scorecardresearch ghost pixel



Adiantamento do 13º salário: Vale a pena solicitar?

Muitos bancos oferecem a antecipação do décimo terceiro salário. Com esse recurso é possível ter acesso ao dinheiro que seria pago apenas no fim do ano. 



O décimo terceiro salário (13º) é uma gratificação natalina instituída em alguns países, que consiste no pagamento de um salário extra para os funcionários. O seu valor pode ser pago em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação vigente.

Normalmente, o 13º salário é pago aos trabalhadores no final do ano, em uma ou duas parcelas. Algumas empresas podem fazer o pagamento com maior antecedência, mas não é obrigatório.

Como funciona o adiantamento do 13º salário?

Nem todas as empresas garantem adiantamento de 100% do 13º a ser recebido. Além disso, seu valor varia de acordo com o limite de crédito que a pessoa tem disponível. Por isso, algumas instituições financeiras oferecem a antecipação desse valor.

Por ser uma dúvida e desejo comum, muitos bancos costumam oferecer o serviço de antecipação do décimo terceiro salário. Com esse recurso é possível ter acesso ao dinheiro que seria pago apenas no fim do ano.

Quando essa antecipação é feita diretamente com o banco, essas instituições oferecem uma linha de crédito para os clientes. O serviço, então, funciona como um empréstimo. Assim há cobrança de taxas e juros, apesar de serem baixos.

Vale a pena fazer o adiantamento do 13º salário?

Mas será que vale a pena antecipar o 13º salário? A resposta é depende. Em qualquer momento do ano, a empresa pode oferecer aos funcionários a possibilidade de adiantar a primeira parcela do décimo terceiro salário.

Esse adiantamento pode ser feito de fevereiro a novembro, já que o depósito convencional acontece só em 30 de novembro. Na maioria dos casos, vale a pena aderir ao adiantamento do recurso.

Quem possui dívidas, por exemplo, pode utilizar o adiantamento do 13º para quitá-las. Desta forma, irá livrar-se dos juros altos, como os do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial.

Com o valor da antecipação em mãos, o recomendado pagar dívidas que possuem  juros maiores. Além disso, entrar em contato com a credora e tentar negociar a dívida, por meio do pagamento à vista e como desconto, é um excelente alternativa.

Por outro lado, quem possui um orçamento estável deve analisar como esse dinheiro será utilizado. Se a resposta for apenas para consumo, é melhor não antecipar. Caso o objetivo seja investir, a antecipação é uma alternativa a se pensar.

Em todos os casos, é importante fazer um planejamento financeiro. Afinal, no fim do ano, quando o recurso é pago, é que há mais contas, como: festas de fim de ano, impostos e até material escolar.

Confira também: Quando cai o pagamento do 13º salário?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário