scorecardresearch ghost pixel



Concurso TRT MA – 2018: Edital previsto para técnico e analista

Último certame, lançado em 2014 e organizado pela Fundação Carlos Chagas já foi encerrado, aumentando a expectativa pelo novo edital.



Um novo concurso deve aparecer para os maranhenses em breve! O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT MA) prevê certame, ainda, para este ano! O objetivo é abrir vagas nas carreiras de técnico e analista.

O TRT16 tem Projeto de Lei (8334/2015), que prevê o preenchimento de 93 vagas, ainda em análise. A última movimentação do texto indica que ele se encontra na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Se aprovado, o texto amplia o quadro funcional do órgão nas carreiras de analista judiciário – especialidades judiciária e oficial de justiça.

O PL tem autoria do ministro Ives Gandra Filho, sob a justificativa de que a demanda processual não foi acompanhada pelo quadro funcional do órgão. O TRT MA realizou seu último certame em 2014 cujo prazo de validade era previsto para 2018. Porém, seu resultado final já foi homologado, o que alavanca as expectativas para a realização de um novo concurso.

Concurso TRT MA (TRT16) 2018: O que esperar?

O Concurso TRT MA (TRT16) deverá ofertar vagas nas carreiras de técnico e analista judiciários. As carreiras exigem, respectivamente, conclusão de níveis médio e superior de ensino. Ainda não foram informados detalhes quanto ao quantitativo de vagas ou especialidades incluídas no certame.

O processo de avaliação e seleção dos candidatos, possivelmente, seguirá o efetivado no certame anterior. Sendo assim, os candidatos poderão ser submetidos à provas objetivas e discursivas. No entanto, outras etapas podem ser incluídas a depender do cargo pretendido.

As provas, provavelmente, serão aplicadas na cidade de São Luís, capital do estado.

Cargos, salários e atribuições

Como mencionado, o Concurso TRT16 2018 deverá ofertar vagas nas carreiras de técnico e analista judiciário. Os cargos exigem formação em níveis médio e superior, respectivamente.

Apostila – TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA – Tribunal Regional do Trabalho – TRT MA

O técnico judiciário tem, como atribuições, executar atividades de nível intermediário que se relacionem a funções administrativas e especiais. São exemplos a programação de computadores, segurança, dentre outras. Dependendo da especialidade, além do nível médio, a carreira exige curso técnico correspondente à atividade executada. Remuneração inicial prevista de R$ 7.226,00, incluindo auxílio-alimentação e Gratificação por Atividade Judiciária (GAJ).

O analista, por sua vez, executa atividades de nível superior ligadas à projetos, administração, dentre outras de acordo com sua área. Sendo assim, a função pode exigir graduação em qualquer área ou em cursos específicos. Remuneração inicial prevista para o cargo é de R$ 11.523,00, incluindo auxílio-alimentação e Gratificação por Atividade Judiciária (GAJ).

Abaixo, segue a estrutura de remuneração do TRT MA:

Além disso, é previsto o reajuste escalonado para servidores do judiciário, em parcelas finalizadas até 2019.

Concurso TRT MA – 2014

O Concurso TRT MA 2014 foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e disponibilizou 21 vagas distribuídas entre os cargos de técnico e analista judiciários. Para concorrer, o candidato deveria ter concluído, respectivamente, ensinos médio e superior de ensino.

Os candidatos foram selecionados por meio de provas objetivas e discursivas. As provas foram aplicadas em São Luís (MA), em turnos diferentes, conforme o cargo pretendido. O certame contou com a participação de 31.324 inscritos. Confira, aqui, a estatística detalhada de candidatos.

A aplicação das provas certame foi marcada por tumulto em função da falta de ar-condicionado em um dos locais de prova. Candidatos que fizeram a etapa na Faculdade Estácio de Sá reclamaram da falta de estrutura em determinadas salas.

Por isso, coordenadores tentaram realocar os inscritos para salas que tivessem equipamentos em perfeitas condições. O tumulto acabou proporcionando o vazamento de informações da prova. Candidatos que saíram de outras cidades alegaram ter sido prejudicados pela confusão.

Os problemas acabaram anulando as provas para o cargo de Técnico Judiciário, remarcadas para o mês de junho. A lista de aprovados no certame foi divulgada em agosto de 2014. O concurso teve validade de dois anos, sendo prorrogado em agosto de 2016 para igual período.

Até o momento da prorrogação, 82 aprovados haviam sido nomeados. Segundo relatório divulgado no site do TRT MA, mais de 160 tiveram nomeação publicada.

Todas as informações pertinentes ao Concurso TRT MA 2014 encontram-se nos links: goo.gl/1ue3iE e goo.gl/RUKXx8

Provas Concurso TRT MA

O edital do Concurso TRT MA 2018 ainda não foi publicado, mas, as provas deverão seguir o mesmo padrão aplicado no certame anterior. Nele, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.

As provas objetivas foram compostas por 60 questões de conhecimentos básicos e específicos. Na prova discursiva, os candidatos deveria elaborar um texto dissertativo sobre assunto de interesse geral. Nele, seriam avaliados itens de conteúdo, estrutura e expressão. A exceção foi para os candidatos ao cargo de Analista – Especialidade Engenharia.

Estes deveriam responder a duas questões práticas para as quais deveriam apresentar as soluções, abordando temas do conteúdo de conhecimentos específicos. As provas discursivas de todos os cargos só foram corrigidas para os candidatos que alcançaram a pontuação exigida, em edital, nas provas objetivas.

O conteúdo constante na parte de Conhecimentos Gerais variou de acordo com o cargo pretendido. Mas, em suma, abordou as seguintes disciplinas:

  • Português
  • Informática
  • Noções de Gestão Pública
  • Matemática e Raciocínio Lógico
  • Noções de Gestão Pública
  • Noções de Direito

Maiores detalhes no edital, acessível através do link: goo.gl/quxRgh

Dicas para o Concurso TRT MA

Primeiramente, o candidato deve conhecer, bem, a banca organizadora de seu certame. No último concurso do TRT MA, a escolhida foi a FCC, tida como uma das mais difíceis pelos concurseiros. Porém, apresenta grau de dificuldade de acordo com o cargo pretendido.

Em Direito, cobra a “lei seca”, enquanto aplica regras gramaticais nas provas de Português. Como costuma repetir questões, o ideal é que o concursando treine através de provas anteriores. O banco de certames concluídos pela banca encontra-se na página da banca organizadora.

Outra dica é esmerar-se nas disciplinas base do certame. No caso do TRT, é o Direito do Trabalho. Alguns princípios fundamentais do conteúdo são:

  • Inalterabilidade contratual lesiva
  • Princípio da proteção ao empregado
  • Continuidade da relação de emprego
  • Primazia da realidade
  • Intangibilidade salarial

Veja dicas sobre Direito Processual do Trabalho:

Inscrições Concurso TRT MA 2018

O edital do Concurso TRT MA 2018 tem publicação prevista para este ano, mas, ainda sem datas oficiais. Mas, o concurseiro deve ficar atento, pois, logo após a divulgação do documento, será aberto o período de inscrições para o Concurso TRT MA 2018.

Apostila – TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA – Tribunal Regional do Trabalho – TRT MA




Voltar ao topo

Deixe um comentário