scorecardresearch ghost pixel



O que é DMPL?

A sigla diz respeito a um documento que as empresas utilizam para demonstrar as alterações que aconteceram em seu patrimônio líquido durante um período determinado. Entenda como funciona a estrutura e qual a diferença de DMPL e DLPA



A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um documento feito pela contabilidade da empresa para que as mudanças do patrimônio líquido possam ser evidenciadas.

Apesar de não ser obrigatória por lei, o DMPL é exigido pela Comissão de Valores Mobiliários(CVM). Por isso, as empresas de capital aberto precisa elaborá-lo e publicá-lo. O documento é utilizado, principalmente, para apresentar as variações de reservas das empresas.

DPML: Estrutura

Demonstrações das mutações do patrimônio líquido

Há uma estrutura de demonstração que segue o objetivo de fazer as comparações dos saldos do patrimônio líquido do fim do período anterior. Dessa forma, são demonstradas as alterações que aconteceram na empresa durante o ano e os saldos finais do atual período.

Assim sendo, a partir da leitura do documento, é possível que os leitores saibam como foram destinados os lucros da empresa. Por divisão ou reservas, e os fluxos próprios do órgão.

Os fluxos de cada natureza que alteraram o resultado no período, até o final de todo patrimônio são somados e subtraídos. Agrupando todo o saldo do ano anterior.

DLPA e DMPL

A DLPA significa Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e é uma parte do DMPL. Nela aparecerem lucros ou perdas acumuladas. Na mesma coluna final é detalhado os lucros ou prejuízos acumulados.

A empresa, por esse motivo, tem a autorização de apresentar apenas a DPML aos acionistas ou a outros interessados em saber quais foram as mudanças que ocorreram com o patrimônio.

A DLPA realiza o cálculo e apresenta o destino que os lucros do órgão vão ter entre a adição ou saída dos seguintes itens:

  • Saldo Inicial do Exercício;
  • Som do Lucro do Exercício;
  • Diminuição em transferência para as reservas do PL;
  • Aumento por reversões das reservas do PL;
  • Pagamento de dividendos;
  • Ajustes de exercícios anteriores.

Dessa forma, este saldo é subtraído para uma transferência de aumento do capital próprio da empresa pelo mesmo valor. Com isso, portanto, o saldo final é nulo e todas as alterações são feitas e demonstradas pela DMPL em seu quadro detalhadamente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário