scorecardresearch ghost pixel



Dicas para se sair bem na tão temida prova de Redação

Exame dissertativo tira o sono de muitos concurseiros que têm dificuldades em colocar no papel todo o conhecimento adquirido em tanto tempo de estudo.



O candidato se dedica aos estudos por meses, tira de letra as “pegadinhas” do Cespe e FCC, mas, quando chega na Redação, sente todo o conhecimento ir embora, como em um triste passe de mágica. A tão temida prova dissertativa tira o sono de muitos concurseiros, por mais que se preparem.

Aqui, vão algumas dicas para melhorar a dificuldade em redigir um pouco texto e, assim, sair-se bem em sua próxima prova. Confira!

  • Domínio da Língua Portuguesa

Aproveite os estudos para a prova objetiva e se aprimore na escrita. Conheça bem regras ortográficas, ABNT, além de normas gramaticais. Enriqueça seu vocabulário com bastante leitura, o que vai te ajudar a evitar repetições, termos coloquiais e expressões desgastadas.

  • Antes da prova:

Treine bastante antes do exame. Faça redações com temas que poderão ser tratados no concurso e, mais ainda, faça textos de certames anteriores aplicados pelo órgão pretendido. Revise os textos de treino, sendo bastante crítico a si mesmo e, além disso, cronometre o tempo gasto, buscando reduzi-lo de maneira eficiente.

  • Pré-Redação:

Antes de começar a elaborar o texto, tire alguns minutos para anotar as ideias que vierem em sua mente e que, claro, estejam relacionados ao tema. Depois, separe aqueles que considerem mais importantes para desenvolver.

  • Estrutura Textual:

Uma boa redação tem, bem nítidos, os três elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao escrever seu texto, utilize clareza, simplicidade, objetividade e coerência. Na introdução, insira temas que, realmente, serão tratados no texto. Organize seus argumentos e os escreva de forma compreensível e, uma dica, deixe o mais forte para o final (trataremos disso, de forma mais detalhada, em outro post).

  • Dicas gerais:

Mantenha o mesmo padrão de letra, do início ao fim, evitando que a banca tenha má impressão do seu texto. Respeite as margens e quantidade de linhas indicadas. Não rabisque, amasse, suja ou rasure sua prova. Não use abreviações, como “pq”, “vc”, “p/”, parênteses, estrangeirismos, palavrões, gírias e frases de uma palavra só. Ao usar siglas, coloque o significado, por extenso e, depois, a sigla entre parênteses ao mencioná-la pela primeira vez.

Exclamações, mesóclises, analogias, parágrafos longos e exageros também não são bem vistos pelas bancas. Também é recomendável o uso de jargões e expressões pessoais – lembre-se, você não está escrevendo um diário. O mesmo vale para opiniões próprias, questionamentos e pronome em primeira pessoa, tanto no plural quanto no singular.

  • Rascunho e Redação Definitiva:

Revise o rascunho após resolver algumas questões objetivas. Passar um tempo “longe” do texto faz com que os olhos consigam enxergar melhor possíveis erros existentes. Ao passar a limpo, reforce a importância da legibilidade, para que sua redação seja bem compreendida pelo examinador.

Essas são apenas dicas iniciais para uma boa redação. Em próximos posts, trataremos, com maiores detalhes, sobre estrutura textual, linguagem, respeito ao tema, dentre outros itens.




Voltar ao topo

Deixe um comentário