Concurso Polícia Militar – PM AC: Informações atualizadas!

Último edital foi lançado em 2017, ofertando 250 vagas para soldado com iniciais de R$ 3 mil e ainda está em andamento. Há expectativas para lançamento de novo concurso em 2020.

A procura por estabilidade financeira faz com que diversos candidatos invistam tempo e material para a preparação dos concursos públicos. Grande parte deles vêm de políticas públicas de investimentos em segurança, como é o caso dos certames para Polícia Militar.

Um desses processos acontece no norte do Brasil, com a convocação de novos candidatos para a Polícia Militar do Acre (PM AC). O governo do Estado fez recentes investimentos em progressão de carreira para policiais, criando mais subtenentes e sargentos.

Comece a estudar agora mesmo e se prepare para próximos concursos: Combo PM AC – Soldado Combatente + Curso Online

Segundo informações da assessoria da PM, essa valorização é fruto da alteração da lei proposta pelo governo do Estado que amplia os quadros da corporação. Lei inclusive, que pode planejar novas vagas para Soldados Combatentes, em um novo concurso.

Concurso PM AC – 2019

Ainda não há informações concretas a respeito de novo edital para a PM AC. O certame realizado em 2017 está em andamento, inclusive com candidatos sendo convocados para o curso de formação.

Porém, a preocupação com Segurança Pública é uma necessidade de todas as Unidades da Federação. Como já informado, o governo acriano investe na área, promovendo a valorização da carreira policial, além de esforços pela população.

Dessa forma, espera-se que um novo edital seja aberto ainda em 2019. Caso um novo certame não ocorra ainda este ano, é esperado que ocorra, no máximo, em 2020, devido a expiração do tempo de validade do concurso de 2017.

Concurso PM AC – 2017

O edital (Nº 001 SGA/PMAC) foi divulgado em 2017, tendo o Ibade como banca organizadora. Por meio dele, a Polícia Militar do Acre abriu 250 vagas de nível médio e médio/técnico para provimento do quadro efetivo da corporação.

As oportunidades foram divididas entre os cargos de Aluno Soldado Combatente do sexo masculino e feminino (230 vagas),  Aluno Soldado de Saúde – Técnico de Enfermagem (05 vagas), Aluno Soldado de Saúde – Auxiliar de Saúde Bucal (05 vagas) e  Aluno Soldado Músico (10 vagas).

O certame encontra-se, ainda, em andamento. Apesar de o edital ter sido aberto em 2017, não houve tempo hábil para realização de todas as etapas no decorrer do ano.

As provas da primeira etapa foram aplicadas nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá. O certame registrou mais de 39 mil inscritos e teve um alto índice candidatos ausentes nas avaliações teóricas. Cerca de 10 mil candidatos não compareceram aos locais de prova.

Em abril de 2018, os candidatos foram convocados para entrega da documentação referente à investigação social. Assim que o resultado final for homologado, ele terá vigência de seis meses, sem prorrogações.

O andamento do certame encontra-se descrito, na íntegra, no site da organizadora. Acompanhe pelo link: https://goo.gl/tCpevz

Comece a estudar agora mesmo e se prepare para próximos concursos: Combo PM AC – Soldado Combatente + Curso Online

Concurso PM AC – 2012

A Polícia Militar do Acre realizou, em 2012, concurso para efetivar 240 soldados combatentes e músicos. A Fundação Carlos Bittencourt (Funcab) foi a banca organizadora.

O salário médio inicial foi de R$2.244,81 (dois mil duzentos e quarenta e quatro e oitenta e um centavos), contando com adicionais correspondentes à periculosidade, tempo por serviço cumprido, hora extra, entre outros.

Os candidatos foram submetidos à provas objetiva e discursiva, aptidão física, exames psicotécnico, médico e toxicológico, investigação social e criminal.

O edital do certame anterior está disposto clicando aqui.

Requisitos Concurso PM AC

Além da aprovação em todas as etapas do concurso público, os candidatos precisam se enquadrar em alguns requisitos para posse em cargos da Polícia Militar do Acre (PM AC). São eles:

  • Idade mínima de 18 e máxima de 30 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Diploma de conclusão do ensino médio;
  • Ter altura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55 do sexo feminino;
  • Estar em situação regularizada com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);
  • Apresentar certificado de quitação eleitoral.

Alguns outros requisitos específicos podem ser apresentados em futuros editais, entretanto, de modo geral estes acima citados estão entre os mais recorrentes.

Conteúdo programático e provas concurso PM AC

Mesmo sem nenhum edital previsto, os futuros candidatos ao concurso da Polícia Militar do Acre podem adiantar o cronograma de estudo, saindo na frente na busca pela aprovação.

O conteúdo programático sofre pequenas alterações entre um e edital e outro. Mas de modo geral, os candidatos respondem questões de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Acre, Informática Básica, Estatuto dos Militares Estaduais e suas alterações e Atualidades.

As provas, conforme o edital de 2017 foram subdividas nas abaixo relacionadas diretrizes:

  1. Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  2. Etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  3. Etapa: Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  4. Prova Prática Instrumental (para candidatos a Aluno Soldado de Saúde e Aluno Soldado Músico);
  5. Etapa: Avaliação Médica e Toxicológica, de caráter eliminatório;
  6. Etapa: Investigação Criminal e Social, de caráter eliminatório.

Veja também: Concursos Abertos no Estado do Acre

Concurso PM AC – 2020

Como já informado, o edital de 2017 encontra-se em vigência, por isso inda não houve pronunciamentos oficiais sobre a realização de um novo certame. Todavia, o certame em andamento tem validade de seis meses, a partir de sua homologação, sem possibilidade de prorrogações.

Como se sabe, a preocupação com Segurança Pública é uma necessidade de todas as Unidades da Federação. Dessa forma, espera-se que um novo edital seja aberto em 2020, tendo em vista a proximidade a expiração do certame de 2017.

Comece a estudar agora mesmo e se prepare para próximos concursos: Combo PM AC – Soldado Combatente + Curso Online

Concurso Polícia Militar – PM AC: Informações atualizadas!
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário