scorecardresearch ghost pixel



Concurso Polícia Militar – PM AC: Novo edital previsto! Comissão integrada constituída

Último edital foi lançado em 2017, ofertando 230 vagas para soldado com iniciais de R$ 3 mil e ainda está em andamento. Há expectativas para lançamento de novo concurso em breve.



A procura por estabilidade financeira faz com que diversos candidatos invistam tempo e material para a preparação dos concursos públicos. Grande parte deles vêm de políticas públicas de investimentos em segurança, como é o caso dos certames para Polícia Militar.

Um desses processos acontece no norte do Brasil, com a convocação de novos candidatos para a Polícia Militar do Acre (PM AC). O governo do Estado fez recentes investimentos em progressão de carreira para policiais, criando mais subtenentes e sargentos.

Comece a estudar agora mesmo e se prepare para próximos concursos: Combo PM AC – Soldado Combatente + Curso Online

Segundo informações da assessoria da PM, essa valorização é fruto da alteração da lei proposta pelo governo do Estado que amplia os quadros da corporação. Lei inclusive, que pode planejar novas vagas para soldados combatentes, em um novo concurso.

Concurso PM AC 2021 / 2022

Boas notícias para quem aguarda novidades em relação ao concurso PM AC 2021 / 2022. Segundo portaria publicada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no dia de 17 de novembro de 2020, a comissão integrada responsável por elaborar proposta de realização de um novo certame foi constituída. Dentro de 30 dias o grupo de trabalho deveria apresentar a viabilidade de concursos para as Forças do Sistema Estadual de Justiça e Segurança Pública.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da corporação tem previsão de 4 mil agentes. No entanto, a configuração atual é de apenas 2.500 policiais.

Já expirado o prazo de 30 dias informado na Portaria, a Assessoria de Imprensa do Estado informou em 18 de janeiro de 2021 ao Gran Cursos Online que “nada está definido ainda. Estamos todos focados na vacinação”, ou seja, apesar de possível o certame segue indefinido.

O último concurso da Polícia Militar do Acre foi publicado em 2017 com 230 vagas para soldado. Até o momento, 244 aprovados já foram convocados. O prazo de validade do certame encontra-se suspenso por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000), e a Lei de Ajuda aos Estados para Enfrentamento a Covid-19 (Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020), e o Teto de Gastos Públicos.

Vale lembrar que a preocupação com Segurança Pública é uma necessidade de todas as Unidades da Federação. Como já informado, o governo acreano investe na área, promovendo a valorização da carreira policial, além de esforços pela população. Dessa forma, espera-se que novo edital seja aberto em breve.

Concurso PM AC – 2017

O edital (Nº 001 SGA/PMAC) foi divulgado em 2017, tendo o Ibade como banca organizadora. Por meio dele, a Polícia Militar do Acre abriu 250 vagas de nível médio e médio/técnico para provimento do quadro efetivo da corporação.

As oportunidades foram divididas entre os cargos de Aluno Soldado Combatente do sexo masculino e feminino (230 vagas),  Aluno Soldado de Saúde – Técnico de Enfermagem (05 vagas), Aluno Soldado de Saúde – Auxiliar de Saúde Bucal (05 vagas) e  Aluno Soldado Músico (10 vagas).

O certame encontra-se, ainda, em andamento. Como mencionado anteriormente, por conta da pandemia do novo coronavírus o prazo de validade, que venceria em 2020, foi suspenso.

As provas da primeira etapa foram aplicadas nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá. O certame registrou mais de 39 mil inscritos e teve um alto índice candidatos ausentes nas avaliações teóricas. Cerca de 10 mil candidatos não compareceram aos locais de prova.

O andamento do certame encontra-se descrito, na íntegra, no site da organizadora. Acompanhe pelo link Edital concurso PM AC 2017.

Comece a estudar agora mesmo e se prepare para próximos concursos: Combo PM AC – Soldado Combatente + Curso Online

Concurso PM Acre: situação atual

No dia 19 de março de 2021 foi divulgada em edição do Diário Oficial a convocação dos candidatos aprovados no concurso PM AC para a matrícula no Curso de Formação de Aluno Soldado.

A lista de convocados segue a seguinte ordem:

  • cargo;
  • classificação final;
  • número de inscrição;
  • nome do candidato em ordem de classificação; e
  • nota.

Concurso PM AC – 2012

A Polícia Militar do Acre realizou, em 2012, concurso para efetivar 240 soldados combatentes e músicos. A Fundação Carlos Bittencourt (Funcab) foi a banca organizadora.

O salário médio inicial foi de R$2.244,81 (dois mil duzentos e quarenta e quatro e oitenta e um centavos), contando com adicionais correspondentes à periculosidade, tempo por serviço cumprido, hora extra, entre outros.

Os candidatos foram submetidos à provas objetiva e discursiva, aptidão física, exames psicotécnico, médico e toxicológico, investigação social e criminal.

Confira o Edital concurso PM AC 2012.

Requisitos Concurso PM AC

Além da aprovação em todas as etapas do concurso público, os candidatos precisam se enquadrar em alguns requisitos para posse em cargos da Polícia Militar do Acre. São eles:

  • Idade mínima de 18 e máxima de 30 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Diploma de conclusão do ensino médio;
  • Ter altura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55 do sexo feminino;
  • Estar em situação regularizada com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);
  • Apresentar certificado de quitação eleitoral.

Alguns outros requisitos específicos podem ser apresentados em futuros editais, entretanto, de modo geral estes acima citados estão entre os mais recorrentes.

Veja também: Concursos Abertos no Estado do Acre

Conteúdo programático e provas concurso PM AC

Mesmo sem nenhum edital previsto, os futuros candidatos ao concurso da Polícia Militar do Acre podem adiantar o cronograma de estudo, saindo na frente na busca pela aprovação.

O conteúdo programático sofre pequenas alterações entre um e edital e outro. Mas de modo geral, os candidatos respondem questões de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Acre, Informática Básica, Estatuto dos Militares Estaduais e suas alterações e Atualidades.

As provas, conforme o edital de 2017 foram subdividas nas abaixo relacionadas diretrizes:

  1. Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  2. Etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  3. Etapa: Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  4. Prova Prática Instrumental (para candidatos a Aluno Soldado de Saúde e Aluno Soldado Músico);
  5. Etapa: Avaliação Médica e Toxicológica, de caráter eliminatório;
  6. Etapa: Investigação Criminal e Social, de caráter eliminatório.

Comece a estudar agora mesmo e se prepare para próximos concursos: Combo PM AC – Soldado Combatente + Curso Online




Voltar ao topo

Deixe um comentário