scorecardresearch ghost pixel



Custos diretos e indiretos

Os dois conceitos se assemelham, mas ao mesmo tempo possuem significados diferentes. Entenda a definição de cada um deles e saiba também qual é a relação que possuem com custos fixos e variáveis.



O que é um custo direto?

O custo direto está relacionado diretamente ao processo principal do negócio. Por isso, recebe esta denominação.

É possível fazer a identificação do custo em produtos ou serviços de maneira simples. O preço pelo qual um comerciante compra certo produto para colocá-lo à venda, por exemplo.

As empresas possuem outros custos diretos, tais como:

  • Matérias-primas;
  • Mão-de-obra direta (operários de uma indústria)
  • Materiais de embalagem.

O que é custo indireto?

Como é possível deduzir, este custo é o contrário do anterior já que não está ligado às atividades principais da empresa. Além disso, a sua identificação é um pouco mais difícil.

Os custos com a anergia elétrica utilizada pela indústria é um exemplo comum do custo indireto. O item é um custo para a produção, no entanto acontece de forma imediata.

Veja outros exemplos de custos indiretos:

  • Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);
  • Mão-de-obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo);
  • Seguros contratados;
  • Gastos com manutenção;
  • Custos de depreciação ou amortização.

Relação com custos fixos e variáveis

Há ainda duas maneiras de dividir os custos diretos e indiretos. Eles podem ser diferenciados em custos fixos e variáveis.

Os custos fixos são aqueles que mantém uma constância e independem do quanto é produzido. Os custos variáveis, por sua vez, diz respeito à quantidade que é produzida e por variarem de acordo com isso.

Entenda melhor sobre Custos Fixos e Custos Variáveis.

Custo fixo direto

Estes são os custos que são constantes na produção, no entanto, são levados em consideração aqueles que fazem parte da atividade principal. Os salários dos funcionários, por exemplo, já que têm uma relação direta com a produção e são fixos em todos os meses.

Custo fixo indireto

O custo fixo indireto também são constantes. Contudo, eles não possuem uma ligação com a atividade principal. Um exemplo é o custo com o aluguel com o espaço em que a empresa está instalada.

Custo variável direto

Estes ustos possuem mais reação om a produção. Dessa forma, eles variam com a quantidade produzida  e em relação direta. Tais como os custos com matérias-primas.

Custo variável indireto

Eles aumentam e diminuem de acordo com a produção. No entanto, agem de forma indireta ao final da produção. Os custos com a energia elétrica de uma empresa, por exemplo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário