira:

Vale lembrar que, dentro da quantidade de vagas previstas no edital, será aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver 60% ou mais do total de acertos.

Os aprovados na fase um (prova objetiva), foram convocados para as fases seguintes, que são, sequencialmente:

  • avaliação médico-odontológica (caráter eliminatório)
  • avaliação de aptidão física (caráter eliminatório)
  • avaliação psicológica (caráter eliminatório)
  • prova de títulos (caráter classificatório)
  • investigação social (caráter eliminatório)

Algumas fases são específicas para cada função:

  • prova prática de digitação para candidatos a Investigador e Escrivão – (caráter eliminatório)

Para a carreira de Delegado:

  • prova oral (caráter eliminatório)

Depois de considerados aptos em todas essas fases, e observando a quantidade de vagas, os candidatos foram considerados aptos a se matricular no Curso de Formação Profissional.

Banca examinadora concurso PC MS

Conhecer a banca examinadora de um certame é um dos passos mais importantes ao se preparar para um concurso público. Assim, é possível conhecer o estilo das questões e também os critérios usados para correção das provas.

O último concurso da PC MS foi executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul – FAPEMS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Fundada no ano de 1997, a Fundação é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que realiza, além de outras atividades, concursos públicos. Mais informações podem ser consultadas no site da FAPEMS (www.fundacaofapems.org.br).

Inscrições concurso PC MS

Apesar de já estar autorizado, o concurso PC MS 2018 não tem data prevista para abertura das inscrições. Por isso, interessados em uma das vagas devem ficar atentos a todos os andamentos do certame, cujo edital está previso para sair até o final do ano.

A último seleção recebeu um total de 28.502 candidatos para as vagas de Inspetor e Escrivão. Já na carreira de Delegado, 9.770 pessoas disputaram 30 vagas. Houve reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros.

Inicie seus estudos e tenha a oportunidade de conquistar uma das concorridas vagas:




Voltar ao topo

Deixe um comentário