scorecardresearch ghost pixel



10 dicas de como passar no concurso da Polícia Federal (PF)

Um novo edital de concurso da Polícia Federal deve ser lançado em breve. Separamos algumas dicas fundamentais para de ajudar na preparação. Confira!



Recentemente o concurso da Polícia Federal foi autorizado e em breve o edital com 500 vagas deve ser publicado. Pensando nisso, separamos dicas valiosas a respeito da preparação para o certame, que é um dos mais concorridos e desejados do Brasil.

Lembre-se sempre que estudar para concursos públicos é um processo contínuo. A aprovação pode não vir na primeira tentativa, mas o mais importante é manter o foco e continuar estudando para as próximas oportunidades.

Confira os tópicos abaixo e comece o planejamento rumo a aprovação na carreira que você almeja!

1 – Mantenha-se atualizado

Principalmente em temas polêmicos e julgamentos recentes. Esses assunto podem ser cobrados de diversas maneiras, tanto na prova objetiva, quanto na prova discursiva.

Da mesma forma, é importante estar por dentro das atualidades ao redor do mundo. Em 2018 o Supremo Tribunal Federal (STF) deve tratar de temas importantes como o Novo Código Florestal, registro civil de transsexuais, terras quilombolas e alteração de limites dos Parques Nacionais da Amazônia, dentre outros. Fique de olho!

2 – Esteja preparado para a prova da aptidão física

Conseguir estudar todo o conteúdo programático é um desafio. Porém, ele não deve ser encarado sozinho. O exame de capacidade física é uma etapa que acaba eliminando muitos candidatos com excelente preparo de conteúdo mas sem nenhum preparo físico.

Durante a preparação é preciso ter uma visão ampla e planejar todas as etapas do certame. De modo geral, a prova de aptidão física é composta por teste em barra fixa, teste de impulsão horizontal, teste de natação (50 metros) e teste de corrida de 12 minutos.

Ou seja, o candidato precisa ter desempenho físico de alto rendimento. Para isso, comece a treinar todas as modalidades da prova, intercalando os dias de treinamento.

3 – Tenha certeza sobre a carreira que deseja seguir

Se preparar para um concurso público é uma tarefa árdua e desgastante que pode durar anos. O desafio é intensificado quando se trata de um grande concurso como o da Polícia Federal.

Portanto, tenha mente quais são as atribuições e dificuldades da carreira que escolheu. Os salários das carreiras de Policial Federal são muito atrativos, mas a rotina de trabalho pode ser extremamente desgastante e estressante. Portanto, analise sua vocação com cautela.

Se chegar a conclusão de que esta é mesmo a carreira que deseja, mergulhe fundo nos seus sonhos e dedique-se ao máximo para ver o seu nome na lista final dos aprovados.

4 – Preze pela qualidade do estudo

Não importa quantas horas por dia você tem disponível para estudar, faça com que elas sejam o mais proveitosas possível. Busque sempre por ambientes tranquilos, onde não será interrompido.

Além disso, parece evidente dizer, mas mantenha-se afastado de eletrônicos como celular e televisão, e caso você estude usando computador, faça log out de todas as contas em redes sociais.

Além de diminuir a concentração, esses equipamentos podem roubar bastante do tempo que você tem disponível para estudar. Se não consegue ficar longe da tecnologia, programa-se e faça pequenas pausas a cada hora de estudo ou conteúdo finalizado, por exemplo.

Mas fique atento para não se prolongar e não sair do foco. Lembre-se de que o conteúdo programático para a Polícia Federal é extenso e demanda muito tempo para ser visto em sua totalidade.

5 – Encontre a sua forma de estudar

Não existe uma fórmula de estudos correta, uma vez que cada indivíduo possui características específicas e únicas. Porém, alguns métodos já foram bastante testados e garantem bons resultados no sentido da aprovação.

O principal deles, e que deve estar presente em todos os planos de estudos é a resolução de exercícios. Não tem como evitar, essa é a maneira básica de se preparar e verificar os conhecimentos em relação a teoria.

As possibilidades são infinitas. Entre elas estão matrícula em cursinho presencial ou online, videoaulas, resumos, estudos por arquivos em PDF, entre outros. Encontre o meio de estudo em que você consegue absorver e fixar melhor o conteúdo e faça dele seu melhor aliado.

6 – Escolha bons materiais

Uma vez definida a sua tática de estudos, opte por materiais específicos para a carreira escolhida. Por ser um dos editais mais esperados e concorridos do país, a quantidade de material disponível é enorme.

Porém, nem todos os materiais são eficientes. Alguns inclusive trazem conteúdos desnecessários e desatualizados, fazendo com que os candidatos percam um tempo extremamente precioso.

Dê preferência a materiais ofertados por empresas consolidadas e que possuem tradição de aprovação. Invista seu dinheiro somente se tiver certeza de que há procedência do que está consumindo. Assim, as estratégias de estudo serão mais eficazes e você vai otimizar seu tempo indo direto ao ponto.

7 – Tenha um plano de estudos

Planejar é tão importante quanto executar. Por isso, gastar um tempinho nessa função pode facilitar a vida no decorrer do tempo. Saiba quais são todas as matérias que estão no conteúdo programático e qual o método você vai usar para estudá-las.

Tenha sempre em mente quais são as outras atividades diárias e quanto tempo você gasta com elas. Inclua também no plano as horas gastas com a preparação física e momentos de descanso.

Mesmo que o edital ainda não tenha data de abertura, os futuros candidatos já devem ter o plano bem estruturado. A preparação antecipada vai aliviar o excesso de conteúdo acumulado às vésperas das provas.

Estabeleça metas de estudo diárias e tente ao máximo cumpri-las. Depois de aberto o edital, tenha ciência de quanto tempo disponível e de tudo que precisa ser revisado ou estudado e ajuste seu plano nesses moldes.

8 – Realize outras atividades

 A preparação para o concurso da Polícia Federal leva algum tempo. E mesmo depois de realizar as provas teóricas, ainda há  muitas etapas pela frente, inclusive o Curso de Formação Profissional, que possui caráter eliminatório e classificatório.

Portanto, tenha o hábito de realizar atividades prazerosas e que não vão prejudicar o seu plano de estudos. Mantenha o equilíbrio entre os momentos de estudos  e outras atividades a fim de manter a saúde da mente.

Além disso, não se esqueça de ter momentos de descanso e sono de qualidade, para que o conteúdo estudado seja completamente assimilado.

9 – Mantenha o foco nas disciplinas em que possui maior dificuldade

Para esses concursos, o nível de escolaridade é superior, portanto todos os candidatos tem uma área de formação, seja humanas, exatas ou biológicas. Um erro muito comum e que pode passar despercebido, é focar nas áreas que você já possui afinidade e estudar pouco as que não tem.

Nos últimos concursos da Polícia Federal a banca examinadora foi o Cebraspe. É importante saber que esta banca procurar ao máximo cobrar todo o conteúdo presente no edital.

Portanto não deixe de lado nenhuma matéria, mesmo aquelas que você menos gosta ou não tem nenhuma empatia. Reserve os momentos mais tranquilos para elas e aprofunde os conhecimentos. Uma boa maneira de verificar como está a teoria já estudada é realizar simulados e voltar ao conteúdo teórico das questões que errar.

10 – Estude Legislação Especial

Este está entre os temas de maior recorrência nas provas da Polícia Federal e muitas vezes esquecido pelos candidatos. Leis dos crimes de tortura, crimes financeiros, drogas, organizações criminosas, crimes hediondos e estatuto do desarmamento estão entre os temas que apareceram nas últimas provas.

Para estudar, tenha o texto das leis sempre em mãos. Lembre-se que de modo geral as atualizações são cobradas somente até a data de publicação do edital. Portanto, não se ocupe com versões pós-publicação do edital.




Voltar ao topo

Deixe um comentário