scorecardresearch ghost pixel



Concurso TRE ES 2018: Fique por dentro de todas as novidades

Os concursos para os Tribunais Regionais Eleitorais estão suspensas temporariamente. Saiba o que fazer enquanto novas seleção não são divulgadas.



Estudar para um concurso público muitas vezes torna-se um projeto de vida. Muitos concurseiros dedicam um longo tempo de preparo e estudos para atingir a sonhada aprovação.

As seleções para os Tribunais Eleitorais são alvos de muitos desses estudantes, que em busca da estabilidade das carreiras públicas estudam com objetivo de conquistar uma dessas oportunidades.

Entre estes, o concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE ES) é uma excelente opção.

Porém, por enquanto não há nenhuma seleção do órgão em vista, mas vale a pena começar a se preparar com antecedência. Este é um concurso extremamente concorrido. Mais de 20 mil concorrentes se inscreveram para as provas do último edital.

O cargo mais procurado, Técnico Judiciário – Área Administrativa, teve uma demanda de 2.357 candidatos por vaga. Por isso é tão importante que a preparação comece o quanto antes.

Abaixo você encontra os principais pontos relacionados ao último edital, como conteúdo programático, banca examinadora, e mais. Além de dicas para estudar para a prova e informações atualizadas, como as remunerações do servidores. Confira!

Sobre o TRE ES

A Justiça Eleitoral do Espírito Santo foi instalada no ano de 1932. A sede do órgão no ES está localizada na capital, Vitória.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de competência da Justiça Eleitoral cuidar da organização do processo eleitoral (alistamento eleitoral, votação, apuração dos votos, diplomação dos eleitos, dentre outros).

Ou seja, todo o trabalho realizado pelo TRE ES e por todos os servidores tem como objetivo garantir a lisura do processo eleitoral estadual, garantindo assim a soberania popular.

Concurso TRE ES 2018

Em 2017 foram grandes as expectativas para a abertura de um novo concurso público para o Tribunal Regional do Espírito Santo. A última seleção teve a validade expirada em 2015.

Além disso, foi aprovado crédito suplementar para realização de um novo concurso público para o órgão.

Entretanto, por conta da Portaria que suspende a realização de concursos públicos dos Tribunais Eleitorais, não há previsões para novos concursos do TRE ES até o início de 2019.

A partir da publicação da Lei Orçamentária para o ano que vem, será feita uma revisão na Portaria para se saber se a suspensão continua ou não. No caso de as seleções voltarem a ser autorizadas, de acordo com o orçamento e com a necessidade dos Tribunais, os concursos devem voltar a acontecer.

Mas atenção! Se você pretende concorrer a futuras vagas do TRE ES é importante manter o ritmo de estudos. Considere esse tempo a mais como um período para estudar com mais tranquilidade.

Tenha em mente que a conquista de uma vaga em concursos públicos é um processo que leva tempo e é um investimento a longo prazo.Tenha materiais de qualidade e preze por uma preparação consistente.

Suspensão dos concursos do TRE

Em 22 de setembro de 2017 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Portaria nº 671. Essa Portaria, a partir de 1º de novembro do mesmo ano, proibiu todos os provimentos de cargos vagos na Justiça Eleitoral.

Ou seja, desde novembro do ano passado estão proibidas nomeações de candidatos aprovados em concursos de todos os Tribunais Regionais Eleitorais brasileiros.

Essa é uma das medidas de adequação de orçamento estabelecidas pelo Novo Regime Fiscal, instituído pela Emenda Constitucional Nº 95, de 2016.

O TSE alegou que tratou do assunto individualmente com os setores de Orçamento e Gestão de Pessoas de todos os Tribunais Regionais. A suspensão não é definitiva, mas deve durar ao menos até o ano que vem.

Segundo o texto da portaria, a partir de 2019, serão realizadas revisões anualmente depois da publicação da Lei Orçamentária Anual do respectivo exercício financeiro. A partir dessas revisões, de acordo com o orçamento, os concursos podem voltar a acontecer, ainda que parcialmente.

Último concurso TRE ES

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo abriu edital pela última vez em 2010. Foram abertas 39 vagas, mais formação de cadastro de reserva, para candidatos de nível médio e superior.

Conforme previsto em lei, houve reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência. O edital previu ao menos uma vaga, ou colocação no cadastro de reserva, para cada uma das vagas.

Os interessados em ingressar nas carreiras do TRE ES puderam pleitear vagas nas seguintes funções de nível superior:

  • Analista Judiciário – Área Administrativa
  • Analista Judiciário – Área Judiciária
  • Analista Judiciário – Área Administrativa (Contabilidade)
  • Analista Judiciário – Apoio Especializado (Análise de Sistemas)
  • Analista Judiciário – Apoio Especializado (Arquivologia)
  • Analista Judiciário – Apoio Especializado (Engenharia Civil)
  • Analista Judiciário – Apoio Especializado (Estatística)
  • Analista Judiciário – Apoio Especializado (Medicina)
  • Analista Judiciário – Apoio Especializado (Psicologia)
  • Analista Judiciário – Apoio Especializado (Relações Públicas)

Aos candidatos de nível médio ou médio/técnico foram destinadas oportunidades nas áreas de:

  • Técnico Judiciário – Área Administrativa
  • Técnico Judiciário – Área Administrativa (Contabilidade)
  • Técnico Judiciário – Apoio Especializado (Edificações)
  • Técnico Judiciário – Apoio Especializado (Operação de Computadores)
  • Técnico Judiciário – Apoio Especializado (Programação de Sistemas)
  • Técnico Judiciário – Apoio Especializado (Taquigrafia)

De acordo com as necessidades do TRE ES, os candidatos aprovados foram lotados na secretaria do Tribunal quanto nos Cartórios Eleitorais.

Carreiras, salários e benefícios TRE ES

O ingresso no TRE ES pode ser tanto pelas carreiras de Técnico, quanto de Analista. Em ambas os servidores cumprem jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Para a primeira, os candidatos devem possuir diploma de conclusão de ensino médio. Já na segunda, é preciso ter graduação de nível superior em Direito ou conforme as áreas de Apoio Especializado ofertadas no edital.

As remunerações iniciais do TRE são de R$ 7.051,99 para Técnico e R$ 11.003,92. Esses valores são compostos pelo vencimento básico, gratificação por atividade judiciária e auxílio-alimentação.

Conteúdo programático e provas do TRE ES

As últimas provas do Tribunal Regional do Espírito Santo foram realizadas sob responsabilidade do Cebraspe/UnB. Uma boa dica para os candidatos que já estão se preparando é revisar os conteúdos presentes no último edital e também ficar atento aos julgamentos eleitorais importantes que aconteceram recentemente.

Por conta do tempo extra para se preparar o candidatos tem a possibilidade de estudar cada tópico com calma. Porém, como não há previsão de abertura de edital, é preciso que os futuros concorrentes façam revisões periódicas.

Saiba como foi a estrutura das provas anteriores e o que esperar das próximas:

  • Analista Judiciário

  •  Técnico Judiciário (exceto para a área de Apoio Especializado – Especialidade Taquigrafia)

  • Técnico Judiciário (Apoio Especializado – Especialidade Taquigrafia)

Conteúdo Programático - Taquigrafia

De acordo com o conteúdo programático do último edital, os conhecimentos básicos de nível superior foram:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática (exceto para o cargo de Apoio Especializado – Análise de Sistemas)
  • Raciocínio Lógico (somente para Apoio Especializado – Análise de Sistemas)

Já os conhecimentos básicos para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa foram os seguintes:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Noções de Arquivologia.

Os conhecimentos básicos para os demais cargos foram os listados abaixo:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática (exceto para Técnico Judiciário – Operação de Computadores e Programação de Sistemas)
  • Raciocínio Lógico (somente para Técnico Judiciário – Operação de Computadores e Programação de Sistemas)

Além desses, o edital detalhou os conhecimentos específicos de cada área. Confira mais detalhes acessando o edital: https://goo.gl/PYpEYX




Voltar ao topo

Deixe um comentário