scorecardresearch ghost pixel



Concurso TRE AL: Novo edital deve ser lançado em breve

Confira as últimas atualizações referentes ao certame, como banca organizadora, edital, cargos e remunerações.



A busca pela carreira pública povoa os sonhos de milhares de concurseiros em todo o Brasil. Contudo, determinados órgãos despertam maior atenção daqueles que dedicam horas a fio aos seus estudos. Dentre eles, encontram-se os tribunais, seja qual for a esfera.

Isso inclui os Tribunais Eleitorais dos Estados e DF. Estabilidade e boas remunerações rendem número expressivo de concorrentes em todas os concursos lançados. Com o TRE de Alagoas não seria diferente! O último certame para o órgão foi realizado em 2009, portanto, não há mais concursos válidos, o que faz crescer a expectativa pelo novo edital.

Concurso TRE AL 2019

O último concurso para o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas ocorreu em 2009 e teve seu prazo vencido em 2014. Dessa forma, há dez anos sem realização de um certame, é esperado que um novo edital seja disponibilizado ainda no segundo semestre de 2019.

Contudo, caso isso não ocorra, a expectativa é que um novo concurso seja iniciado ainda no primeiro semestre de 2020. Por isso, é de extrema importância que os candidatos fiquem atentos às próximas informações acerca do TRE.

Concurso TRE AL 2009

O certame de 2009 foi organizado pela Fundação Carlos Chagas e ofertou três vagas de contratação imediata ais formação de cadastro de reserva. Para técnico, foi contemplada a especialidade de Técnico Judiciário – Administrativo. Para Analista, foram disponibilizadas oportunidades para as áreas Administrativa, Judiciária, Contabilidade e Engenharia – Civil.

Os candidatos foram avaliados mediante provas objetivas de 20 questões de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos para todos os cargos. Analistas passaram, ainda, por provas discursivas. O conteúdo programático das provas variou por cargo, conforme pode ser checado no edital, disponível pelo link: https://goo.gl/TpuJ3b

Foram nomeados, para este concurso, 88 classificados para analista judiciário, 44 para analista administrativo, 16 para analista – contabilidade, oito para analista – engenharia civil e 132 para técnico – administrativo.

Sobre o TRE AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) possui sua sede administrativa na capital do Estado, Maceió.

Compõem a Justiça Eleitoral de AL, além do TRE, as 55 zonas eleitorais e os postos de atendimento das Centrais do Atendimento, espalhadas pelo território estadual.

Cargos e salários

Quando aprovado, o Concurso TRE-AL 2017 ofertará vagas para as carreiras de analista (especialidades Judiciária e Administrativa) e técnico judiciário (especialidade administrativa), exigindo ensino superior (específico de Direito para analista judiciário) e médio, respectivamente. Tirando por base o certame de 2009, os salários para tais funções chegam a R$ 4.052,96 para técnico e R$ 6.611,39 para analista, cumprindo carga horária de 40 horas semanais. Porém, os mesmos já deve ter sido atualizado, podendo chegar, então, a montantes maiores.

Ao Analista – especialidade Judiciário cabe a execução de funções ligadas a julgamentos e processamentos ou atividades de cunho superior em RH, desenvolvimento organizacional, dentre outros. Já ao técnico cabe desempenhar funções intermediárias de cunho administrativo, como RH, recursos patrimoniais, desenvolvimento organizacional, além de suporte administrativo e técnico às unidades.

Ao Analista – especialidade Administrativa cabe a execução de funções de nível superior relacionadas à administração de recursos patrimoniais, humanos, materiais, orçamentários, controle interno, desenvolvimento organizacional, dentre outras.

Ao Técnico – especialidade Administrativo cabe a execução de funções de nível médio ligadas a julgamentos e processamentos ou atividades de cunho superior em RH, desenvolvimento organizacional, dentre outros. Já ao técnico cabe desempenhar funções intermediárias de cunho administrativo, como RH, recursos patrimoniais, desenvolvimento organizacional, além de suporte administrativo e técnico às unidades.

Dicas para passar no Concurso TRE AL

Um dos principais itens para se dar bem em um concurso é conhecer sua banca organizadora. Ainda não há confirmação sobre o lançamento do próximo edital do TER-AL mas, o último foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

A banca costuma cobrar todos os itens do edital em questões extensas, porém, objetivas, de múltipla escolha. São comuns questões do tipo “marque a incorreta”, portanto, atenção para não se confundir na hora de responder.

Nas provas de Português aborda, preferencialmente, a gramática normativa, como regras de acentuação e ortografia vigentes, verbos e vozes verbais, regência, concordância, funções sintáticas e pronomes. No entanto, nas provas para cargos de nível superior, a banca tem exigido bastante interpretação. Autores presentes na bibliografia são Sérgio Buarque de Hollanda, Marilena Chauí, Euclides da Cunha, dentre outros.

Em Direito, a banca também costuma cobrar bastante jurisprudência e doutrina. São utilizados, basicamente, os mesmos autores citados nas provas do Cespe/Unb. Em Informática, são exigidos os procedimentos e utilidades das ferramentas. São cobradas, em questões de textos longos, práticas do pacote Windows Office, Internet, Windows e Internet Explorer.

Dicas: por mais familiarizado que seja com Português e Informática, nunca deixe de reservar uma parte do dia para estudar a parte prática dos dois, principalmente atualizadas. E estude todo o edital, já o conteúdo todo costuma ser cobrado pela banca.

Peso das matérias e critérios de desempate

Além do conhecimento da banca, é importante atentar-se ao peso das matérias constantes do conteúdo programático. Na parte dos conhecimentos específicos, todas as matérias são, normalmente, cobradas nas provas. Cada uma delas possui peso 2 em relação à pontuação. Portanto, estude todo o conteúdo com a mesma atenção.

Uma parte que preocupa os candidatos são os critérios de desempate. No caso das provas do TRE, o primeiro critério é o fator idade, dando preferência aos maiores de 60 anos. Em seguida é considerada a maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos. Ou seja, mais um motivo para estudar bem todas as matérias.

Concurso TRE AL 2020

O TRE-AL não tem concurso válido ou em andamento. Contudo, ainda não foi divulgada nenhuma informação oficial a respeito de novos editais para 2019. Porém, como o certame de 2009 expirou em 2014, cresce a expectativa.

Dessa forma, crescem as expectativas para a liberação de um novo edital para o próximo ano, dando início aos preparativos para o concurso TRE AL 2020. Assim, é importante que os interessados mantenham suas rotinas de estudo para conseguir uma boa classificação no novo certame.




Voltar ao topo

Deixe um comentário